ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

GENEALOGIA BRASILEIRA

Fontes Primárias - Rio de Janeiro - História de Paróquias

Freguesia da Sagrada Família

Histórico

 

O capuchinho italiano frei Francisco MariaTodi recolheu os índios do sertão de Macacu em aldeia junto ao rio São João de Ipuca, no distrito da freguesia de N. Sra. da Assunção de Cabo Frio. O local é hoje chamado de Barra de São João, no minicípio de Casimiro de Abreu.

Nela levantou uma capela à Sagrada Família em 1748. A capela foi elevada à condição de freguesia encomendada por  alvará de 1761 e entrou na classe das igrejas permanentes em função da Ordem de 22 de dezembro de 1795.

Seu território inicial ia por todo rio de São João de Bacaxá até a margem sul do rio Macaé. Depois perdeu em 1802 o território entre Bacaxá e a margem sul do rio da Aldeia Velha (que se tornou a freguesia de N. Sra. da Lapa de Capivari). Em 1809, o bispo passou o povo do sertão ao sul do rio Macaé para a recém criada freguesia de N. Sra. das Neves e Santa Rita. Em 1812, o bispo passou para a freguesia de São João Batista de Macaé a jurisdição da área entre a parte sul do novo município de Macaé e a lagoa de Boacica. Com isso, a paróquia ficou toda no interior do termo de Macaé.

Quando aconteceu de se arruinar a igreja matriz em 1801, devido ao desleixo provocado pela epidemia de sezões, o povo ofereceu a capela de São João, na barra do rio Ipuca (depois de São João) para os ofícios litúrgicos. O vigário em exercício pretendeu trocar o orago da freguesia para São João Batista da Barra do Rio de São João, mas encontrou forte oposição dos fiéis.

 

Limites

 

Dividia-se com a freguesia de N. Sra. da Assunção de Cabo Frio. Quando criada a de N. Sra. da Lapa de Capivari, passou a confrontar-se também com esta. Ao norte confrontava-se com a freguesia de N. Sra do Desterro de Capivari, até que em 1802 foi criada a paróquia de N. Sra. das Neves e Santa Rita, que passou a ser sua limitante norte.

 

Capelas

 

  • São João Batista, na foz do rio de São João;
  • (...). Construída no sítio Capivari, fazenda dos herdeiros de Manuel da Silveira;
  • N. Sra da Conceição de Rio das Ostras, em construção em 1865;

 

Oratórios

 

  • sem informação

 

Conventos

 

  • sem informação

 

Capelães e Párocos

 

Nome Função Período
CAPELÃES
(desconhecidos)    
VIGÁRIOS
Jerônimo Ferreira de Souza, cônego colado a.1855-1860
João Ferreira Passos colado 1860-d.1894
Domingos Correia de Ávila (1) interino 1894-1897
Joaquim Freire de Azeredo Coutinho   1898-1906
Francisco Frederico Masson (2)   1910

(1) Também vigário de Capivari;

(2) vigário de Macaé, servindo também a Barra de São João;

 

Fontes

 

  • Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, O Rio de Janeiro nas Visitas Pastorais de Monsenhor Pizarro - Inventário da Arte Sacra, vol.
  • ARAÚJO, monsenhor José de Souza de Azevedo Pizarro, Memórias Históricas do Rio de Janeiro e das Provincias Annexas à Jurisdicção do Vice-Rei do Estado do Brasil, dedicadas a El-Rei Nosso Senhor D. João VI, Impressão Régia, Rio de Janeiro, 1820, vol. V, pp. 120 e ss.;
  • COSTA ABREU, Antonio Izaías da, Municípios e Topônimos Fluminenses-Histórico e Memória, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1994, p.196;
  • LAEMMERT, Eduardo von, Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro, anos 1846 a 1889, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1994;

 

Voltar para Fontes Primárias



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.