A região começou a ser povoada quando Miguel Vaz Riscado ali recebeu sesmaria em 1626. Parte destas terras ficava na paragem denominada Parati e foi vendida em 1638 a Martim Correia Vasqueanes, que ali erigiu uma capela a N. Sra. do Cabo.
Quando esta capela se arruinou, um novo edifício foi erguido por José de Moura Corte Real à mesma Senhora, por Provisão de 18 de agosto de 1718 do bispo D. Francisco de São Jerônimo.
Os capuchos da Província da Conceição da cidade do Rio de Janeiro tinham um pequeno hospício junto à lagoa de Araruama, na fazenda do padre Joaquim Ribeiro, onde ergueram uma capela a São Sebastião. Por acharem inconveniente a administração do hospício, venderam ao proprietário as benfeitorias que tinham feito.
Por ser distante de Cabo Frio, os moradores de Bacaxá, Iguaba Grande e vizinhanças requereram a elevação a sede paroquial da capela a São Sebastião. Em edital de 10 de janeiro de 1799, o bispo os atendeu e deu natureza colativa a ela. Enquanto isso, o povo planejou e começou a erguer um templo mais amplo para uso paroquial. Este foi concluído em 1811 no sítio de Mararuna, junto à praia homônima. Outra matriz foi requerida por habitantes de regiões mais afastadas, mas o pedido negado.
Divide-se com N. Sra. da Assunção de Cabo Frio (depois também com São Pedro da Aldeia, quando esta foi criada) e com N. Sra. de Nazaré de Saquarema.
Nome | Função | Período | |
---|---|---|---|
CAPELÃES | |||
Salvador Correia de Melo | a. 1710-1712 | ||
Francisco Correia Vidigal | 1712-d. 1713 | ||
VIGÁRIOS | |||
André Duarte Carneiro | encomendado | ||
Francisco Álvares de Brito | 1757 | ||
João Manuel da Costa e Castro | colado | 1822 | |
José Ferreira dos Santos (1) | colado | a.1848-1878 | |
Antônio Martucci | 1878-d.1887 | ||
Antônio Gesnaldi | 1910 |
(1) O Almanak Laemmert o dá por vigário em 1880;
Voltar para Fontes Primárias
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.