GENEALOGIA MINEIRA

Sudeste Mineiro - Genealogias

Letra B

Marco Polo T. Dutra P. Silva

BARBOSA DE MATOS

           Antônio Barbosa de Matos foi casado com Mariana de Matos.
           Pais de:

1.1 Micaela dos Anjos Pereira, batizada a 12 de outubro de 1701 na capela de N. Sra. da Apresentação, freguesia de São João do Meriti (RJ) e casada na matriz de São João Batista do Meriti a 14 de novembro de 1717 com Domingos Gonçalves Laje, nascido a 28 de abril de 1651 e batizado no dia 30 na freguesia de São João da Carvoeira, termo de Chaves (Portugal), filho de Gonçalo Gonçalves e Joana Gonçalves.
           O casal deixou:

2.1 pe. Vicente Gonçalves Chaves.

2.2 Bernardina Caetana do Sacramento, batizada a 20 de maio de 1720 na freguesia de N. Sra. da Glória de Simão Pereira (MG) e ali casada (a 9 de abril de 1742?) com o ten. cel. José Lopes de Oliveira, aborígene da freguesia de Santa Maria do Olival, bispado do Porto (Portugal), filho de Manuel Lopes e Isabel Fernandes.
           Desta união procederam:

3.1 José Lopes de Oliveira, batizado a 1º de maio de 1740 na freguesia de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo e habilitado em 1757 para tomar ordens sacras.

3.2 Antônio Lopes de Oliveira, nascido a 4 de maio de 1746 e batizado na capela de São José do Ribeirão, na freguesia da Borda do Campo.

3.3 Francisco Lopes de Oliveira, batizado na capela de N. Sra. do Rosário e São José do Ribeirão, freguesia da Borda do Campo.

3.4 Domingos Lopes de Oliveira, batizado a 11 de fevereiro de 1748 na capela de N. Sra. do Rosário e São José do Ribeirão, freguesia da Borda do Campo.

3.5 Manuel Lopes de Oliveira, nascido a 4 de outubro de 1756 e batizado no dia 20 na capela de N. Sra. do Rosário e São José do Ribeirão, freguesia da Borda do Campo.

 

BARROS FREIRE

           Francisco de Barros Freire foi casado com Isabel Rodrigues de Alvarenga. Ambos naturais de São Paulo.
           Pais de:

1.1 Teresa Ribeiro de Alvarenga, casada com João Gonçalves da Costa, filho de Antônio Gonçalves da Costa e Antônia Fernandes.
           O casal teve:

2.1 Cláudio Manuel da Costa, natural da capela da Vargem (freguesia da Sé de Mariana) e habilitado para o sacerdócio em 1755.

 

BOTELHO DE SAMPAIO

           O capitão Antônio Botelho de Sampaio nasceu na ilha de São Miguel e foi casado com Rosa Maria de Andrade.
           Já casado, habilitou-se Familiar do Santo Ofício e se tornou Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo.
           Pais de:

1.1 Alexandre Ferreira Botelho, batizado a 27 de fevereiro de 1740 na freguesia de N. Sra. da Conceição, matriz da vila do Carmo. Habilitou-se para o sacerdócio em Mariana.

1.2 Manuel Botelho de Sampaio.

1.3 José Ferreira Botelho, habilitado em Mariana para seguir carreira sacerdotal.

 

BRITO LEITE

           João de Brito Leite nasceu em Santana de Parnaíba (SP) e foi casado com Isabel da Costa Camargo, sua conterrânea.
           Pais de:

1.1 Maria de Brito da Conceição, nascida na freguesia de Santo Antônio do Rio das Pedras (MG) e casada com Teodósio Fernandes Arcos, da freguesia de São Miguel dos Arcos, arcebispado de Braga (Portugal), filho de Custódio Manuel e Páscoa Fernandes.
           Tiveram:

2.1 pe. Manuel Fernandes da Conceição, natural da capela do Rosário do Sumidouro e que em maio de 1801 solicitava autorização para se deslocar para São Miguel de Arcos, terra de sua mãe.

 

Retornar para Genealogias e Artigos


Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva