ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

GENEALOGIA BRASILEIRA

Fontes Primárias - Rio de Janeiro - História de Paróquias

Freguesia de Santa Ana das Palmeiras

Histórico

 

Uma capela a Santa Ana foi erguida onde é hoje o distrito de Governador Portela, município de Miguel Pereira, às margens da Estrada do Comércio, na serra do Tinguá, um novo caminho que ía do porto do Rio de Janeiro até Minas Gerais e Goiás. O arraial ali formado passou a ser conhecido como Santa Ana da Serra.

Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, segundo barão de Pati do Alferes, pretendeu transformar o arraial em uma cidade cujo nome seria Isabelópolis, em homenagem à princesa Isabel, assim como já existiam as vizinhas Petrópolis e Teresópolis que homenageiam o imperador Pedro II e sua esposa. Para isto, seria necessário haver no local uma igreja matriz condigna com a homenageada. Assim, o Barão despendeu mais de sessenta contos de réis na construção dela.

Em 1854, os moradores do arraial solicitaram ao presidente da província do Rio de Janeiro que a igreja construída com as doações do barão de Pati do Alferes fosse elevada à condição de paróquia do povoado. Isso foi conseguido pela Lei Provincial n° 813, de 6 de outubro de 1855.

A igreja matriz de Santana das Palmeiras foi fechada e a povoação á estava totalmente desabitada por volta de 1889. A imagem de Santana e o sino da igreja matriz foram piedosamente levados para outra igreja, inaugurada em 1901 no distrito de Conrado, também pertencente hoje ao município de Miguel Pereira. E a igreja passou a ser administrada em conjunto com a matriz de N. Sra. da Piedade de Iguaçu.

 

Limites

 

Sem informação

 

Capelas

 

  • sem informação

 

Oratórios

 

  • sem informação

 

Conventos

 

  • sem informação

 

Capelães e Párocos

 

Nome Função Período
CAPELÃES
(desconhecidos)    
VIGÁRIOS
Francisco Antônio Pereira de Lemos encomendado 1858
Torquato Antônio Leite   1859-1860
João Rodrigues Pereira   1861-1871
Antônio Teixeira dos Santos (1)   1875-1896

(1) Acumulando a função com a paróquia de N. Sra. da Piedade de Iguaçu;

 

Fontes

 

  • COSTA ABREU, Antonio Izaías da, Municípios e Topônimos Fluminenses-Histórico e Memória, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1994, p. 200;
  • LAEMMERT, Eduardo von, Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro, anos 1846 a 1889, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1994;
  • Arquivo da Cúria Diocesana de Valença e copiados pelo site FamilySearch (familysearch.org), verbete Palmeiras;
  • site Wikipedia, verbete Santana das Palmeiras, https://pt.wikipedia.org/wiki/Santana_das_Palmeiras, consultado em novembro de 2024;

 

Voltar para Fontes Primárias



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.