As fontes secundárias mais usadas para a pesquisa genealógica são sem dúvida, os livros especializados ou de História.
Há também as revistas publicadas pelos diversos institutos genealógicos e os almanaques.
Nesta categoria poder-se-ia incluir, também, os sites genealógicos e as listas de discussão mantidas por diversos organismos e grupos privados.
Fontes Secundárias por Estados da Federação
As fontes de dados nem sempre se situam em arquivos sediados no Estado da Federação a que se referem, por diversas razões: um determinado Estado no passado pertencia a outro bispado ou a capitania diversa da que deu origem ao Estado. Assim, deve-se ter sempre o cuidado de conhecer a situação política da época pesquisada antes de se sair à busca de dados.
No momento, temos informação de fontes primárias de alguns Estados. Sinta-se convidado a colaborar se souber de outras bases para pesquisa. Tanto a dos Estados quanto as fontes neles disponíveis serão atualizadas sempre que possível, de modo que convém voltar periodicamente às páginas das localidades de sua pesquisa.
À parte as fontes específicas de Estados, há também fontes gerais, cujo interesse para a história e a genealogia. Agrupamos tais fontes aqui.
Voltar à página inicial de genealogia
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.