Crônica das Origens da Família

Biografias


4524. Manuel Garcia Velho

Manuel foi filho de Garcia Rodrigues Velho e Catarina Dias e faleceu em 1659, tendo o inventário de seus bens iniciado a 12 de agosto de 1659, com testamento de 30 de março de 1659. Foi sepultado no convento do Carmo.

Maria foi filha de


4526. Antônio da Cunha Gago

Antonio foi filho de Henrique da Cunha Gago e Catarina de Unhate.

Casou-se a 27 de julho de 1630 com Marta, filha de Miguel de Almeida de Miranda e Maria do Prado.

Antonio fêz muitas entradas ao sertão. Em 1641 estava na bandeira de Jerônimo Pedroso de Barros ao Rio Grande do Sul e em 1662 saiu de Taubaté com seu primo Henrique da Cunha Lobo aos sertões de Minas Gerais, preando índios.

Teve o apelido de Gambeta.

Antonio morreu em Taubaté, onde morava, no ano de 1670 (v. PT-II/60)


4590. Pedro Gil

O capitão Pedro foi filho de Sebastião Gil, o velho, e Feliciana Dias.

Violante foi filha de Pedro Dias e Antonia Gomes da Silva. Neste ponto há controvérsia: Silva Leme identificou os pais de Violante como sendo Francisco Borges e Helena Rodrigues; neta paterna de Antonio Álvares e Violante de Siqueira; neta materna de Antonio Camacho (sepultado no Colégio dos Jesuítas) e Joana Rodrigues.

Violante morreu em 1656 e Pedro passou a segundas bodas com Isabel da Cunha, filha de Jerônimo da Veiga e Maria da Cunha.

Pedro morreu em Taubaté a 14 de outubro de 1668.


4596. Amaro Gil Cortês

O cap. Amaro Gil Cortês faleceu em Taubaté no ano de 1675. Foi filho de Sebastião Gil e Feliciana Dias.

Casou-se com Mariana de Freitas, filha de Manuel Fernandes Vieira e Maria Cubas.


4598. João do Prado Martins

João nasceu em São Paulo, filho de João do Prado e Maria da Silva de Sampaio. Casou-se em sua terra no dia 20 de outubro de 1635 com Maria, filho de Antonio Lourenço e Mariana de Chaves.io

João faleceu em 1653.


5484. Sebastião Goulart

Sebastião Goulart foi casado com Águeda Vieira.

Ela morreu no dia 16 de outubro de 1697 e ela a 22 de dezembro de 1701.

Universidade do Minho - Núcleo de Estudos de População e Sociedade-NEPS (site em http://www.neps.ics.uminho.pt), base Salão


5486. Pedro Pinheiro

Isabel morreu na Prainha em 18 de outubro de 1698 e Pedro a 22 de dezembro de 1692

Universidade do Minho - Núcleo de Estudos de População e Sociedade-NEPS (site em http://www.neps.ics.uminho.pt), base Salão


5626. Pedro Dutra da Silveira

Pedro nasceu na freguesia de Castelo Branco pelos anos 1605. Não se conhece os nomes de seus pais pois não há livros de batismos da época para esta freguesia.

Casou-se com Madalena Luís, nascida em janeiro de 1644 e batizada a 17 do mesmo mês na igreja de N. Sra. das Candeias, freguesia de N. Sra. da Candelária, na ilha do Pico, filha Belchior Rodrigues, o moço, e Margarida Luís.

O genealogista ilhéu Hélder de Oliveira suspeita que Madalena teria sido uma segunda esposa de Pedro, mas não encontrou documentos que alicercem a hipótes.

Pedro tinha o apelido de Gadelha, registrado no assento de óbito. Ele morreu no dia 10 de junho de 1702 com 97 anos de idade, em testamento, e foi enterrado no dia seguinte na igreja de Santa Catarina.

Madalena morreu a 22 de maio de 1705, com 61 anos de idade, também sem testamento. Os filhos mandaram fazer um ofício de corpo presente e ela foi enterrada ao lado do marido no dia seguinte. A seguir, mandaram rezar cinco missas em sufrágio a sua alma.

Universidade do Minho - Núcleo de Estudos de População e Sociedade-NEPS (site em http://www.neps.ics.uminho.pt), base Castelo Branco


5628. Mateus Rodrigues Gomes

Mateus nasceu na freguesia de São Pedro, na ilha Terceira, filho de Manuel Gonçalves Gomes e Maria Vieira.

Isabel era também da freguesia da Horta. Casou-se em primeiras núpcias com o alfaiate Matias Gonçalves, nascido na mesma freguesia.

Mateus se casou na matriz da Horta a 3 de março de 1669 com Isabel de Albernaz, viúva de Matias Gonçalves.

Viúvo de Isabel, ele se casou uma segunda vez na mesma freguesia, a 12 de fevereiro de 1696, com MAria Goulart de Mendonça, dali nativa.

Universidade do Minho - Núcleo de Estudos de População e Sociedade-NEPS (site em http://www.neps.ics.uminho.pt), base Castelo Branco

Informações do genealogista Hélder de Oliveira


5630. doutor Antônio Martins

O dr. Antônio Martins nasceu na ilha Terceira e foi casado com Maria Soares, nativa de Lisboa.

Ele era médico cirurgião na ilha Terceira. Ali morreu no dia 28 de agosto de 1714 (FAL-HT-MATRIZ), com cerca de 55 anos de idade, declarando-se natural de Lisboa. Deixou por testamenteira sua filha Maria do Espírito Santo, casada com Francisco Gomes da Silva.

Universidade do Minho - Núcleo de Estudos de População e Sociedade-NEPS (site em http://www.neps.ics.uminho.pt), base Castelo Branco

Informações do genealogista Hélder de Oliveira


5662. Capitão João Gonçalves Romeiro

O capitão Manuel Coutinho foi o primeiro marido de Maria da Costa.

Moravam no Rio de Janeiro, onde em 1645 o casal recebeu, na casa do governador Salvador Correia de Sá e perante as testemunhas Domingos de Azeredo Coutinho e Francisco de Seixas Pinto, terras nos Campos dos Goitacazes. Elas partiam da data de Manuel Tavares Brandão, no Campo Novo do Pasteleiro .

Depois de viúva, Maria da Costa se casou com o capitão João Gonçalves Romeiro, que foi vereador em Campos no ano de 1673, ano em que assinou petição para que o povoado de Campos fosse elevado à categoria de vila.

João Gonçalves ainda era vivo em 1698, viúvo.