GENEALOGIA MINEIRA

Sudeste Mineiro - Genealogias

Letra C

Marco Polo T. Dutra P. Silva

CABRAL

           Domingos Luís Cabral nasceu na Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ) e foi casado com Maria de Lima Pereira, sua conterrânea.
           Pais de:

1.1 Teresa Maria de Jesus, natural da freguesia de Santo Antônio da vila de São José (MG) e casada com o cap. José Rodrigues Pontes, da freguesia de Cedofeita, bispado do Porto (Portugal), filho de Antônio Rodrigues e Maria de Pontes.
           O casal deixou:

2.1 José Rodrigues de Pontes, da freguesia de Santo Antônio da vila de São José e habilitado em 1769 para tomar os votos sacerdotais.

 

CALDEIRA BRANT

           O mestre de campo Ambrósio Caldeira Brant nasceu na freguesia de N. Sra. da Conceição, na cidade de Lisboa (Portugal).
           Casou-se com Josefa de Souza de Oliveira, natural de Jundiaí (SP), irmã do frei carmelita João de Jesus e Maria.
           Pais de:

1.1 Jacinta Maria da Assunção, natural da freguesia do Pilar, na vila de São João del Rei e casada com Manuel Pires Ribeiro, de N. Sra. do Monteserrate, vila de Viana (Portugal), filho de Manuel Afonso e Natália Ribeiro.
           O casal deixou:

2.1 Ambrósio Pires Ribeiro, batizado a 23 de julho de 1737 na capela de Santa Cruz do Salto, na freguesia de N. Sra. da Conceição das Congonhas do Campo.
           Estudava no Seminário de Mariana em 1765 e se habilitou para a vida sacerdotal em 1749.

2.2 José Pires Ribeiro.

2.3 Manuel Pires Ribeiro.

2.4 Francisco Pires Ribeiro.

 

COELHO DA COSTA

           Caetano Coelho da Costa nasceu na freguesia de São Bartolomeu, na ilha Terceira, filho de Antônio Ferreira de Melo (de Vila Nova, na ilha Terceira) e Maria da Conceição (da freguesia de Santa Bárbara das Nove Ribeiras, na ilha Terceira).
           Casou-se com Maria da Assunção, da dita freguesia de Santa Bárbara, filha de Pedro Vieira Braga e Maria do Rosário, ambos da mesma freguesia.
           O casal teve:

1.1 Vicência Maria da Assunção, casada com Manuel Clemente da Fonseca, filho de Agostinho Gonçalves da Fonseca e Rita de Oliveira Ramos. Com descendência listada no tit. OLIVEIRA RAMOS.

 

CORREIA CABRAL

           O cap. Manuel Correia Cabral nasceu em Lisboa (Portugal) e foi casado com Tomásia de Lima, natural da freguesia de N. Sra. da Candelária (Rio de Janeiro, RJ).
           Pais de:

1.1 Francisca de Lima, da freguesia da Candelária, casada com Domingos Velho Lima, que nasceu na freguesia de Santa Maria Maior, vila de Ponte de Lima, arcebispado de Braga (Portugal), filho de Antônio Dias e Vitória Francisca
           Pais de:

2.1 Joana Correia de Lima, natural de Bom Jesus de Furquim e casada com Antônio Xavier de Bitencourt, nascido a 9 de fevereiro de 1699, nativo da freguesia da Santíssima Trindade da vila de Lajens, ilha do Pico, filho do cap. Manuel de Ávila Pereira e Maria da Conceição.
           O casal teve:

3.1 Alberto Pereira de Bitencourt, natural de Bom Jesus do Furquim.
           Habilitou-se de genere et moribus em Mariana no ano de 1760.

3.2 Antônio Xavier de Bitencourt, natural de Bom Jesus do Monte do Furquim.

          

2.2 Tomásia de Lima, batizada no dia 11 de julho de 1710 na capela de Santo Antônio do Arraial Velho do Rio das Mortes (MG) e casada com Antônio da Costa Lixa, nascido a 28 de abril de 1692 e batizado a 4 de maio na freguesia de São Mateus de Grimanselos, termo de Barcelos (Portugal), filho de Mateus Domingues e Maria Francisca.
           Pais de:

3.1 pe. Antônio Bernardes da Costa Lima, nascido no dia 20 de maio de 1734 e batizado no dia 30 na freguesia do Senhor Bom Jesus do Monte do Furquim.
           Habilitou-se Mariana em 1751 para o sacerdócio.

          

2.3 Inácio de Lima, habilitado para a vida sacerdotal em 1728.

2.4 Margarida de Lima.

 

COSTA BRAGA

           O cap. Francisco da Costa Braga foi batizado a 12 de outubro de 1695 na freguesia de São Martinho do Espinho, termo da vila de Guimarães (Portugal), filho de Antônio Lopes e Maria Francisca. Era irmão do alferes Custódio da Costa Braga, que doou terras em São Miguel do Piracicaba a seu sobrinho ordenando Luís Antônio.
           Casou-se em São Miguel do Rio Piracicaba a 6 de outubro de 1738 com Josefa Maria dos Passos, batizada no dia 26 de março de 1715 na freguesia de N. Sra. da Estrela da vila de Ribeira Grande, ilha de São Miguel, filha de Manuel Furtado Leite e Bárbara Luísa Francisca.
           O casal deixou:

1.1 Luís Antônio da Costa Pais, nascido a 18 de fevereiro de 1752 e batizado no dia 1º de março na matriz de São Miguel do Rio Piracicaba. Habilitado para o sacerdócio em 1774.

 

COSTA ROLIM

           O capitão mor José da Costa Rolim nasceu na freguesia da Sé da cidade de Évora (Portugal) e foi casado com Josefa Joaquina de Araújo, da freguesia de N. Sra. da Vitória de Sergipe del Rei (SE).
           Pais de:

1.1 Ana Joaquina da Rosa, natural de Sergipe e casada com o sargento mor José da Silva de Oliveira, da freguesia de São Tiago de Oliveira, arcebispado de Braga (Portugal), filho de Domingos da Silva e Domingas da Cruz de Oliveira.
           Ele foi Familiar do Santo Ofício. Eram moradores no arraial do Tijuco.
           O distinto casal deixou:

2.1 José da Silva de Oliveira Rolim, batizado a 29 de dezembro de 1747 ba capela de Santo Antônio do Tijuco, freguesia de N. Sra. da Conceição da vila do Príncipe, comarca de Serro Frio (MG). Foi habilitado em 1763 para seguir carreira religiosa.

2.2 Plácido da Silva de Oliveira, nascido a 27 de novembro de 1748 e batizado no dia 30 de dezembro na capela do Tijuco.

2.3 Alberto da Silva de Oliveira.

2.4 pe. dr. Carlos José da Silva de Oliveira, batizado na capela do Tijuco a 12 de janeiro de 1750.

 

CUNHA OSÓRIO

           Manuel da Cunha Osório foi casado com Maria do Espírito Santo.
           Pais de:

1.1 Marçal Álvares da Cunha Osório, natural da freguesia do Sumidouro e casado a 27 de fevereiro de 1786 na capela de N. Sra. do Rosário de Ouro Fino (freguesia do Sumidouro) com Joaquina Maria da Purificação, filha de Domingos Soares Valente e Catarina Maria do Nascimento.
           O casal gerou:

2.1 Egídio da Cunha Osório, nascido a 23 de agosto de 1792 e batizado a 30 na capela de Santo Antônio do Calambau (freguesia de N. Sra. da Conceição de Guarapiranga, MG).
           Habilitou-se para tomar tonsura em 1816.

2.2 Marcelino da Cunha Osório, nascido a 22 de maio de 1794 e batizado na capela de Santo Antônio do Bacalhau (também freguesia de N. Sra. da Conceição de Guarapiranga, MG) no dia 2 de junho.
           Também se habilitou para as ordens sacras.

 

1.2 pe. Francisco da Cunha Osório. Ordenado em Mariana.

1.3 mestre Joaquim da Cunha Osório. Ordenado em Mariana.

 

Retornar para Genealogias e Artigos


Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva