GENEALOGIA MINEIRA

Comarca do Rio das Velhas - Genealogias

AGUIAR DE MENDONÇA

Marco Polo T. Dutra P. Silva

 

Euquério de Aguiar de Mendonça foi filho de Manuel de Aguiar de Mendonça e Maria Salvago Pedroso (SL, vol. VII, tit. MORAIS, p. 159). Nasceu em Santana de Parnaíba (SP).

Casou-se em Sorocaba em 1697 com Ana de Souza Moreira, filha de Antônio de Souza Brandão e Sebastiana Pedroso da Silva.

Pais de:

1.1 Teodósia de Mendonça casada com Maurício da Rocha Campos, filho de de Bartolomeu da Rocha do Canto e de Catarina Rodrigues do Campo. Faleceu Teodósia de Mendonça em 1732 e teve a descendência mostrada em (SL, op. cit.):

1.2 frei Francisco de Nazaré, frade beneditino.

Pelo depoimento de testemunhas ficou provado que Manuel de Aguiar Mendonça foi irmão de frei Bernardo, religioso de São Bento, que foi antes casado e que tivera dois filhos também frades beneditinos (frei José da Natividade e frei Frutuoso). Por Maria Salvago Pedroso, foi o dito frei Francisco de Nazaré ligado por parentesco com o padre Gaspar Gonçalves de Araújo (deão da Sé do Rio de Janeiro) e com Salvador Jorge e seu filho Domingos Jorge, familiares do Santo Ofício. Ficou provado mais que Antonio de Souza Brandão teve dois irmãos ou parentes chegados na companhia de Jesus e foram: o padre Francisco Brandão e o padre Antonio Brandão, os quais eram naturais de Portugal. Maria Salvago Pedroso foi também parenta do padre Antônio de Lima, do padre Francisco Carrier e do padre Inácio Barbosa de Lima, que eram irmãos.

1.3 João Francisco Brandão, casado em 1729 em Sorocaba com Maria Soares de Abreu, viúva de Domingos Leme da Silva, filha de Antônio Fernandes de Abreu.

1.4 Ana Pedroso casada em 1724 em Parnaíba com José Vítor de Oliveira, filho de Rafael de Oliveira e de Domingas de Lima.

1.5 Isabel Pedroso Moreira, casada em 1726 em Parnaíba com João Pais Gonçalves, filho de José Pais Gonçalves e Inês Dias Garcia.

1.6 Miguel de Souza Rangel, não citado por Silva Leme, casado com Rita dos Santos, filha natural de José dos Santos e da parda forra Isabel.

Moravam em Itaverava (MG).

Tiveram:

2.1 José de Souza Rangel, nascido no dia 14 de dezembro de 1744 e batizado na matriz de N. Sra. da Conceição do arraial de Carijós (MG18.A2, 48).

Casou-se em primeiras núpcias com Josefa Maria da Assunção.

Depois, ele se casou na matriz de N. Sra. da Conceição de Carijós às 9 horas da manhã de 7 de maio de 1770 (MG18.B1, 46) com Maria Rosa da Conceição, batizada na matriz de N. Sra. do Pilar de Ouro Preto, filha de Antônio Rodrigues de Carvalho e Teodósia Nunes da Silva.

O segundo casal teve:

3.1 Ana, nascida em 22 de março de 1773 e batizada em casa, com a vida em risco (MG18.A4, 209).

 

2.2 Joaquim, nascido em Queluz no dia 13 de abril de 1754 (MG18.A3, 4).

2.3 Maria de Souza Rangel, casada com Fabiano de Paiva Frias, filho de José de Paiva e Tomásia de Frias Castelo Branco. Com descendência estudada no tit. FRIAS CASTELO BRANCO.

2.4 Miguel, batizado na matriz de N. Sra. da Conceição em 9 de abril de 1764 (MG18.A3, 94v).

 

Retornar para Povoadores e Colonos da Capitania de Minas Gerais