ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

GENEALOGIA BRASILEIRA

Fontes Primárias - Rio de Janeiro - História de Paróquias

Freguesia de Santa Ana

Histórico

 

No distrito da freguesia de São João Marcos, onde é hoje a cidade de Piraí, os moradores levantaram na fazenda de Domingos Álvares Lousada, com provisão de 21 de fevereiro de 1772, um oratório em madeira dedicado a Santa Ana. A capela foi benta em 27 de outubro de 1776 pelo visitador João Pinto Rodrigues.

Em 23 de março de 1798, foi a ela doado um terreno de 100 braças de terras para continuar independente de provisões anuais, que era obrigada como oratório.

Foi elevada a curato por provisão de 15 de outubro de 1811, destacada da Sacra Família de Tinguá. Superados alguns embaraços, a provisão foi confirmada pelo rei em 19 de agosto de 1817 e confirmada por alvará de 17 de outubro.

Mais tarde, um alvará de 17 de outubro de 1817, a elevou a sede paroquial, subordinada a São João do Príncipe (atual Rio Claro).

Uma nova igreja foi erguida em 1832, segundo um entablamento sobre a porta principal, com término das obras em 1841.

 

Limites

 

Sem informação

 

Capelas

 

  • São João Batista, no arraial dos Tomazes. Em 1855 era capelão dela o padre José de Oliveira e Souza. Entre pelo menos 1860 e 1865, o padre José Joaquim Melique;
  • N. Sra. Aparecida, no arraial do Rumo. Tinha como capelão o mesmo padre José Joaquim Melique em 1865;

 

Oratórios

 

  • sem informação

 

Conventos

 

  • sem informação

 

Capelães e Párocos

 

Nome Função Período
CAPELÃES
(desconhecidos)    
VIGÁRIOS
José Teodósio de Souza, cônego encomendado, depois colado 1811-1851
Justino Furtado de Mendonça colado 1855-1879
Manuel Marcondes de Moura Bueno encomendado 1880
Manuel José Correia encomendado 1880-1883
João Evangelista de Andrade encomendado 1883-1885
Pascoal de São Martinho, cônego   1890-1893
Paulino Petra da Fontoura Santos    
José Maria de Aguiar   1901
Pedro d'Andrea   1916-1969

 

Fontes

 

  • ARAÚJO, monsenhor José de Souza de Azevedo Pizarro, Memórias Históricas do Rio de Janeiro e das Provincias Annexas à Jurisdicção do Vice-Rei do Estado do Brasil, dedicadas a El-Rei Nosso Senhor D. João VI, Impressão Régia, Rio de Janeiro, 1820, vol. IV, pp. 203, e V, pp. 279 e ss.;
  • COSTA ABREU, Antonio Izaías da, Municípios e Topônimos Fluminenses-Histórico e Memória, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1994, p. 202;
  • LAEMMERT, Eduardo von, Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e Província do Rio de Janeiro, anos 1846 a 1889, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1994;
  • BIBLIOTECA NACIONAL, Hemeroteca Digital, jornal O Paiz, ed. 10437, de 1913;

 

Voltar para Fontes Primárias



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.