GENEALOGIA FLUMINENSE

Região Serrana - Genealogias

Família TEIXEIRA DE CARVALHO

Lênio Luiz Richa

          Bernardo Teixeira de Carvalho (vide Nota nº 1, no rodapé), cc. Bonifácia Maria da Conceição, com pelo menos (DBB e HB):

1.1 Polidoro Teixeira de Carvalho, n. Lagoa Dourada, Minas Gerais, Brasil, já f. 1891, dono de terras em São Sebastião do Alto em 1856 (vizinhas da situação Valão das Pedrinhas do Córrego Santo, de Manuel José, e da situação Paraíso do Córrego dos Índios, de Maria da Glória Godinho).
          C. 1845, Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, com Inês Maria do Rosário, da Barra do Bacalhau, MG, já f. 1893, f. de José Lopes Henriques e Delfina Maria dos Anjos, com pelo menos (AP, DBB, HB e Ig): 

2.1 Silvino Teixeira de Carvalho, lavrador em Cantagalo em 1902, c. São Sebastião do Alto, com Luíza Maria Clara de Jesus, depois, Luíza Clara Teixeira de Carvalho, brasileira, já viúva em 1914, f. de Francisco Porfírio Ferreira da Costa, fazendeiro em São Sebastião do Alto em 70, e Joaquina Clara de Jesus, com pelo menos (AL e Ig):

3.1 Solvelino Teixeira de Carvalho, n. cerca de 1866, RJ, lavrador em Cantagalo, c. São Sebastião do Alto, com Brasilina Maria Dias Ladeira, depois Gomes de Carvalho, n. cerca de 1868, RJ, f. de João Dias Ladeira, lavrador, já f. 1899, em Estrada Nova, Itaocara, RJ, e Ana Dias de Moura Ladeira, brasileiros, residentes na Floresta, Cantagalo, com pelo menos (Ig):

4.1 Adão Teixeira de Carvalho, n. 1899, Cantagalo, onde c. 1922, com Edina de Oliveira Gomes, n. 1902, f. de Afonso Vieira Gomes e Agripina de Oliveira Gomes, brasileiros, todos lavradores nessa mesma cidade. Testemunhas do casamento: Francisco Antônio Monteiro e sua esposa Maria Lucas Monteiro (Ig).

4.2 Regino Teixeira de Carvalho, n. 1901, Cantagalo.

4.3 Liberalino Teixeira de Carvalho, n. 1903, em terras da Fazenda Soledade, Cantagalo, domicílio dos pais.

4.4 Hildebrando Teixeira de Carvalho, n. 1911, em terras da Fazenda de Santo Antônio do Rio Negro, em Cantagalo (Ig).

4.5 Antônio Teixeira de Carvalho, n. 1911, em terras da Fazenda de Santo Antônio do Rio Negro.

4.6 Abel Teixeira de Carvalho, n. 1916, na Fazenda Santa Cruz, Duas Barras, RJ, f. no mesmo ano.

 

3.2 Luíza Leocádia Clara de Jesus, n. cerca de 1886, Itaocara, c. 1902, Cantagalo, com Manuel Pedro do Amaral, n. por volta de 1873, Carmo, RJ, lavrador em Cantagalo, f. de (...) e Vitória Maria da Conceição, brasileira, residente no Carmo. Testemunhas: Antônio Luís Pinheiro Júnior, de 25 anos, e esposa; Donato Gonçalves de Souza, de 25 anos, casado, residente em Cantagalo e, Júlio Pinto Ribeiro, 29 anos, solteiro (Ig).

3.3 Ilídia Maria Lopes Honorato, n. Euclidelândia, c. 1905, com Olímpio Lopes Honorato (de quem pode ter sido a 2ª esposa), n. cerca de 1861, f. de Joaquim Lopes Honorato, viúvo em 1896, já f. 1932, e Luísa Lopes Honorato, brasileiros (ou Ludovina Ana Honorato, portuguesa, já f. Cantagalo, 1899), todos lavradores em Cantagalo, com pelo menos (Ig):

4.1 Maria Lopes Honorato, n. 1899, Cantagalo.

4.2 Manuel Lopes Honorato, n. 1907, na Fazenda da Soledade, em Cantagalo (registrado em 1932).

 

3.4 Reinaldo Teixeira de Carvalho, n. por volta de 1879, São Sebastião do Alto, lavrador em Cantagalo, onde c.1902, com Dolores Alves Teixeira de Carvalho, n. cerca de 1887, na mesma cidade, f. de João Alves Fernandes, lavrador em Cantagalo e Itaocara, e Deolinda Teixeira de Carvalho Alves Fernandes, brasileiros, com pelo menos (Ig):  

4.1 Maria Teixeira de Carvalho (hipótese, falta uma página no livro de registros), n. 1906, Cantagalo.

4.2 Armelinda Teixeira de Carvalho, n. 1908, em terras da Fazenda Soledade, Cantagalo.

4.3 Flordeliz Teixeira de Carvalho, n. 1911, em terras da Fazenda do Bonfim, Cantagalo.

4.4 Lourival Teixeira de Carvalho, n. 1914, em terras da Fazenda da Aldeia, Cantagalo.

     

3.5 Joaquina Teixeira de Carvalho, n. 1891, Laranjais, RJ (Ig).

3.6 Isabel Teixeira de Carvalho, n. 1893, Cantagalo, cc. José Francisco Damasceno, n. cerca de 1893, RJ, f. de Manuel José Damasceno e Georgina Francisca Damasceno, todos brasileiros e lavradores em Cantagalo. Testemunha: Reginaldo Teixeira de Carvalho (Ig).

3.7 Antônio Teixeira de Carvalho, n. RJ, lavrador, cc. Cecília Alves Teixeira, n. RJ, f. de Felipe José Alves e Argentina Maria do Rosário, brasileiros, residentes em Miracema, RJ, com pelo menos (Ig):

4.1 Euclides Teixeira de Carvalho, n. 1898, Cantagalo.

 

2.2 Emília Maria do Rosário Teixeira de Souza, cc. Francisco Alves de Souza, brasileiro, f. de João Alves Fernandes Nepomuceno e Joaquina Clara de Jesus, com pelo menos (Ig):

3.1 Olinda Maria do Rosário Rosa da Câmara, n. 1893, Laranjais, c. 1908, com João de Aguiar, n. por volta de 1885, f. de Francisco João de Aguiar e Emília Jacinta Furtado, residentes em Cantagalo (EPC e Ig).

3.2 Verdulino Alves de Souza, 23 anos, c. 1913, Laranjais, com Alice Maria Pia, 19 anos, f. de (...) e Maria Bento de Araújo (EPC).

 

                                                     RAMO 2

 

          João Teixeira de Carvalho, soldado na Cidade do Rio de Janeiro, Brasil, f. de João Teixeira de Carvalho, n. Santo Aleixo, bispado do Porto, Portugal, e Luzia de Jesus Cardoso, n. Minas Gerais, Brasil, cc. Micaela Escórcia da Fonseca, f. de Antônio Martins Viana, de Nossa Senhora da Guia (Magé, RJ?), e Ana Joaquina da Fonseca, n. Candelária, Rio, com pelo menos (HB): 

1.1 Joana, n. 1798, Cantagalo, RJ. Padrinhos: tenente José Pedro de Magalhães Lousada e sua mulher Luzia Maria de Jesus, residentes em Cantagalo (Cr e HB).

1.2 Ana Esméria, b. 1799, Cantagalo. Padrinhos: Francisco Lopes Rodrigues e Francisco Antônio de Carvalho e Cunha (HB).

 

                                                     RAMO 3

 

          Capitão José Teixeira de Carvalho, fazendeiro em Euclidelândia, cuja fazenda pertencia à sua viúva, Rosa Vieira de Jesus de 1854 até 85, a qual registrou terras no Córrego dos Tanques, Euclidelândia, em 1855, por compra a Luís de Souza Godinho (vizinhas do seu filho João Teixeira de Carvalho e Souza, de José Rodrigues Milagres, da Fazenda Tanques, de Diogo de Luze, e da Sesmaria Santa Marta, do Barão de Nova Friburgo).
          Tiveram pelo menos  (AL, AP e MJ): 

1.1 Joaquim Teixeira de Carvalho, que assinou o registro das terras pela sua mãe (AP).

1.2 João Teixeira de Carvalho e Souza, tinha uma situação no Córrego dos Tanques, herdada do pai, vizinha ao Barão de Nova Friburgo, a José Rodrigues Milagres, à sua mãe Rosa Vieira de Jesus e à Querubina Honorata Vieira de Carvalho.

1.3 José Teixeira de Carvalho Júnior (vide Nota nº 2), já f. 1903, “descendente do alferes Antônio Vieira de Souza, de Guarapiranga, MG”, juiz de paz, dono da situação Vargem, na Sesmaria Santa Rita, em Euclidelândia, em 1856 (vizinha da situação de João Burguez, na Vargem Grande, das terras do órfão Antônio da Silva Freire e da Fazenda Santa Rita, da sogra Emerenciana), por herança do sogro, da Fazenda da Saudade, também em Euclidelândia, de 1859 a 66 (onde nasceu o seu afilhado Euclides da Cunha), e, ainda, de outra fazenda em Santa Maria Madalena em 1864.
          Cc. Emerenciana da Silva Procópio ou Freire Teixeira, brasileira, já f. 1903, Euclidelândia, f. de Antônio da Silva Freire e Emerenciana Cândida da Silva, com pelo menos (AL, AP, CBG, Ig, TC.I.353 e II.359):

2.1 Garcia Teixeira de Carvalho, brasileiro, já f. 1923, dono das Fazendas Barra, Descrença, Três Irmãos e Monte Cristo, em Euclidelândia, cc. América da Silva Leite e com Leonor Teixeira dos Santos, brasileira, f. de João Maria dos Santos, português, negociante em Euclidelândia, e Etelvina Teixeira dos Santos, brasileira, com pelo menos (Ig):
                         De América da Silva Leite: 

3.1 José Teixeira Leite, coletor estadual em Cantagalo e negociante em Cordeiro, cc. Áurea Cruz Leite, brasileira, f. de Olímpio José de Souza ou da Cruz e Adelaide de Carvalho Cruz, residentes em Cantagalo, com geração (Ig).

3.2 Marta Xavier de Souza (hipótese), n. 1900, Euclidelândia, “f. de América da Silva Leite, irmã de Eugênia da Silva Xavier, sendo declarante o marido desta Cezar Xavier de Souza”.

                         De Leonor Teixeira dos Santos:   

3.3 Sebastião Teixeira de Carvalho, n. 1903, Euclidelândia (Ig).

3.4 Jorge Teixeira de Carvalho, n. 1905, Euclidelândia.

   

2.2 Alfredo Teixeira de Carvalho, cc. (...), com pelo menos (CBG):  

3.1 Doutor Alfredo Teixeira de Carvalho, cc. Antonieta de Moraes Veiga, n. 1891, Nova Friburgo, f. do doutor João Henriques da Veiga e Antônia da Silva de Moraes Veiga, com geração no CBG.

 

2.3 Custódio Teixeira de Carvalho (hipótese), fazendeiro em São Sebastião do Alto, cc. sua parenta Custódia Faria de Carvalho, f. de Francisco de Faria Salgado e Custódia Eufrásia de Moraes, com pelo menos (AL e Ig): 

3.1 Coronel Aristides Teixeira de Carvalho, n. RJ, lavrador em Macuco e dono da Fazenda Caixa Grande, c. São Sebastião do Alto, com Alda Campos de Carvalho, n. RJ, f. de Bertoldo Procópio de Oliveira Campos e Maria Clara Campos, com pelo menos (AL, AP, DBB e Ig): 

4.1 Aldina, n. 1900, Macuco.

3.2 Eduardo Teixeira de Carvalho (hipótese), cc. Idalina Teixeira de Carvalho, com pelo menos (Ig): 

4.1 Custódio Teixeira de Carvalho Neto, lavrador, n. Cantagalo, onde cc. Amélia Rodrigues de Carvalho, n. RJ, f. de Alexandre Augusto Rodrigues e Justina Rodrigues, com geração (Ig).

3.3 João Teixeira de Carvalho (hipótese), cafeicultor em São Sebastião do Paraíba, Cantagalo, c. 1854, Cantagalo, com Basília ou Brasília Luísa de Souza de Figueiredo Carvalho, brasileiros, foram também lavradores e proprietários em Juiz de Fora, MG, com pelo menos (AL, CBG, DBB, Ig e TC.I.375/6):  

4.1 Honório Teixeira de Carvalho, n. Cantagalo, negociante no Rio, onde cc. Leonor Cardoso de Carvalho, n. Rio, f. de João da Silva Cardoso, português, e Ana Maria Ferreira Cardoso, brasileira, capitalistas, residentes no Rio em 1902 (Ig). 

4.2 Laura de Carvalho Pacheco, n. cerca de 1868, c. 1895, na 7ª Pretoria do Rio, com seu primo-irmão, o doutor Honório de Souza Pacheco, n. 1866, na Fazenda São Primo, São Sebastião do Paraíba, f. 1915, Juiz de Fora, MG, advogado, jornalista, vereador, deputado estadual e fundador do Partido Honorista, em Cantagalo, f. de Francisco dos Santos Pacheco e Maria Francisca de Souza Pacheco, com pelo menos 4 filhos, todos nascidos em Cantagalo (CBG, Ig, TC.II..81 e 116): 

5.1 Heitor Nestor de Carvalho Pacheco, n. 1896 (Ig).

5.2 Nestor de Carvalho Pacheco, n. 1897.

5.3 Lavínia de Carvalho Pacheco, n. 1899.

5.4 Laurínia de Carvalho Pacheco, n. 1900.

     

3.4 Camilo Teixeira de Carvalho, fazendeiro em São Sebastião do Alto, cc. Francisca de Lima Mendes, f. de Camilo José Mendes e Hipólita Amélia Gonçalves de Lima (AL, DBB e Ig). 

3.5 Joaquim Teixeira de Carvalho (hipótese), fazendeiro em São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena, cc. Maria Eusébia de Oliveira, f. de José Camilo de Oliveira e Rita Maria Gonçalves Lima, com pelo menos (AL, DBB e Ig):  

4.1 Leocádia Teixeira de Carvalho, cc. Januário Pereira Daflon, com pelo menos (DBB e EPC):

5.1 Odilon Pereira Daflon, cc. Maria Lopes Daflon, f. de Joaquim Lopes Martins e Gerandina Souza Lima, com pelo menos (EPC):

6.1 Rosa Daflon, n. 1924, laranjais.

 

4.2 Honório Teixeira de Carvalho, c. 1891, Trajano de Morais, RJ, com Henriqueta Porcina ou Pereira de Souza, f. de José Pereira de Souza e Antônia Tavares e Souza, com pelo menos (DBB e Ig):  

5.1 Francisco Teixeira de Carvalho, n. 1902, Cantagalo, na residência do doutor Honório de Souza Pacheco (Ig).

 

1.4 João Teixeira de Carvalho (hipótese), cc. Ana Joaquina de Jesus, com pelo menos (AP, DBB e HB): 

2.1 Manuel Teixeira de Carvalho, n. Guarapiranga, MG, c. 1849, Cantagalo, com Leopoldina Josefina da Silva, n. desta cidade, f. de José Antônio da Silva e Mariana Pereira da Luz, com pelo menos (DBB, HB e Ig): 

3.1 João Teixeira de Carvalho Neto, carpinteiro e lavrador, c. Itaocara ou Bom Jesus do Monte Verde, São Fidélis, com Benedita Augusta de Oliveira Carvalho, depois Teixeira Villemen de Carvalho, já f. 1923, brasileira, f. de Demétrio Ribeiro de Oliveira e Ana de Oliveira Willemen, com pelo menos (Ig): 

4.1 Osvaldo Teixeira de Carvalho, n. 1889, Itaocara.

4.2 Eleodoro Teixeira de Carvalho, n. 1890, Itaocara.

4.3 Eliza Augusta de Carvalho, n. 1892, Itaocara.

4.4 Donaldo Teixeira de Carvalho, n. RJ, operário, cc. Isabel Teixeira de Carvalho, fluminense, f. de João Bicalho e Pepa Dutra, com geração em Portela, Itaocara (Ig).

4.5 Hermínia Teixeira da Rocha, n. RJ, cc. Joaquim de Oliveira Rocha, fluminense, comerciante em Três Irmãos, RJ, f. de Cipriano Ferreira da Rocha e Emília de Oliveira Rocha, com geração registrada nos livros de Portela (Ig).

4.6 Ossimir de Carvalho Nogueira, n. RJ, cc. Antônio Nogueira, fluminense, lavrador, f. de Joaquim Alves Nogueira e Maria Alves Nogueira, com geração em Três Irmãos.

  

3.2 Maria de Souza Rodrigues, brasileira, c. São Sebastião do Paraíba, Cantagalo, com João Gonçalves de Magalhães, português, seleiro, f. de Manuel Gonçalves e Ana Magalhães, com pelo menos (Ig):  

4.1 Pedro, n. 1895, Sumidouro (Ig).

 

1.5 Capitão Antônio Teixeira de Carvalho (hipótese), cafeicultor em sua Fazenda do Sossego, em Euclidelândia (vizinha às terras de José Ferreira Leal, na Sesmaria Santa Rita), em 1885 a fazenda já pertencia aos seus herdeiros, c. 1852, Cantagalo, com Virgínia Amélia Durão Teixeira, descendente do comendador tenente coronel João Pereira Durão, com pelo menos (AL, AP, CBG, TC.I.361 e II.132):
          Antônio Teixeira de Carvalho foi padrinho de casamento dos pais de Euclides da Cunha, juntamente com José Teixeira de Carvalho Júnior, acima (genro de Antônio da Silva Freire), em 1864, em Euclidelândia e, provavelmente, o do mesmo nome que foi cc. uma irmã da esposa deste (AP e TC).   

2.1 Eduardo Teixeira de Carvalho Durão, o Durãozinho, “descendente do alferes Antônio Vieira de Souza”, advogado e poeta, homem de vasta cultura e inteligência invulgar, n. 1853, na Fazenda do Sossego, f. 1892, em Nova Friburgo, foi promotor público em Nova Friburgo e Santa Maria Madalena até 1877, quando foi nomeado juiz municipal de São Fidélis, deputado pelo Partido Conservador de 1878 a 85, ano em que foi nomeado 1º promotor da Corte (AL, TC.I.360 e II.359).

2.2 Carlos Teixeira de Carvalho, n. RJ, farmacêutico em Cantagalo e Bom Jardim, c. Euclidelândia ou Nova Friburgo, com Laura Neves Teixeira de Carvalho, n. RJ, já falecidos em 1926, f. de Manuel de Araújo Neves e Maria Angélica Teixeira Neves, com pelo menos (Ig):   

3.1 Armando Teixeira de Carvalho, n. 1891, Euclidelândia.

3.2 (...) Neves Teixeira, n. 1892, na Fazenda do Sossego, Euclidelândia.

3.3 Odete, n. 1895, Bom Jardim.

3.4 Otávio Teixeira de Carvalho, n. 1903, RJ, comerciário, c. Macuco, com Diva Gonçalves Bitencourt, f. de Francisco de Oliveira Bitencourt e Inês Gonçalves Bitencourt, brasileiros. Testemunha: Carlos Domingues Cortes, brasileiro, casado, professor em Cordeiro (Ig).

3.5 Carlos Teixeira de Carvalho, cc. Senhorinha Pereira de Carvalho, f. de José Pereira da Penha Py e Maria da Conceição, com pelo menos (EPC):

4.1 Rubens Teixeira, n. 1924.

 

3.6  “Senhor” Aurélio Teixeira de Carvalho (hipótese), testemunha de casamento em 1922, no Carmo, RJ, juntamente com Aurélio Teixeira de Castro, brasileiro, casado, barbeiro, e Alzira Teixeira de Castro (Ig).  

    

2.3 Joaquim Teixeira de Carvalho (hipótese), cc. Maria Angélica Teixeira Neves, com pelo menos (AL e Ig):  

3.1 Rosalina Angélica Teixeira de Souza, n. Euclidelândia, cc. José Gonçalves de Souza, n. Duas Barras, lavrador, tinha fazendas em Duas Barras, Sapucaia e Sumidouro, f. do Tenente Francisco Gonçalves de Souza e Eugênia Angélica de Souza, com geração na Família Teixeira da Silveira (AL, Ig e TC.II.359).

3.2 Joaquim Teixeira de Carvalho (hipótese), fazendeiro em Euclidelândia, cc. Maria Luísa Jordão de Carvalho, f. Porto Velho do Cunha, RJ, com pelo menos (AL e Ig): 

4.1 Alcebíades Teixeira de Carvalho, n. RJ, lavrador, c. Euclidelândia, com Madalena Apolinária de Souza, n. RJ, f. de Joaquim Antônio de Souza, português, lavrador em Euclidelândia, testemunha de casamento em Itaocara em 1853, e Ana Apolinária de Jesus, brasileira, com pelo menos (Ig e MP): 

5.1 Maria Madalena de Carvalho, n. 1909, Euclidelândia (Ig).

   

4.2 Tragíbulo Teixeira de Carvalho, n. RJ, lavrador, c. Euclidelândia, com Maria Apolinária de Souza, n. RJ, irmã de Madalena Apolinária de Souza, acima, com pelo menos (Ig): 

5.1 Ana Maria de Carvalho, n. 1909, Euclidelândia.

 

2.4 Porcina Amélia Durão Teixeira (hipótese), mencionada como dona da Fazenda do Sossego, em 1891 que, entretanto, em 92 já constou como de Virgínia Amélia Durão Teixeira (Ig).

 

1.6 Luís Teixeira de Carvalho (hipótese), já f. 1849, dono da Fazenda Cachoeira da Caixa Grande, em São Sebastião do Alto, cc. Rosa Maria de Oliveira, fazendeira em São Sebastião do Alto (vizinha da propriedade de Joana Francisca do Canto Dias e Pedro José do Canto), com pelo menos (AP, Cr, MB.45 e 121):  

2.1 Rosa Cândida Teixeira de Carvalho, de Guarapiranga, cc. Antônio Ribeiro de Passos, n. cerca de 1834, Porto, residente em São Sebastião do Alto, RJ (avós do engenheiro Edson Passos, n. 1893, Carangola, f. 1954, Rio), f. de Miguel José de Passos e Maria Amélia ou Maria Amália de Passos, com pelo menos (DBB e DFB):

3.1 Paulo César Ribeiro de Passos, n. 1860, São Sebastião do Alto, onde f. 1935, c. 1891, com Esmeralda Machado Botelho, b. 1874, Santa Maria Madalena, f. 1923, São Sebastião do Alto, f. do capitão Joaquim Machado Botelho Júnior e Delfina Francisca dos Santos, com 11 filhos, descritos no livro Machado Botelho, de Cantagalo, de JB de Athayde, Fls.121.

3.2 Elisa Cândida Ribeiro Passos, n. 1866, São Sebastião do Alto, f. 1938, Rio, onde c. 1881, com Artur Gonçalves Lima, n. 1858, f. 1930, RJ, f. do tenente coronel José Gonçalves de Lima Cabo, com geração no livro Machado Botelho, de Cantagalo, fls. 44.

3.3 Alda Cândida Ribeiro Passos Botelho, n. 1870, São Sebastião do Alto, f. 1936, Barra do Piraí, c. 1884, São Sebastião do Alto, com José Machado Botelho, n. 1859, na Fazenda Monte Verde, neste município, f. 1901, Fartura, SP (era parente de Francisco Teixeira de Carvalho, adiante, que mudou-se para Assis, São Paulo, Brasil), f. do major Joaquim Machado Botelho e Maria Joaquina Xavier, com geração no livro Machado Botelho, de Cantagalo, Fls. 131.

3.4 Antônio Augusto Ribeiro de Passos, engenheiro agrimensor e fazendeiro em Muriaé, MG, onde residia na Fazenda da Glória, cc. Maria Esméria Junqueira Passos, Mariquinha (MB.131).

 

2.2 Tenente Coronel Luís Teixeira de Carvalho, n. 1827, Guarapiranga, MG, f. 1904, São Sebastião do Alto, inspetor de quarteirão e fazendeiro em Santa Maria Madalena, juiz de paz, e fazendeiro em São Sebastião do Alto, cc. Guilhermina Leopoldina de Jesus Pereira, f. 1885, São Sebastião do Alto, f. de Manuel Rodrigues Pereira e Carolina Leopoldina de Jesus, com pelo menos (AL, MB.73):  

3.1 Paulino Teixeira de Carvalho, n. 1859, São Sebastião do Alto, RJ, onde possuía a Fazenda Arreia Saco, c. 1887, com Bolívia de Lima Gaeto, n. 1870, na mesma cidade, f. do Tenente Coronel Laudegário Gonçalves de Lima Gaeto e Maria Cândida de Lima (ou Maria Luísa de Souza Lima), com geração no livro Machado Botelho, de Cantagalo, Fls.99, entre os quais:

4.1 Darcília de Lima Carvalho, b. 1890, cc. Bruno Fernandes Madeira, f. de Francisco José Fernandes Madeira, juiz de paz em São Sebastião do Alto, e Adelaide Teixeira, também com geração no livro Machado Botelho, Fls. 99 (DBB).

 

3.2 Diana Teixeira de Carvalho, n. 1863, São Sebastião do Alto, f. 1949, Niterói, cc. o doutor Álvaro de Araújo da Veiga Cabral, advogado, n. 1861, São João Marcos, RJ, f. 1918, Santa Maria Madalena, RJ, f. de Manuel Inácio da Veiga Cabral de Moraes de Mesquita Pimentel e Francisca Maria de Araújo, com pelo menos:   

4.1 Andrelina da Veiga Cabral Estrela, n. 1899, Santa Maria Madalena, onde c. 1920, com Basileu Estrela, n. 1895, em “Terras Frias”, no mesmo Município, que emigrou para São José do Rio Preto, SP, f. de Manuel Pereira da Estrela, açoriano, e Isabel Teixeira Portugal, com geração no livro Machado Botelho, de Cantagalo, Fls.73.

2.3 José Teixeira de Carvalho, n. do bispado de Mariana, MG, c. 1849, Cantagalo, com Vicência Maria de Souza, n. de São Caetano do Chopotó, Guarapiranga, MG, f. de João Batista de Sá e Angélica Maria de Souza (Cr).  

3.1 Artur Teixeira de Carvalho (hipótese), cc. Rosa Maria de Carvalho, já falecidos em 1924, com pelo menos (Ig): 

4.1 Marcílio Teixeira de Carvalho, n. 1901, São Sebastião do Alto, negociante em Cordeiro, cc. Florestina de Oliveira, n. 1904, no Município de Cantagalo, f. de Jaci Alves de Oliveira e Maria Elias de Oliveira, brasileiros, fazendeiros em Macuco. Testemunhas: Augusto Pires da Silveira, n. 1875, português, casado, negociante e o coronel João de Moraes Martins, n. 1865, brasileiro, fazendeiro no Município de São Francisco de Paula, casado.

4.2 Lauridéia Teixeira de Carvalho, n. 1903, RJ, c. Cordeiro, RJ, com Manuel Antônio Coelho, n. 1896, RJ, residente nessa cidade, f. de Manuel de Souza Coelho e Maria Benedita, portugueses.

 

2.4 Francisco Teixeira de Carvalho, cc. Custódia Angélica de Oliveira, f. de Eufrásio Francisco de Oliveira (DBB).

1.7 Luís Teixeira de Carvalho (hipótese), possivelmente o mesmo acima, cc. Ana Clara Teixeira, com pelo menos (HB): 

2.1 Antônio Teixeira de Carvalho, de Nossa Senhora da Oliveira, Guarapiranga, MG, c. 1844, Cantagalo, com Vicência Maria, desta cidade, f. de Antônio Cordeiro da Fonseca e Luísa Maria da Conceição, da Encarnação ou de Jesus (Cr, DBB e HB).

 

1.8 Alferes Francisco Teixeira de Carvalho (hipótese), cc. Joaquina Maria de Jesus, já falecidos em 1840, com pelo menos (HB e MP): 

2.1 Ana Maurícia da Puridade, de Nossa Senhora da Conceição da Vargem, Mariana, MG, c. 1832, Cantagalo, com Francisco José Machado, desta cidade, fazendeiro em São Sebastião do Alto, f. de José Joaquim Machado e Maria Angélica Teixeira.Testemunhas: Miguel Félix da Silva e Antônio de Faria Salgado (AL e HB).

2.2 Francisco Teixeira Duarte, do Arraial do Bacalhau, Guarapiranga, MG, c. 1ª vez, 1834, Cantagalo, com Maria Clara de Jesus, desta cidade, f. de João Teixeira Leite e Francisca Clara de Jesus, com geração e, 2ª, com Joaquina Maria de Jesus, f. de Joaquim José Machado e Joaquina Rosa de Jesus, com geração desta na família Teixeira de Carvalho, das Famílias Itaocarenses, do amigo, genealogista, Marco Polo Teixeira Dutra Phene Silva, neste site (HB e MP).

2.3 Teresa Cândida Duarte, de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, c. 1836, Cantagalo, com José Antônio de Medeiros, de Maricá, RJ, testemunha em  Itaocara em 1834, f. de Manuel José da Rosa e Francisca Rosa da Assunção.
          Ele, enviuvando, c. 1858, Itaocara, com Mônica Inácia de Jesus, de Vassouras, RJ (viúva de Josino José Castilho). Testemunhas: José Antônio de Farias e Francisco Dias Ribeiro (HB e MP).
                         Da 1ª mulher teve, pelo menos:     

3.1 Maria Amélia de Medeiros, n. Santa Rita, c. 1860, Itaocara, com João Antônio Ferreira, n. Lisboa, dentista em Cantagalo, f. de José Joaquim Ferreira e Antônia Josefa Ferreira. Testemunhas: José Marques de Andrade Coutinho e Cleto José Soares (AL e MP).

 

2.4 Maria Francisca de Jesus, n. Nova Friburgo, c. 1840, Cantagalo, com João Coelho de Freitas, de Porto do Judeu, Ilha Terceira, Açores, Portugal, f. de Leonardo Coelho de Freitas e Ana Joaquina. Testemunhas: Luís Correia da Rocha e Antônio Correia da Rocha (HB).
          Ela foi, possivelmente, a mesma Maria (...), “viúva de (...) Coelho de Freitas”, c. 1847, Cantagalo, com Francisco José Gonçalves Martins, da Vila da Barca, f. de Manuel José Gonçalves e Ana Maria. Testemunhas: Manuel Correia da Rocha e Luís Correia da Rocha (HB).

2.5 José Teixeira Duarte, do Arraial do Bacalhau, Guarapiranga, c. 1839, Cantagalo, com Graciosa Alves da Conceição, do Arraial do Senhor (...), Mariana, MG, f. de Francisco Alves de Brito e Ana Perpétua da Conceição, com pelo menos (AL e HB):   

3.1 Amélia Vicência Duarte, n. Cantagalo, c. 1864, Itaocara, com Francisco Jerônimo Jaggi, n. desta cidade, f. legitimado de José Jaggi e Rosa Maria Hodel Jaggi. Testemunhas: Joaquim da Silva Campos e Francisco Pereira Campelo (HB e MP).

3.2 Venceslau José Teixeira Duarte (consta como f. de Maria Rita da Purificação), c. 1858, Itaocara, com Ana Maria de Araújo, f. de Quirino Espêncio de Araújo e Carolina Maria de Araújo. Testemunhas: Mariano Malta de Sampaio e o alferes Francisco de Magalhães Garcês (MP).

 

2.6 Antônio Teixeira Duarte (hipótese), c. 1837, Cantagalo (“transcrição do Reverendo Vicente Ferreira Monteiro, capelão de Angustura, MG”), com Ana Angélica Teixeira. Testemunhas: alferes Eugênio Caetano da Silva e Helena Maria da Silva.

 

1.9 Francisco Teixeira de Carvalho (hipótese), talvez o mesmo acima, cc. Reducinda Clara de Jesus, naturais de Minas Gerais, com pelo menos (HB):

2.1 Francisca, b. 1816, Cantagalo. Padrinhos: João Ferreira da Rocha e Ana Francisca de Paula, f. de Manuel Antônio Correia Neto.

 

1.10 (...) Teixeira de Carvalho (hipótese), que também poderia ser um dos acima, cc. Maria Francisca, com pelo menos (DBB e HB):  

2.1 Manuel Teixeira de Carvalho, n. Catas Altas, MG, lavrador em Cantagalo, onde c. 1846, com Maria Quintina da Conceição, viúva de Francisco Antônio Panchiana. Testemunhas: Francisco Antônio de Siqueira e José Antônio da Mota Cardoso.

 

1.11 Pedro Teixeira de Carvalho (hipótese), já f. 1905, cc. Maria Teixeira de Carvalho, com pelo menos (Ig):  

2.1 João Teixeira de Carvalho, n. RJ, lavrador, cc. Epifânia Teixeira Lima ou de Carvalho, n. RJ, f. com 40 anos em 1908, f. de José Euclides e Esperança Lima, com pelo menos (AL e Ig): 

3.1 Justina Teixeira de Carvalho, n. RJ, cc. Manuel Isidoro Luís Chaves, n. RJ, lavrador, f. de Isidoro Luís Chaves e Benedita Vicência do Nascimento, com pelo menos (Ig): 

4.1 Hercília, n. 1892, f. 1909.

4.2 João Batista, n. 1907, Macuco.

4.3 Maria, n. 1910, f. 1911.

 

3.2 Cacilda, n. 1905, na Fazenda de São Domingos, Macuco (Ig).

3.3 Joana, n. 1907, na Fazenda São Damaso (domicílio do pai), Macuco, f. no mesmo ano.

 

1.12 Orlando Teixeira (hipótese, vide abaixo “Orlando Teixeira Neto”), cc. (...), com pelo menos: 

2.1 Quintiliano Teixeira de Carvalho (hipótese), n. MG, vereador, fazendeiro em Santa Maria Madalena, RJ, em 1879, e em Itaocara de 82 a 85, em 1908, residia em Euclidelândia.
          Foi cc. Adélia Clementina de Jesus Teixeira de Carvalho, n. RJ, já f. 1894, Cordeiro, RJ, com pelo menos (AL e Ig):  

3.1 Alfredo Vieira de Carvalho, n. São Sebastião do Alto, lavrador “em sua situação nos Tanques”, Euclidelândia, onde cc. Ângela Teixeira de Queirós, depois Teixeira de Carvalho, n. Euclidelândia, onde f. antes de 1910, f. de Eduardo Antônio de Queirós e Simpliciana Inocência Macedo de Queirós, brasileiros, com pelo menos 9 filhos, sendo que 8 nascidos em Euclidelândia (Ig e MB.38): 

4.1 Valter Teixeira de Carvalho, n. RJ, lavrador, c. Euclidelândia, com Amélia de Souza, n. RJ, residentes na Fazenda Tanques, pertencente aos pais desta, Bernardino de Souza, português, e Luíza de Souza, brasileira, com pelo menos (Ig): 

5.1 Teófilo Souza de Carvalho, n. 1910.

 

4.2 Ângela Teixeira de Carvalho, n. 1890.

4.3 Olivier Teixeira de Carvalho (vide Nota nº 3), n. 1893, cc. Luísa de Oliveira Carvalho, com 11 filhos:

5.1 Maria José.

5.2 Alfredo

5.3 Antônio.

5.4 João Batista.

5.5 Ângela.

5.6 Braulina.

5.7 Jaci.

5.8 Sebastião Guaraci.

5.9 Atos.

5.10 Luizita.

5.11 Cândido, n. 1921, Fartura, SP, f. 1960, Assis, SP. 

 

4.4 João Teixeira de Carvalho, n. 1894.

4.5 Ana Teixeira de Carvalho, n. 1896.

4.6 Maria Teixeira de Carvalho, n. 1900.

4.7 Sebastião Teixeira de Carvalho, n. 1902.

4.8 Júlio Teixeira de Carvalho, n. 1906.

4.9 Alfredo Teixeira de Carvalho Júnior, n. 1908, na situação Tanques, do seu pai (Ig).

             

3.2 Júlio Teixeira de Carvalho, n. cerca de 1867, RJ, negociante em Cordeiro em 1899 e escrivão da Coletoria Estadual de Cantagalo em 1905, c. 1897, Cordeiro, com Guilhermina Luísa Oberlaender de Carvalho, n. cerca de 1873, RJ, f. de Frederico Oberlaender, f. Niterói, e Maria José Oberlaender, f. Cordeiro, brasileiros, com pelo menos (Ig e TC.II.134/5):  

4.1 Adélia, n. 1899, Cordeiro (Ig).

4.2 Maria José de Carvalho, n. 1901, Cantagalo.

   

3.3 João Teixeira de Carvalho, n. cerca de 1867, RJ, lavrador, comerciante e funcionário público em Cordeiro, onde c. 1901, com Luísa de Castro Palma de Carvalho, n. cerca de 1872, Cordeiro, f. de Manuel de Castro Palma, artista, e Luísa de Castro Palma, portugueses, lavradores em Cordeiro, RJ, com pelo menos 6 filhos, todos naturais de Cordeiro (Ig e TC.II.130):  

4.1 Adélia, n. 1902 (Ig).

4.2 Araci, n. 1908.

4.3 Luísa, n. 1910. 

4.4 Iracema, n. 1912.

4.5 João, n. 1916.

4.6 Maria de Lourdes, n. 1916.

 

3.4 Orlando Teixeira Neto, n. 1871, São Sebastião do Alto, RJ, em 1890 foi para fartura, SP, onde foi fazendeiro e político (prefeito por dois mandatos), foi casado 3 vezes, e f. 1945, sem geração (Site da Câmara Municipal de Fartura).

3.5 Belgrave Teixeira de Carvalho (hipótese), de São Sebastião do Alto, estava entre os que foram para a região de Assis, SP, em 1890. Foi, provavelmente, o do mesmo nome, homenageado com os nomes de uma rua e do estádio municipal, em Fartura, SP, cc. Umbelina Ribeiro de Carvalho, com pelo menos (MB.129 e site da Câmara Municipal de Fartura):

4.1 Luísa de Carvalho, cc. Vitório Bertoni, n. 1901, professor, f. de José Bertoni e Palmira Bertoni, com geração (Site da Câmara Municipal de Fartura). 

 

2.2 Francisco Teixeira de Carvalho (hipótese), fazendeiro em Santa Maria Madalena e no Córrego dos Índios, São Sebastião do Alto (sua fazenda confrontava com a Feliz Descanso, do major Joaquim Machado Botelho e com a situação Caixa Grande, de Joaquina Umbelina Rosa), depois mudou-se para Assis, SP.
          Ele foi mencionado por Athayde como sendo parente de José Machado Botelho, este cc. Alda Cândida Passos Botelho, acima (AL, AP e MB.129).  

3.1 Francisco Teixeira de Carvalho (hipótese), n. cerca de 1866, negociante e lavrador em São Sebastião do Alto, cc. Francisca de Arruda Teixeira de Carvalho, n. por volta de 1862, já viúva em 1923, residente em Cantagalo, brasileiros, com pelo menos (Ig):  

4.1 Francisco Teixeira de Carvalho Júnior, n. RJ, artista e comissário de encomendas, em Cantagalo, onde cc. Maria José de Freitas de Carvalho, n. RJ, f. de Antônio de Freitas Campelo e Emília de Souza Moura Freitas, portugueses, residentes em Cantagalo, np. de  Antônio de Freitas e Ludovina Augusta de Jesus, nm. de Antônio de Souza e Antônia Constança, com geração em Cantagalo (Ig).

4.2 Margarida Teixeira de Carvalho Moraes, c. por volta de 1920, com José Joaquim de Moraes, negociante, f. de Moisés José de Moraes e Ana Coimbra de Moraes, brasileiros, lavradores em Cantagalo, com pelo menos (EPC e Ig):

5.1 Antônio de Moraes (EPC).

5.2 Francisca Teixeira de Moraes.

 

4.3 Liberalina Teixeira de Carvalho, n. cerca de 1883, Carmo, RJ, c. 1903, Cantagalo, com João Cabral Branco Júnior, n. cerca de 1877, nesta cidade, lavrador em Santa Rita da Floresta, f. de João Cabral Branco, português, e Ana Maria de Jesus, brasileira. Testemunhas do casamento: Virgílio Vieira de Carvalho, 30 anos, casado, lavrador em Cantagalo e Ambrosina Teixeira de Souza (Ig).

4.4 Sebastião Teixeira de Carvalho, n. 1892, Cantagalo, lavrador, cc. Laudicéria Ferreira da Silva Teixeira de Carvalho, n. 1895, MG, residente em Laranjeiras, Itaocara, f. de Francisco Ferreira Pinto e Maria Fortunata da Silva Ferreira Pinto, residentes em Cantagalo. Testemunhas do casamento: José de Aquino Pinheiro, industrial, e sua esposa Teodorina Alves Pinheiro, residentes em Sumidouro, RJ, Olímpio Marra da Silva, lavrador, casado, residente em Laranjeiras, e Castelar da Silva Marra, artista, solteiro, maior, residente em Macuco, todos brasileiros (EPC e Ig).
          Tiveram pelo menos:

5.1 Luísa (EPC).

5.2 Antônia Teixeira de Carvalho.

5.3 Maria José Teixeira.

5.4 Luiz Benedito Teixeira de Carvalho.

5.5 Maria José de Carvalho.

5.6 Maria Isabel de Carvalho, n. Laranjais (gêmea da anterior).

 

3.2 Amélia Teixeira de Carvalho (hipótese), c. 1877, Cantagalo, com José Borges Delgado (DBB).

3.3 Antônio Teixeira de Carvalho (hipótese, vide Nota nº 4), cc. Amélia Teixeira da Silva, com pelo menos:

4.1 Antônio Teixeira de Carvalho Filho, n. 1880, São Roque, SP, onde f. 1958, c. aí, 1901, com Maria Anésia Silveira Melo, n. 1884, na mesma cidade, onde f. 1969, f. de Joaquim Silveira Melo e Júlia de Moraes Rosa, com pelo menos: 

5.1 Álvaro Teixeira de Carvalho, n. 1905, São Roque, onde f. 1975.

5.2 Amélia Teixeira de Carvalho, n. 1907, São Roque, onde f. 19 89, c. aí, 1924, com Salvador de Oliveira Santos, n. 1903, na mesma cidade, f. 19 75, f. de José de Oliveira Santos e Brandina de Oliveira Santos.

 

 

Nota nº 1:

Página provisória. Muitas ligações genealógicas não puderam ser feitas ainda, em virtude de os casamentos dos povoadores mais antigos terem sido realizados em Minas, antes das suas vindas para o Estado do Rio. A página será atualizada tão logo consigamos as informações.

Nota nº 2:

Relativamente a este filho, recebemos grande ajuda do amigo genealogista mineiro Douglas Fazzolato, que consultou inventários antigos da família em Monte Verde, São Fidélis, RJ.

Nota nº 3:

As informações deste ramos foram gentilmente enviadas pela sua descendente, a Sra. Juliana Carvalho Carneiro Boneffond, residente na França.

Nota nº 4:

As informações deste ramos foram gentilmente enviadas pelo Sr. Ricardo Dias Ferreira, de Ribeirão Pires, SP.

Nota nº 5:

Recebemos, também, muitas informações para esta família, dos amigos, genealogistas, Darli Bertazzoni Barbosa e Elaine Pinto da Cunha.

 

Retornar para os Povoadores da Região Serrana Central