ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

GENEALOGIA BRASILEIRA

Genealogias - Espírito Santo

Família VIAL

Margarete Silva

 

A família Vial chegou ao Brasil em fins de 1819, vindo juntamente com outras famílias para ocuparem a recém formada colônia de Nova Friburgo no estado do Rio de Janeiro. Além de João Vial (nascido por volta de 1773) e sua esposa Francisca Botolhier (nascida cerca de 1776), vieram quatro filhos: Francisca, Luís, João Antônio e João José. Todos originários de Saint-Martin, no cantão de Fribourg, Suíça.

Em períodos diferentes, os filhos de João Vial e Francisca Botolhier se estabeleceram entre Nova Friburgo, Cantagalo.

O estudo que se segue enfatiza o ramo da família Vial que se estabeleceu no estado do Espírito Santo por volta de 1890, quando para lá se dirigiram João Deldrique Vial, sua esposa e alguns dos filhos do casal. A família saiu de Monte Verde, atual município de Cambuci (RJ) e numa jornada em tropas de burros, abrindo picadas nas matas, chegou à região hoje conhecida como São José do Caparaó, município de Ibitirama (ES).

João Vial e Maria Botolhier foram pais de:

1.1 Francisca Vial, nascida por volta de 1799 e casada com Cláudio Maurício Sottaz em 1820 em Nova Friburgo.

1.2 Luís Vial, nascido por volta de 1804 e casado em Nova Friburgo em 1824 com Ana Maria Moser, filha de José Moser e Ana Maria Weiss.

Luís tem seus primeiros filhos batizados em Nova Friburgo. Entre 1839 e 1841 seus últimos filhos foram batizados em Cantagalo. No início da década de 1850, Luís Vial e sua família estavam estabelecidos no município de Itaocara e anos mais tarde a família fixaria residência em Monte Verde.

O casal teve:

2.1 João Deldrique Vial, batizado em 1825 em Nova Friburgo e casado em 1852 em Itaocara com Maria Luísa da Conceição, filha de Custódio Moreira de Sá e Luísa Maria do Amparo.

Tem-se como certa a migração de João Deldrique, por volta de 1890, para a região de São José do Caparaó. Em outubro de 1889 foram comprados em nome de João Vial uns terrenos em mata virgem nas terras do rio Norte, hoje na citada São José do Caparaó. O local onde estão situados os terrenos é ainda conhecido como Córrego do Vial.

Pode-se afirmar que, dos filhos de João Deldrique Vial, pelo menos Josefina Maria da Conceição, João Francisco Vial e Benevenuto Vial acompanharam-no para o estado do Espírito Santo .

Deste casamento procederam:

3.1 Josefina Maria da Conceição, nascida em 1853 em Itaocara e casada com o português Francisco da Silva Pinto, filho de João da Silva Pinto e Maria da Silva Figueira.

O casal que morava na localidade do Valão das Flecheiras em Monte Verde, migrou para São José do Caparaó por volta de 1890. Acompanhando seu pai e irmãos, Josefina Maria da Conceição, seu marido e filhos, vão morar numa região ainda a ser desbravada. A região era em mata virgem e longe dos centros comerciais. Francisco da Silva Pinto, marido de Josefina, faleceu ainda no primeiro ano que estavam lá, sendo o primeiro homem a ser enterrado naquela localidade.

Tiveram os filhos:

4.1 Umbelina Maria da Conceição, nascida por volta de 1877 em Monte Verde e casada com seu primo Antônio José Vial, filho de Luís José Vial e Paula Alta de Grinalda. Ele aparece se casando no religioso em missões em São José do Caparaó em 1909. Provavelmente já eram casados no civil anteriormente a esta data.

Permaneceram por um tempo em São José do Caparaó e por volta da década de 1910 adquiriram terras na localidade de Anutiba, município de Muniz Freire, ES onde se estabeleceram. Faleceu em Anutiba.

4.2 Maria Josefa da Conceição, nascida em Monte Verde e casada com seu primo Irineu Luís Vial, também filho de Luís José Vial e Paula Alta de Grinalda. Permaneceram por um tempo em São José do Caparaó e por volta da década de 1910 adquiriram terras na localidade de São Simão, município de Muniz Freire, ES onde se estabeleceram. Ela faleceu em São Simão.

4.3 Francisco da Silva Pinto, nascido em Monte Verde e casado em primeiras núpcias no civil em São José do Caparaó com Luísa Maria de Jesus, filha de Camila Maria da Conceição.

Ele foi casado em segundas núpcias no religioso em missões em São José do Caparaó com Izabel Honória Ribeiro, natural do Rio Pardo, ES, filha de Manuel Lázaro da Costa e Emília Honória Ribeiro. Francisco faleceu em São José do Caparaó.

4.4 João da Silva Pinto, nascido por volta de 1881 em Monte Verde e casado no religioso em missões em São José do Caparaó com Helena Maria de Jesus, natural de Santa Rita do Glória, MG, filha de José Dionísio da Cruz e Senhorinha Maria de Jesus. Ele faleceu em São José do Caparaó.

4.5 Ana Maria da Conceição, nascida por volta de 1885 em Monte Verde e casada no civil em 1905 em São José do Caparaó com Artur Batista de Souza, filho de Pedro Batista de Souza e Rosa Maria Correia.

Ela morou em São José do Caparaó até 1954, mudando-se com seu filho José Antonio da Silva para o município de Vila Velha, ES.

Separaram-se uns três anos depois do casamento. Ana Maria faleceu em 1979 no município de Cariacica, ES.

O casal teve:

5.1 Pedro Batista de Souza (1906-1999).

 

 

4.5 (bis) Ana Maria da Conceição teve um relacionamento extraconjugal, do qual nasceu:

5.2 Josefina Maria da Conceição (1909-1986).

 

 

4.5 (tri) Por volta de 1910, Ana Maria da Conceição se amasiou com José Eleutério da Cruz, originário de Santa Rita do Glória, MG, filho de João Antônio da Cruz e Joaquina Zeferina da Cunha.

Tiveram a filha:

5.3 Iracema Floripes da Silva, nascida em 1911 em Santa Rita, Ibitirama, e casada em São José do Caparaó com Sebastião Berto Sobrinho.

Faleceu em 2002 no bairro Mucuri, Cariacica, ES.

5.4 Tiodomiro, nascido em 1915 em Santa Rita do Glória, hoje Miradouro, MG. Faleceu em 1917 de coqueluche.

5.5 Joaquina Zeferina da Cunha, que nasceu em 1917 em Santa Rita, Ibitirama, e casada no cartório de Ibitirama em 1938 com Abílio Cândido Leal, natural de Rio Pardo, ES. Ela faleceu em 2001 no município de Cachoeiro de Itapemirim, ES.

5.6 José Antônio da Silva, nascido em 1919 no lugar chamado Córrego do Mafra, Iúna, ES e casado em 1938 no cartório de Ibitirama com Maria Peixoto de Aguiar, filha de João Antônio de Aguiar e Pláutides Peixoto de Lacerda.

José Antônio e Maria Peixoto eram sitiantes em São José do Caparaó quando em 1954 se mudaram para o município de Vila Velha, ES. Em 1959 compraram um sítio no atual bairro Mucuri, Cariacica, ES, e lá permaneceram até 2004 quando se mudaram para o bairro Barcelona no município de Serra, ES.

Tiveram os filhos:

6.1 Maria José da Silva, nascida em 1939 em Santa Rita, Ibitirama, e casada em Vila Velha com Abraão Gomes de Araújo em 1957.

6.2 Ireni de Aguiar Silva, nascida em 1941 no Córrego do Mafra e casada em Vila Velha com Adelson Simões Pinto.

6.3 José de Aguiar Silva, nascido no Córrego do Mafra, Iúna, em 1944 e casado em 1964 na Igreja Católica de Jardim América, Cariacica, com Ignez Izabel dos Santos Silva, filha de Cecílio dos Santos e Sílvia Bergamini.

Tiveram os filhos:

7.1 Margarete Silva, nascida em 1965 em Ipatinga, MG. Autora deste trabalho.

7.2 Marcos Henrique Silva, nascido em 1963 em Ipatinga.

7.3 Marta Rosana Silva, nascida em 1970 em Ipatinga.

7.4 Márissom Eduardo Silva, nascido em 1978 em Cariacica.

 

 

6.4 João de Aguiar Silva, nascido no Córrego do Mafra em 1946 e casado em Cariacica com Natalina dos Santos.

6.5 Ana Maria da Silva, nascida no Córrego do Mafra em 1948 e falecida em 1951.

6.6 Luzia Maria da Silva, nascida em São José do Caparaó em 1951 e casada em Cariacica com Reinaldo Rodrigues.

6.7 Juarez Aguiar Silva, nascido em São José do Caparaó em 1954 e casado em Cariacica com Evenilda Martins.

6.8 Jones de Aguiar Silva, nascido em Vila Velha, ES em 1957 e casado com Lilian Marques Silva.

6.9 Marisa Silva, nascida em 1962 em Cariacica, ES e casada com Domingos Malacarne. Hoje separados.

 

 

5.7 Maria José da Silva, nascida em 1921 em São João do Principe, Iúna, e casada com Oscar Pontes.

5.8 João Antonio da Silva, nascido em São José do Caparaó em 1924 e casado em Sambaetiba, RJ, com Almerinda César. Falecido em 2011 em Ilicínea, MG.

 

 

4.6 Geraldina Maria da Conceição, nascida por volta de 1887 em Monte Verde e casada em 1904 no civil em São José do Caparaó com Gabriel Antônio Ferreira, filho de Manuel Antônio Ferreira e Maria. Geraldina faleceu no Rio de Janeiro.

4.7 Albertina Maria de Jesus, nascida em Monte Verde e casada no civil em 1905 em São José do Caparaó e em 1909 em missões religiosas em São José do Caparaó com Eleutério Lázaro da Costa, natural de Rio Pardo, filho de Manuel Lázaro da Costa e Emília Honório Ribeiro. Ela faleceu em São José do Caparaó.

4.8 Manuel Francisco da Silva, nascido em 29 de janeiro de 1889 no lugar Valão das Flecheiras, em Monte Verde, e casado em São José do Caparaó com Maria Emília Ribeiro, filha de Manuel Lázaro da Costa e Emília Honório Ribeiro. Manuel faleceu em Anutiba.

4.9 Cândida Maria de Jesus, nascida por volta de 1891 em São José do Caparaó e casada com Cirilo Lázaro da Costa em 1909 nas missões religiosas em São José do Caparaó. Ele filho de Manuel Lázaro da Costa e Emília Honória Ribeiro. Nota: na certidão de casamento de Cândida Maria de Jesus não consta o nome de seu pai.

 

 

3.2 João Francisco Vial, nascido em Itaocara em 1854 e casado com Maria Frederica da Conceição, filha de Frederico e Maria Meser.

3.3 Maria Vial, nascida em Itaocara em 1856.

3.4 Januário Vial Sobrinho, nascido por volta de 1861 e casado com Filomena de Almeida Cunha em 1895 em Monte Verde, filha de Ezequiel Antônio de Loredo e Maria Cândida de Almeida.

3.5 Benevenuto Vial, nascido por volta de (1875?) em Monte Verde e casado no religioso em 1909 na capela de São José do Caparaó com Virgínia Maria Amélia, natural de Conceição da Boa Vista, Minas Gerais, filha de Eugênio Robert e Maria Carolina.

 

 

2.2 Luís José Vial, batizado em 1827 em Nova Friburgo e casado em 1853 em Itaocara com Paula Alta de Grinalda, filha de Francisco de Paula Resende e Rosa Luísa de Grinalda. Luís José Vial faleceu em 1890 em Monte Verde.

2.3 João Pedro Vial, batizado em 1829 em Nova Friburgo e casado em 1849 em Cantagalo com Henriqueta Magdalena Eccard, filha de Bernardo Adolpho Eccard e Maria Clemência Eccard.

João Pedro Vial casou-se em segundas núpcias em 1867 em Itaocara com Cândida Delevina do Coração de Jesus, viúva de João Martins Borges.

2.4 Maria Luísa Vial, batizada em 1831 em Nova Friburgo casada em Cantagalo com o português João Manuel de Almeida Cunha, filho de Francisco José de Almeida e Joana Rosa de Almeida. Maria Luísa Vial faleceu em 1895 em Monte Verde.

2.5 Francisco Luís Vial, batizado em 1833 em Nova Friburgo e faleceu solteiro em 1890 em Monte Verde.

2.6 Joana da Mata Vial, batizada em 1837 em Nova Friburgo e casada em 1856 em Itaocara com Alexandre José de Azeredo, filho de Francisco de Paula Resende e Rosa Luísa de Grinalda.

Joana da Mata Vial faleceu em 1861 em Itaocara e foi sepultada no cemitério de Monte Verde.

2.7 Manuel Vial, nascido em 1837 e falecido no dia seguinte no distrito de São José do Ribeirão, hoje pertencente ao município de Bom Jardim, RJ.

2.8 José Vial, nascido em 1839 em Cantagalo.

2.9 Delmundo José Vial, casado em Mariana de Jesus.

2.10 Januário Vial, nascido por volta de 1859 e casado por volta de 1877 com Amélia Augusta de Azevedo.

 

 

1.3 João Antônio Vial, nascido por volta de 1809 e casado em 1830 em Nova Friburgo com Maria Inês Robadey, filha de Francisco José Robadey e Maria Baudevin.

1.4 João José Vial, nascido por volta de 1814 e casado em 1844 em Cantagalo com sua sobrinha Joaquina Sottaz, filha de Cláudio Maurício Sottaz e Francisca Vial.

Retornar às Genealogias do Espírito Santo



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.