Crônica das Origens da Família

Biografias


6554. Antônio Madeira Salvadores

Ou Antonio MADUREIRA Salvadores. Escrivão em São Vicente em 1643 e 1678.


6580. Miguel Garcia Carrasco

Miguel foi casado com Margarida Fernandes, nascida cerca de 1617, filha de Baltazar Gonçalves Málio e Jerônima Fernandes.

Ela já era defunta em 1630.

SL,


6662. Pascoal Leite

Pedro Taques dá seu nome como Pascoal Leite Furtado, no que foi seguido pelos demais genealogistas. Traça sua nobreza a partir de uma carta de brasão concedida em 1709 ao padre Gaspar de Andrade Columbreiro e na suposta irmandade de Pascoal Leite com Catarina Furtado Leite, esta descendente das famílias dos Velhos, Cabrais, Melos e Travassos da ilha dos Açores.

Mas Roberto Vasconcelos Martins tratou exaustivamente dele e de sua família e desconstrói alguns mitos (Gen. Paulistana em CD, vol. 12ð, p. 31). Ele mostra que o historiador Aires de Sá trata dos erros genealógicos nas cartas de brasão e cita especificamente esta do padre Columbreiro. O genealogista açoriano Rodrigo Rodrigues achou o casamento da Catarina Furtado em 1672, enquanto Pascoal morrera em 1614.


6676. Domingos Luís Grou

Maria da Penha foi chamada por Silva Leme de "fulana Guaçu", talvez a forma com que fosse conhecida pelos piratinganos da época. Mas nos autos de beatificação de Ancheita (Rev. da ASBRAP, vol. III, p. ______), Mateus Luís Grou diz que seus pais eram Domingos Luís Grou e Maria da Penha.

No mesmo processo Mécia da Penha, irmã de Maria, declara que os pais delas eram Antônio da Penha e Francisca de Góis. Mécia era natural de N. Sra. da Conceição de Itanhaém, que talvez tenha sido também a pátria de Maria. Como a tal Mécia da Penha tinha mais de 70 anos em 1622, segundo o mesmo depoimento, podemos estimar que Maria estivesse também com idade próxima a esta, o que daria seu nascimento por volta de 1552.


6684. Simão Nunes Homem

Ele foi casado com Isabel Rodel.

AAG, p. 15