ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

GENEALOGIA BRASILEIRA

Genealogias - São Paulo - Região Central

Família SILVEIRA MENDES

Marco Polo T. Dutra P. Silva

Os Mendes de Almeida que estudaremos chegaram a São Paulo com Luís Mendes de Almeida, nascido por volta de 1670 na Ribeira dos Frades (freguesia de São Miguel, Coimbra, Portugal), filho de Damião Negrão de Oliveira e Francisca Maria de Almeida.

Casou-se em São Paulo com Escolástica Machado da Silva, natural de Cotia (SP), filha de Félix Machado de Oliveira e Maria Antunes. Em 1723 moravam em Cotia.
Em 1728 o casal conseguiu sesmaria em Paranapanema, em terras que já lavravam em 1726. Essa propriedade ficava às margens do ribeirão da Sepultura, no Caminho Geral para Curitiba, hoje no município de Capão Bonito.

No ano de 1736 o casal vivia de sua lavouras de milho e feijão em São Roque. Anos depois Luís morava com o sogro e nas terras de Félix construiu engenho de açúcar e criava gado. Nesse local Escolática morre em abril de 1743.

Luís Mendes pensou em tentar a sorte. Comprou equipamentos e foi para as minas de Cuiabá. Lá morreu no dia 18 de maio de 1748.

Dentre os filhos do casal, destacamos Félix Mendes da Silva, nascido em Cotia a 27 de dezembro de 1723 e que se casou em Sorocaba, no dia 3 de novembro de 1757, com Sebastiana de Almeida Pimentel, filha de Sebastião Bicudo de Proença e Isabel Pedroso do Prado. Esse casal teve José Mendes de Almeida, tronco dos Mendes de Almeida de Piracicaba.

José Mendes de Almeida nasceu em Sorocaba em 1767 mais ou menos. Casou-se com Maria Pais de Godói, natural do bairro de Indaiatuba, onde nasceu cerca de 1776, filha de Inácio de Godói de Siqueira e Paula Maria de Camargo.

Casaram-se na matriz de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba a 15 de agosto de 1792 e fixaram residência no bairro de Tavaovi. Em 1809 aparecem no bairro Itaqui e em 1817 no de Pilões.

Em 1820 a família se transfere para o termo da vila de Santo Antônio de Piracicaba, estabelecendo-se no bairro Milhã, onde hoje está o Mato Alto. Ali viviam de suas plantações de café e gêneros alimentícios, bem como das tropas que mantinham no caminho para Curitiba.

José faleceu de hidropisia a 15 de novembro de 1823, com sessenta anos de idade. Deixou sítio no Taquaral, casa na vila da Constituição e algum gado. Maria morreu no dia 30 de julho de 1862.

Deixaram os filhos seguintes:

1.1 Félix Mendes Camargo, batizado em Porto Feliz a 15 de março de 1795 e falecido em Piracicaba a 9 de março de 1862.

Foi a primeira vez casado em Sorocaba a 3 de novembro de 1814 com Maria dos Anjos Garcia, filha de Manuel Garcia Leal e Justina de Oliveira. Em 1817 moravam no bairro dos Pilões. Depois receberam sesmaria em Itapetininga (provavelmente onde hoje é o município de Tatuí) e para lá se mudaram. Nessa ocasião Felix era tropeiro e trazia gêneros do Rio de Janeiro para vender.

Félix e Maria dos Anjos deixaram:

2.1 Justa, nascida em 1816 e já finada em 1862.

2.2 Melerisda, nascida em 1824 e já defunta em 1862.

2.3 Ana Mendes da Silveira, nascida cerca de 1817 e já finada em 1859. Foi casada com Rafael Garcia da Silveira Leal, residente em Tatuí em 1862.

Pais de:

3.1 Maria, nascida por volta de 1844 (sic!) e já finada em 1862 (há 8 anos, segundo declararam). Foi casada com Antônio de Campos Leite. Deixaram uma filha.

3.2 Francisco da Silveira Garcia, nascido em 1837, mais ou menos, e solteiro em 1862.

3.3 Ana Mendes da Silveira Garcia, nascida cerca de 1848.

3.4 Cláudio, nascido por volta de 1857.

 

1.1 (bis) Félix casou-se depois com sua parenta Maria Martins de Aguiar, natural de Porto Feliz, onde nasceu por volta de 1807, filha de Salvador Martins Vidal e Antônia Mendes de Aguiar.

Viviam no bairro Milhã, em Piracicaba, onde ele morreu. Maria faleceu a 6 de julho de 1881 (1880 declararam no inventário de seus bens).

Félix e Maria Martins tiveram:

2.4 José Mendes Martins, nascido na fazenda de seu pai, no Mato Alto, a 6 de agosto de 1833. Foi casado em Piracicaba no dia 27 de dezembro de 1859 com Umbelina Mendes de Almeida, nascida a 7 de setembro de 1841, filha de Antônio Mendes de Almeida e Maria Luísa da Rosa.

Moravam no Mato Alto em fazenda herdada dos pais. Nela plantavam café para vender e gêneros para consumo. Tinham algum gado.

O café era geralmente colhido e levado em lombo de burro ou em carroça para Piracicaba, onde os compradores de São Paulo iam buscá-lo. Na única vez que José levou o produto para Santos, teve grande prejuízo.

Enquanto a saúde o permitiu, José foi tropeiro na estrada para Santos. Para lá levava café de exportadores paulistanos. Essas viagens geralmente levavam vários dias por trilhas às margens de íngremes desfiladeiros na Serra do Mar. Por isso mesmo, ele manifestou forte ceticismo quando lhe contaram que o trem iria descer a serra.

Ele era o médico da região. Tinha um livro de homeopatia, com o qual receitava para os vizinhos e empregados nos casos menos graves. O filho João herdou o livro e os pacientes do pai.

Tinham casa na rua do Ipiranga, da qual alugavam parte para um sapateiro. Nessa casa religosamente recebia os filhos e netos nos fins de semanas.

Já velho, José teve câncer nos lábios. O dr. Coriolano, médico da família, quis operá-lo, mas ele recusou-se. Foi pensado em Piracicaba e voltou para o sítio.

Umbelina sofria de diabetes e das pernas. O casal passava o dia quase todo deitado em redes. A adnministração da casa ficava à conta de Benedita, uma filha de escrava do casal, que tinha sido assassinada pelo ciumento marido.

Eram muito religiosos. Frequentemente frades iam de Piracicaba celebrar missa no sítio deles.

Os netos lembram de José como um homem muito sereno e íntegro. E da avó como caritativa e cordial.

Pais de:

3.1 João Mendes da Cruz, casado com Anna Olympia da Silveira, filha de João Pedro da Silveira e Anna Augusta da Silveira.

Eles tiveram:

4.1 Umbelina Silveira Mendes, falecida aos 2 anos de idade.

4.2 José Silveira Martins, funcionário da Usina de Açúcar.

Casou-se com Maria de Lourdes Pereira Perches, filha de José Martins Pereira e Virgínia Perches Pereira.

Pais de:

5.1 Maria José Martins, casada com Antônio Roque, enfermeiro, filho de Nazareno Roque e Emília Roque.

O casal deixou:

6.1 José Marcos.

6.2 Júlio César.

 

5.2 Dimas Perches Martins, casado com Luzia Ranieri, nascida em Duartina (SP), filha de Augusto Ranieri e Rosa dos Santos.

Deste casamento vieram:

6.1 Isabel Cristina.

 

5.3 Maria Aparecida Martins, casada com Carlos de Souza Rosa, pintor, filho de José de Souza Rosa e Rosa Gobo.

Eles geraram:

6.1 Maria de Lourdes.

6.2 Solange Aparecida.

 

5.4 Maria Inês Martins, gêmea de Maria Aparecida e casada com José Bernardi, filho de Alexandre Bernardi e Mercedes Josefina Fornazaro. Sem geração.

5.5 Antônio José Perches Martins, casado com Adelaide Ranieri, natural de Duartina e irmã de sua cunhada Luzia Ranieri (nº 5.2 atrás). Sem geração.

5.6 Oséias Perches Martins, casado com Helena Ferraz, filho de Pedro Ferraz e Ana Ferraz.

Foram pais de:

6.1 Célia Maria.

6.2 Regina Aparecida.

6.3 Roselene.

 

5.7 Maria Teresinha Martins, casada com Manuel Gimenez, filho de Emílio Gimenez e Maria Correia.

Pais de:

6.1 Paulo Sérgio.

6.2 José Luis.

 

5.8 Décio Perches Martins, padeiro, solteiro.

5.9 José Perches Martins.

5.10 Lourdes de Fátima.

 

4.3 Ana Silveira Mendes, religiosa beneditina sob o nome de irmã Zita. Reside em Itapetininga.

4.4 Lázara Silveira Mendes, casada com seu primo Benedito Mendes Pereira, filho de Joaquim Mendes Pereira e Antônia Mendes de Almeida.

Pais de:

5.1 Maria Antônia Mendes Pereira, professora diplomada pela Escola Normal Rural "Prof. José de Melo Moraes".

5.2 João Mendes Pereira, contador diplomado pela Escola Técnica de Comércio "Cristóvão Colombo", em Piracicaba. Casou-se com Wandilca Furlan, filha de Mateus Furlan e Angelina Bandória.

Pais de:

6.1 Maura.

6.2 César.

6.3 Flávia.

 

5.3 Diva Mendes Pereira, professora diplomada pela Escola Normal do Instituto de Educação "Sud Menucci", em Piracicaba.

Casou-se com Aparecido Marciano, guarda-civil nascido em Taiaçu, filho de Marciano da Silva e Maria das Dores Rangel.

Eles tiveram:

6.1 Washington José.

6.2 Wagner.

 

5.4 Ana Maria Mendes Pereira, já finada.

5.5 Joaquim Mendes Pereira, contador diplomado pela Escola Técnica de Comércio "Cristóvão Colombo", em Piracicaba.

Casou-se com Maria Inês Pupin, filha de José Pupin e Maria Pupin.

5.6 Maria Ivete Silveira Mendes, professora diplomada pelo "Sud Menucci".

5.7 José Roberto Mendes Pereira, marcineiro.

5.8 Zuleika Mendes Pereira.

5.9 Maria Aparecida Mendes Pereira.

5.10 Nestor Antônio Mendes Pereira, casado com Sônia.

Pais de:

6.1 Ludmila.

6.2 Larissa.

6.3 Letícia.

 

4.5 Maria Silveira Mendes, casada com Antônio Ferraz de Almeida, falecido em 1952, filho de Osório Ferraz de Aguiar e Maria Pereira de Almeida. Sem geração.

4.6 Esther Silveira Mendes, casada com José Maria Perches Pereira, filho de José Martins Pereira e Virgínia Perches Pereira.

Pais de:

5.1 Miriam Perches Pereira, professora pelo colégio "Sud Menucci".

5.2 Maria Yara Mendes Pereira, também professora pelo "Sud Menucci".

5.3 José Mendes Pereira.

 

4.7 João Silveira Mendes, admistrador de fazendas, casado com Maria José Pereira Mendes, filha de Ernesto Pereira de Almeida e Elvira Morato do Canto.

Eles deixaram:

5.1 Antônio José Pereira Mendes.

5.2 Maria Nazaré Mendes.

 

4.8 Francisco Silveira Mendes, casado com Guiomar de Moraes, biografados na Crônica das Origens da Família, de nossa autoria (ver aqui).

Pais de:

5.1 Ary Silveira Mendes, nascido em 17 de junho de 1941 em Piracicaba e casado em Curitiba a 6 de janeiro de 1968, com Maria Clarice Mendes, nascida em Ribeira (SP), filha de Luciano Antunes da Costa, nascido em 1918 em Cartas Altas (SP) e Cecília de França, nascida em Cerro Azul (PR), desquitados; neta paterna de Bonifácio da Costa; e materna de José de Paula França (nascido em 1876 e falecido em 1962) e Maria Martins França (nascida em 1886).

Ary foi tenente do Exército Nacional e o casal residia em Joinville (SC). Hoje ele já é finado.

Deles vieram:

6.1 Alessandra Silveira Mendes.

6.2 Fabiana Silveira Mendes.

6.3 Ary Silveira Mendes Jr.

 

5.2 Maria Isabel Moraes Mendes, que foi casada com Marco Polo Teixeira Dutra Phenee Silva, filho de Pedro Phenee Silva e Maria Izabel Teixeira Dutra Phenee Silva. Com geração na mesma Crônica das Origens da Família (ver aqui).

5.3 João Moraes Mendes, casado com Rosely Guárdia, filha de João Guárdia.

Pais de:

6.1 Fábio.

6.2 Patrícia.

 

5.4 José Moraes Mendes, casado com Sidélia Yuki.

O casal gerou:

6.1 Gil.

6.2 Mayra.

 

4.9 Joaquim Silveira Mendes, gêmeo de Francisco, falecido aos 3 meses de idade.

4.10 Salvador Silveira Mendes, feitor, casado com Nair Campos Corrêa Mendes, filha de Benjamin Corrêa Mendes e Etelvina Pinto Cavalheiro.

Pais de:

5.1 Antônio Carlos.

5.2 José Admir.

5.3 Maria de Fátima.

5.4 João Batista.

5.5 Reinaldo.

5.6 Anésio.

 

4.11 Arlindo Silveira Mendes, casado com Rosa Rodrigues, filha de José Fabiano Rodrigues e Maria do Rosário.

Pais de:

5.1 Ana Maria Rodrigues Mendes.

5.2 José Mauro.

5.3 João Alfredo.

5.4 Maura Aparecida.

 

4.12 Sílvio Silveira Mendes, casado com Maria Ferreira, natural de Laranjal Paulista, filha de Aristides Ferreira e Luísa Lara.

Pais de:

5.1 Antônio Ferreira Mendes.

5.2 João José Ferreira Mendes.

 

4.13 Olímpia Silveira Mendes, casada com Theotonio Silveira Lara, administrador de fazenda, nascido em Laranjal Paulista, filho de Jordão Silveira Leite e Josefina Silveira Lara.

Deixaram:

5.1 José Eduardo Silveira Lara, falecido aos 8 meses de idade.

5.2 Renato Silveira Lara.

5.3 Maria Lúcia Silveira Lara.

5.4 Zélia.

5.5 João Afonso

 

4.14 Marino Silveira Mendes, funcionário público, casado com Idalina Larica, filha de José Laroca e Antônia Zem.

Pais de:

5.1 Antônio Luis Laroca Mendes.

5.2 Neusa Maria.

5.3 Maria Cecília.

 

3.2 Félix Mendes de Camargo, nascido em 1865 e falecido a 21 de abril de 1929. Casou-se após 1923 com Gertrudes da Silveira.

3.3 Antônia Martins de Almeida, nascida em 1866 e casada com Joaquim Mendes Pereira.

Deste casamento vieram:

4.1 Benedito Mendes Pereira, casado com sua prima Lázara Silveira Mendes, filha de João Mendes da Cruz e Anna Olympia da Silveira. Com a geração atrás dita.

 

3.4 Maria Mendes de Almeida, nascida em 1863 e casada com Francisco Mendes Martins.

3.5 Antônio Mendes de Almeida, nascido em 1868 e casado com Gertrudes Mendes Ferraz, filha de Antônio Mendes Martins e Francisca Ferraz de Barros.

3.6 Ricardo Mendes de Almeida, nascido em 1870 e casado com Maria Rita de Moraes.

3.7 Laurinda Mendes Martins, nascida a 9 de fevereiro de 1872 e falecida a 9 de abril de 1960. Foi casada com João Leite de Campos Pereira, nascido a 9 de junho de 1868 e falecido a 16 de janeiro de 1950.

3.8 Gertrudes Mendes Martins, nascida em 1876 e casada com Emídio Mendes de Almeida.

3.9 Marcelino Mendes Martins, falecido cerca de 1914, casado com sua prima Cândida Mendes de Aguiar.

 

2.5 Maria Mendes Martins, que estava com 27 anos em 1862. Morreu solteira em casa do irmão Vital por volta de 1896.

2.6 Antônia Mendes Martins, casada a 26 de julho de 1856 com Vital Martins de Aguiar, filho de Salvador Martins de Aguiar e Antônia Mendes de Aguiar. Testaram a duas mãos no dia 29 de dezembro de 1869 e ele morreu aos 44 anos de idade no dia seguinte ao testamento. Não deixaram prole.

Antônia casou-se uma segunda vez com João Martins de Aguiar, filho de Salvador Martins Vidal e Antônia Mendes de Aguiar. Ele testou a 9 de janeiro de 1887. Não deixaram filhos.

2.7 Salvador Martins de Camargo, nascido cerca de 1839 e falecido a 30 de dezembro de 1892, aos 52 anos de idade, de paralisia. Foi casado com Isabel Martins Pereira.

Eles foram pais de:

3.1 Félix.

3.2 Maria Martins Pereira.

3.3 Antônia Martins, casada com Paulo Perches de Menezes.

 

2.8 Antônio Mendes Martins (ou Martins de Camargo), nascido por volta de 1841 e falecido cerca de 1919. Foi casado com Francisca Ferraz de Barros.

Pais de:

3.1 Félix Mendes Ferraz.

3.2 Gertrudes Mendes Ferraz, casada com Antônio Mendes de Almeida, filho de José Mendes Martins e Umbelina Mendes de Almeida. Com a geração atrás.

3.3 Antônia.

3.4 Ana.

3.5 Francisco Mendes Ferraz.

 

2.9 Gertrudes Mendes Martins, nascida cerca de 1843 em falecida solteira a 12 de novembro de 1895, de febres.

2.10 Joaquim Mendes Martins, nascido por volta de 1845 e casado a 30 de julho de 1867 com Lucinda Martins da Silva, filha de Raimundo da Silva Coelho e Isabel Martins da Silva.

Joaquim morreu por volta de 1897. Há um desse nome e dessa idade falecido a 12 de fevereiro de 1878.

Pais de:

3.1 Félix.

3.2 Isabel.

3.3 Maria Mendes Martins.

3.4 Etelvina Martins, nascida a 25 de setembro de 1878 e falecida a 11 de maio de 1925. Foi casada com João Perches Rodrigues.

 

2.11 Paulina Mendes Martins, nascida cerca de 1848 e casada com Joaquim Custódio Rodrigues, já defunto em 1922.

2.12 Vital Mendes Martins, casado a 30 de abril de 1887 com sua parenta Isabel da Silveira Coelho, nascida a 11 de janeiro de 1872 e falecida a 14 de janeiro de 1952, filha de Salvador Raimundo da Silva Coelho e Olympia Correia da Silveira.

Vital morreu por volta de 1910.

Pais de:

3.1 Salvador da Silveira Mendes, sepultado no cemitério público. Nasceu a 30 de junho de 1891 e se casou no dia 15 de julho de 1913 com Benedita Pereira Ferraz, filha de Júlio Pereira de Aguiar e Bárbara Ferraz de Aguiar.

Tiveram:

4.1 Rui Pereira Coelho, nascido em Piracicaba a 15 de maio de 1933.

4.2 Júlio Silveira Mendes, nascido em Piracicaba a 18 de outubro de 1919, motorista.

Casou-se a 25 de maio de 1943 com Laura Tranquilim, nascida em Piracicaba a 24 de junho de 1928, filha de Vitorio Tranquilim e Maria Rosa Gerardi.

Pais de:

5.1 Lázaro Valdir Silveira Mendes, nascido em Piracicaba a 25 de setembro de 1945, motorista.

5.2 Antônio Noedir Silveira Mendes, nascido em Piracicaba a 6 de dezembro de 1947.

5.3 José Odair Silveira Mendes, nascido em Piracicaba a 19 de dezembro de 1950.

5.4 Francisco Doclair Silveira Mendes, nascido em Piracicaba a 12 de abril de 1954.

 

4.3 Lázaro Tarciso Pereira Coelho, nascido a 23 de julho de 1933, motorista. Casou-se a 27 de dezembro de 1957 com Rosa Duarte Novaes, nascida a 30 de abril de 1939, filha de Benedito Duarte Novaes e Rosa Alberti.

Pais de:

5.1 Renato Pereira Coelho, nascido em Piracicaba a 27 de fevereiro de 1959.

5.2 Ronaldo Pereira Coelho, nascido em Piracicaba a 21 de agosto de 1960.

 

4.4 Benedita, já finada em 1990.

 

3.2 Maria José Mendes Coelho, nascida em Piracicaba a 19 de março de 1897 e ali falecida a 4 de junho de 1942. Foi casada com João Batista Germano Filho, barbeiro nascido em Piracicaba, filho de João Batista Germano e Mariana Soares.

Pais de:

4.1 Maria da Conceição Germano, nascida a 6 de agosto de 1925, professora pela Escola Normal. Casou-se a 10 de fevereiro de 1952 com o prof. Ari Rizzo, nascido em Pirajuí (SP) a 12 de dezembro de 1923, filho de Aníbal Garcia de Figueiredo Rizzo e Ana Albertina Rizzo.

Tiveram:

5.1 Ana Maria Germano Rizzo, nascida a 8 de abril de 1953.

5.2 Paulo Roberto Germano Rizzo, nascido a 9 de fevereiro de 1955.

 

4.2 Francisco de Assis Germano, nascido a 19 de janeiro de 1928, motorista. Casou-se a 26 de setembro de 1951 com Cecília Terezinha Tosello, nascida em Piracicaba a 22 de novembro de 1932, funcionária pública, filha de José Tosello e Helena Romani.

Pais de:

5.1 Maria José Germano, nascida a 29 de março de 1953.

5.2 Aparecida Cecília Germano, nascida a 15 de junho de 1959.

 

3.3 José Mendes Coelho, decerto o nascido a 13 de julho de 1899 e falecido a 3 de maio de 1964. Lavrador, foi casado a 14 de dezembro de 1929 com Nair Perches de Arruda, nascida a 1º de janeiro de 1907, filha de João Pereira de Arruda e Maria José Perches.

Deste casamento vieram:

4.1 Jairo Arruda Coelho, nascido a 4 de outubro de 1930, motorista.

Casou-se a 31 de maio de 1962 com Edna Travagline, piracicabana, filha de Antônio Travagline e Maria Oriane.

Foram pais de:

5.1 Maria Isabel Travagline Coelho, nascida a 22 de março de 1965.

 

4.2 Rubens Arruda Coelho, nascido a 12 de dezembro de 1932, sitiante. Casou-se a 28 de julho de 1962 com Francisca Campanhole, nascida a 22 de janeiro de 1943, filha de Fortunato Campanhole e Olímpia Gardinali.

4.3 Maria Isabel Arruda Coelho, nascida a 17 de março de 1934 e casada a 20 de fevereiro de 1954 com Avelino Azevedo, nascido a 5 de outubro de 1930, filho de Antônio Andrade de Azevedo e Luísa Severino.

Pais de:

5.1 Maria Helena Azevedo, nascida a 24 de janeiro de 1955.

5.2 Antônio José Azevedo, nascido a 5 de abril de 1956.

5.3 Vera Lúcia Azevedo, nascida a 24 de junho de 1958.

5.4 Paulo Sérgio Azevedo, nascido a 1º de junho de 1960.

5.5 Nair Aparecida Azevedo, nascida a 17 de maio de 1962.

5.6 Francisco Roberto Azevedo, nascido a 1º de junho de 1964.

 

4.4 Antônia Arruda Coelho, nascida a 11 de abril de 1939 e casada a 23 de fevereiro de 1963 com Antônio Anselmo, piracicabano nascido a 8 de junho de 1939, motorista, filho de Luís Anselmo e Teresa Bego.

Pais de:

5.1 Antônio Ricardo Anselmo, nascido a 26 de dezembro de 1963.

 

4.5 Dalva Arruda Coelho, nascida a 4 de fevereiro de 1943.

4.6 José Carlos Perches Coelho, nascido a 8 de agosto de 1946.

 

3.4 Antônia Mendes Coelho, nascida a 27 de novembro de 1902 . Solteira.

3.5 Sebastião Mendes Coelho, gêmeo de Antônia e falecido com dias de vida.

3.6 Gertrudes Mendes Coelho, nascida a 19 de maio de 1905 e casada a 5 de setembro de 1922 com Joaquim Paes da Silva, funcionário municipal nascido em Piracicaba a 20 de janeiro de 1900, filho de Manoel Paes da Silva e Maria Rita Paes da Silva.

Pais de:

4.1 Nair Paes da Silva, nascida em Piracicaba a 24 de fevereiro de 1924. Casou-se a 21 de fevereiro de 1946 com José Sampaio de Matos, nascido a 28 de janeiro de 1921 e falecido em 1955, contador, filho de Antônio Sampaio de Matos e Justa Sampaio de Matos.

Pais de:

5.1 Antônio José Sampaio de Matos, bancário, nascido a 4 de março de 1947.

5.2 Nair Aparecida Sampaio de Matos, nascida a 12 de setembro de 1950.

5.3 Manoel Sampaio de Matos, nascido a 12 de dezembro de 1954, seminarista em 1969.

 

3.7 Maria Inês Mendes Coelho, nascida a 16 de novembro de 1907 e falecida a 6 de maio de 1942. Sepultada no cemitério público.

3.8 Branca Mendes Coelho, nascida a 18 de fevereiro de 1910 e casada a 17 de julho de 1937 com Ernesto Casarin, nascido no dia 17 de junho de 1916 em Anhembi (SP), comerciante, filho de José Casarin e Elisa Casarin.

Eles tiveram:

4.1 Antônio Lázaro Casarin, nascido a 29 de maio de 1939.

4.2 Laerte Casarin, nascido a 11 de novembro de 1940 e falecido a 2 de junho de 1941.

4.3 Maria Inês Casarin, nascida a 11 de novembro de 1942.

4.4 José Vital Casarin, nascido a 11 de abril de 1946 e falecido a 25 de abril do mesmo ano.

4.5 Valentim Gentil Casarin, nascido a 25 de junho de 1948.

4.6 Maria Isabel Casarin, nascida a 30 de janeiro de 1952 e falecida a 10 de novembro do mesmo ano.

 

3.8 Maria, nascida a 23 de dezembro de 1888 e falecida a 5 de novembro do ano seguinte.

 

2.13 (em dúvida) Ana, nascida cerca de 1848. Não consta do rol de herdeiros da mãe.

2.14 Cláudio, nascido cerca de 1857, idem.

 

1.2 Inácio Mendes da Silva, nascido em 1793 e já finado em 1862. Casou-se a 2 de novembro de 1814 com Hermenegilda das Chagas do Amor Divino, filha de Manuel Garcia Leal e Justina de Oliveira.

Pais de:

2.1 Justino Mendes de Almeida, casado com sua tia Gertrudes Mendes de Almeida, filha de José Mendes de Almeida e Maria Paes de Godói.

2.2 José Mendes da Silva, casado.

2.3 Eduardo Mendes de Almeida, casado.

 

1.3 Emídio Mendes de Almeida, nascido em 1797 e casado a 12 de maio de 1835 com Isabel Pereira de Aguiar, falecida viúva aos 56 anos de idade a 21 de março de 1880, filha de José Pereira de Aguiar e Joana Mendes de Aguiar.

Emídio morreu em Piracicaba a 26 de maio de 1871.

1.4 Umbelina Mendes de Almeida, nascida a 8 de março de 1799 e casada em 1817 com seu parente José de Oliveira Rosa, nascido em Sorocaba por volta de 1794, filho de Paulo João Damasceno e Rita Maria de Almeida.

Eram proprietários de sítio no bairro Boa Vista, às margens da estrada de Piracicaba a Tietê. Tinham casa na rua da Glória (esquina com a rua São José, com fundos para o riacho Itapeva), em Piracicaba.

Ela morreu no dia 5 de março de 1874.

Pais de:

2.1 Maria Luísa de Almeida, casada com seu tio Antônio Mendes de Almeida, filho de José Mendes de Almeida e Maria Paes de Godói. Deixaram a geração adiante anotada.

2.2 Rita Mendes de Almeida, que em 1874 estava viúva de Francisco de Paula Borges.

2.3 Paulino Mendes de Almeida, casado e residente em Sorocaba em 1874.

2.4 José Mendes da Rosa, já finado em 1874, casado com Luísa Rodrigues Ponce. Ela morava em Jaú nesse 1874.

Pais de:

3.1 Umbelina Mendes de Almeida, casada com Joaquim Ribeiro de Carvalho. Residiram em São Carlos.

3.2 Emídio Mendes da Rosa, nascido cerca de 1854 e solteiro em 1874.

3.3 João Mendes da Rosa, nascido por volta de 1857.

3.4 Antônio Mendes da Rosa, nascido em 1858, mais ou menos.

3.5 Francisca Mendes da Rosa, nascida por volta de 1861.

3.6 Maria Mendes da Rosa, nascida cerca de 1864.

3.7 Isabel Mendes da Rosa, nascida em 1867.

 

2.5 João Soares da Rosa, casado.

2.6 Ana Mendes da Rosa, que em 1874 era viúva de João Antônio da Rosa.

2.7 Carolina Mendes da Rosa, casada com Francisco (José) de Oliveira Rosa. Residentes em Tatuí.

2.8 Floriana Mendes da Rosa, casada com Florentino de Oliveira Rosa. Residentes em Sorocaba.

2.9 Antônio Mendes da Rosa, casado, residente em Itapetininga.

2.10 Laurinda Mendes da Rosa, casada com José Mendes de Godói.

2.11 (em dúvida) Francisco Mendes da Rosa, nascido cerca de 1827 e falecido a 5 de abril de 1878, casado.

 

1.5 José Mendes de Almeida, com 60 anos em 1862. Era solteiro quando se ausentou na década de 1840 para o Sul, onde passou a residir.

1.6 Joaquim Mendes de Almeida, casado em Piracicaba a 2 de novembro de 1837 com Cândida Martins de Aguiar, filha de Salvador Martins Vidal e Antônia Mendes de Aguiar.

Ele já era morto em 1887. Ela morreu aos 60 anos de idade a 9 de janeiro de 1884, de paralisia.

Pais de:

2.1 Maria Mendes de Almeida, casada a 22 de janeiro de 1859 com João Pereira de Aguiar, natural de Porto Feliz, filho de José Pereira de Aguiar e Joana Mendes de Aguiar.

2.2 Antônia Mendes de Almeida, casada a 24 de julho de 1856 com seu parente (4º grau misto ao 2º de consanguinidade) João Martins de Aguiar, filho de Salvador Martins de Aguiar e Antônia Mendes de Aguiar.

João testou a 9 de janeiro de 1887, casado com sua também parenta Antônia Mendes de Aguiar, filha de Félix Mendes de Camargo e Maria Martins de Aguiar.

 

1.7 Antônio Mendes de Almeida, nascido em Porto Feliz a 18 de fevereiro de 1814 e casado com sua sobrinha Maria Luísa da Rosa, nascida em Porto Feliz a 21 de junho de 1818, filha de José de Oliveira Rosa e Umbelina Mendes de Almeida.

Casaram-se por volta de 1836. Antoninho Mendes, como era conhecido, associou-se aos irmãos como tropeiro nas estradas para Curitiba e para o Rio de Janeiro.
Em 1884 tinham sítio de 200 alqueires no bairro Milhã, onde hoje se chama Barreirinho, com engenho, paiol e outras benfeitorias. Nele plantaram 500 mil pés de café, criavam gado (cerca de uma vintena de cabeças).

O casal tinha casa na rua do Comércio, em Piracicaba.

Maria Luísa morreu a 30 de janeiro de 1884, do coração. Antoninho se foi a 1º de maio de 1890, de uma inflamação.

O casal deixou:

2.1 Joaquim Mendes da Rosa, casado.

2.2 João Antônio Mendes (de Almeida), casado com Rita Martins Pereira, filha de Joaquim Martins de Aguiar e Maria Pereira de Aguiar.João Antônio faleceu em 1901.

2.3 Umbelina Mendes de Almeida, casada com seu primo José Mendes Martins, filho de Félix Mendes Camargo e Maria Martins de Aguiar. Com a geração já descrita.

2.4 Rita Mendes de Almeida, nascida cerca de 1850 e falecida solteira a 4 de novembro de 1890.

2.5 Cândido Mendes de Almeida, casado a 23 de outubro de 1886 com sua sobrinha Isabel Mendes de Almeida, filha de José Mendes de Almeida e Maria Mendes Pereira.
Ele morreu a 13 de abril de 1915 e ela a 24 de junho de 1929. Deixaram a geração adiante mostrada.

2.6 Justina Mendes de Almeida, casada com Antônio Mendes de Godói.

2.7 José Mendes de Almeida, nascido por volta de 1839 e falecido a 23 de abril de 1884, casado com Maria Mendes Pereira (prima-irmã de Eduardo Mendes de Almeida, nascido em Porto Feliz cerca de 1830 e residente em Piracicaba em 1884, casado).

Pais de:

3.1 Antônio Pereira de Almeida, batizado em Piracicaba com 24 dias de idade a 6 de agosto de 1864.

3.2 Isabel Mendes de Almeida, casada a 23 de outubro de 1886 com seu tio Cândido Mendes de Almeida, filho de Antônio Mendes de Almeida e Maria Luísa da Rosa. Ele morreu a 13 de abril de 1915 e ela no dia 24 de junho de 1929.

3.3 Emídio Mendes de Almeida, batizado em Piracicaba com 20 dias de vida a 24 de janeiro de 1869.

3.4 Maria Pereira de Almeida, batizada a 25 de janeiro de 1872 com 16 dias de existência.

3.5 Ambrosina Mendes de Almeida (ou Pereira de Almeida), batizada com 25 dias de nascida, a 30 de setembro de 1876.
3.6 Emília Mendes (ou Pereira) de Almeida, nascida a 9 de janeiro de 1879.

3.7 Pureza Mendes (ou Pereira) de Almeida. nascida a 22 de fevereiro de 1881.

3.8 Abílio Mendes (ou Pereira) de Almeida, nascido a 7 de setembro de 1883.

 

2.8 (em dúvida) Antônio Mendes de Almeida, nascido cerca de 1859 e falecido a 4 de fevereiro de 1877.

 

1.8 Senhorinha Mendes de Almeida, que em 1862 era viúva de Francisco Soares de Godói.

1.9 Gertrudes Mendes de Almeida, nascida em 1818 mais ou menos e casada em Piracicaba a 24 de junho de 1837 com seu sobrinho Justino Mendes de Almeida, filho de Inácio Mendes da Silva e Hermenegilda das Chagas do Amor Divino.

1.10 Demeciano, nascido em 1804 e já finado em 1826.

1.11 Jesuíno, gêmeo de Demeciano e falecido em 1806.

1.12 Maria, nascida a 5 de janeiro de 1811 e já finada em 1826.

1.13 Escolástica, nascida em 1796 e já falecida em 1826.

1.14 Gertrudes, falecida em 1804 com 6 anos de idade.

 

Fontes: Livros de assentos paroquiais da Cúria de Piracicaba
  Livros de sepultamentos do Cemitério Municipal de Piracicaba
  Informações de João da Silveira Mendes (in memoriam)
  Censos populacionais do Arquivo do Estado de São Paulo
  Negócios Eleitorais do Arquivo do Estado de São Paulo

Retornar para Genealogias e Artigos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.