2298. Salvador Gil de Siqueira Capitão
O capitão Salvador foi filho de Amaro Gil Cortês e Mariana de Freitas.
Sua mulher foi filha de João do Prado Martins e Maria Leme de Chaves. Salvador faleceu em Taubaté em 1691.
2300. Francisco de Barros Freire
Francisco foi filho de outro de mesmo nome e Catarina de Freitas. Sebastiana nasceu em 1610 e foi filha de Antonio Rodrigues de Miranda e Potência Leite.
João nasceu em São Paulo e foi filho de Francisco Dias Velho e Maria Pires Fernandes.
João faleceu em 1680, não tendo participado da defesa do Desterro, onde morreu seu pai.
Perhaps that christened 2 nov 1636 in Doncaster, Yorkshire, son of Christopher Fenton
Francisco nasceu na Prainha, freguesia de São Roque.
Ele foi casado em primeiras núpcias com Catarina Leal, sua conterrânea.
Catarina morreu no dia 5 de dezembro de 1674.
Francisco, então, se casou com Maria Leal.
Ele morreu no dia 21 de janeiro de 1698. Ela faleceu na Prainha em 1° de janeiro de 1722
Universidade do Minho - Núcleo de Estudos de População e Sociedade-NEPS (site em http://www.neps.ics.uminho.pt), base Salão
Manuel nasceu na Prainha, freguesia de São Roque, ilha do Pico, filho de Sebastião Goulart e Águeda Vieira.
Casou-se no dia 8 de novembro de 1680 com Isabel da Cruz, sua conterrânea, filha de Pedro Pinheiro e Isabel da Cruz.
Ele morreu em sua freguesia no dia 9 de abril de 1721.
Universidade do Minho - Núcleo de Estudos de População e Sociedade-NEPS (site em http://www.neps.ics.uminho.pt), base Salão
Antônio nasceu na freguesia de Capelo e foi batizado na igreja paroquial da Santíssima Trindade. Pela inexistência dos livros paroquiais não se conhece seus pais.
Joana nasceu em maio de 1668 e foi batizada na igreja de Santa Catarina no dia 8, filha de Pedro Dutra da Silveira e Madalena Luís.
Ele morreu com cerca de 40 anos de idade na freguesia do Castelo Branco a 28 de setembro de 1701, sendo sepultado na matriz de Santa Catarina.
Joana já estava morta em 1741, quando o filho testou em Ouro Preto.
Universidade do Minho - Núcleo de Estudos de População e Sociedade-NEPS (site em http://www.neps.ics.uminho.pt), base Castelo Branco
2814. Francisco Gomes da Silva
Consta serem ambos naturais da freguesia da Horta. Ele era filho de Mateus Rodrigues Gomes e Isabel Albernaz. Ela, do dr. Antônio Martins e Maria Soares.
Ali se casaram no dia 13 de junho de 1695.
Universidade do Minho - Núcleo de Estudos de População e Sociedade-NEPS (site em http://www.neps.ics.uminho.pt), base Castelo Branco
Informações do genealogista Hélder de Oliveira
Em 1678 João Colaço já estava em São Salvador, onde testemunhou a posse do Visconde de Asseca como donatário da capitania de Paraíba do Sul.
João faleceu viúvo em seu sítio no Saco do Guamboré, sendo de 28 de julho de 1698 o início do auto de inventário de seus bens.
O cap. João de Bitencourt, tinha 35 anos em 1676, quando morava em São Salvador e foi testemunha em processo de banhos eclesiásticos.
Em 1679 ele foi testemunha no processo de devassa tirada pelo assassínio de Manuel de Souza em Campos. Em 1686 depôs como testemunha do vigário Sardinha em Campos.
Eram residentes em Jaraíba e o capitão já era finado a 11 de novembro de 1692, quando a viúva recebeu quitação da confraria de N. Sra. do Rosário. Ela morreu com testamento, viúva, e seu inventário de bens se iniciou em São Salvador no ano de 1719.
2860. Manuel Francisco Bugalho
Manuel nascera cerca de 1654 e foi procurador da Câmara de Campos em 1694.
Ele morreu no dia 15 de setembro de 1735, com testamento. Ana morreu a 12 de março de 1704. Eram tios de uma Isabel.
Tinham terras no termo da vila de São João da Praia (meio quarto do sítio denominado Casa Velha).
Nasceu cerca de 1654, posto que declarou estar com ________ anos.
Em 1682 morava em Campos e foi testemunha do vigário Sardinha contra os jesuítas.
Em 1695 estava alferes na vila de São Salvador, quando arrematou junto à Câmara o monopólio da exploração do transporte de passageiros pelo rio Paraíba.
No ano de 1711 ele já era capitão em Campos e ainda vivia em 1724. Em 1730 um desse nome foi trancafiado na cadeia a pedido do cap. Pedro Correia da Costa (seu parente?), por dívida. Luís alegou que o credor apresentou suas contas sem muita clareza e o capitão mor Martim Correia de Sá deu três dias para que a conta fosse reapresentada.
Casou-se com Natália de Souza, certamente filha de Antônio de Almeida e Isabel de Souza, pois Luís se declarou tio de João Gomes de Souza, filho de Domingos de Souza Riscado.
Eles eram proprietários de casa no Beco dos Ciganos.
O inventário do espólio de Ana iniciou-se em São Salvador a 9 de fevereiro de 1712 . Luís morreu em 1720, sem testamento, viúvo.
Maria Riscado, batizada na Sé do Rio de Janeiro no dia 2 de abril de 1618 e que foi a primeira vez casada com o alferes Mateus de Souza.
Tinham sítio na Ponta do Guari, herdadas do sogro de Mateus.
Em 1649 já era viúva, pois em uma escritura de venda de terras datada de 30 de julho desse ano Mateus Simões disse que o sítio em negócio estava no Saco "que foi de Mateus de Souza, que Deus tem".
Ela (segundo Alberto Lamego, sem especificar de onde tirou a informação) doou terras em 1652 para nelas se erigir capela a São Pedro, no Campo Limpo.
Maria Riscado foi casada pela segunda vez com Bento da Costa, citado numa escritura de 1675.
Morto o marido, Maria passa a segundas núpcias com Bento da Costa.
Eram moradores em Santo Antônio de Sá (RJ).
Decerto aquele nascido em Macacu e já defunto em 1725.