ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

GENEALOGIA BRASILEIRA

Genealogias - Minas Gerais - Sudeste Mineiro

Letra M

Marco Polo T. Dutra P. Silva

MACHADO RIBEIRO

Manuel Machado Ribeiro nasceu na freguesia de São Tiago de Sendim (Portugal) e se casou com Escolástica Perpétua Viana, da freguesia de N. Sra. do Pilar de Congonhas de Sabará (MG).
           Pais de:

1.1 Maria Perpétua Ribeiro, nascida na freguesia do Pilar e casada com Custódio Ferreira Lemos, natural de Santa Maria de Souzedela (Portugal), filho de Adriano de Lemos e Custódia Ferreira.
           Deles provieram:

2.1 Francisco Ferreira Lemos, nascido na freguesia do Pilar e habilitado para o sacerdócio em 1795.

 

MARQUES DAS NEVES

Luís Marques das Neves nasceu na freguesia de São Mamede de Val Longo, bispado do Porto (Portugal).
           Casou-se com Maria de Morais Raposo, batizada na Sé de São Paulo (SP).
           Pais de:

1.1 Francisca de Morais, natural da freguesia da Sé de São Paulo e casada com João Gomes Salgado, da freguesia de São Pedro de (Povolide?), bispado de Viseu (Portugal), filho de João Gomes e Maria Simões (moradores no lugar de Cabral, na mesma freguesia de São Pedro).
           O casal teve:

2.1 Alexandre Carlos Salgado, batizado na capela de N. Sra. dos Prazeres do Milho Verde, Vila do Príncipe, comarca do Serro Frio (MG).
           Habilitou-se de genere et moribus em Mariana em 1756. Tinha posses no arraial da Conceição (São João del Rei).

2.2 pe. João Gomes Salgado.

 

MARTINS BRANCO

Antônio Martins Branco nasceu em Santa Maria de Alvão, bispado de Lamego (Portugal) e se casou com Josefa Caetana Rosa, da freguesia de Santa Maria de Castelo, patriarcado de Lisboa (Portugal).
           Pais de:

1.1 Ana Maria Joaquina Rosa, batizada a 24 de junho de 1726 na freguesia de São Julião, patriarcado de Lisboa (Portugal) e casada na capela de N. Sra. do Rosário da Lagoa, freguesia de Aiuruoca (MG) no dia 8 de dezembro de 1753 com o cap. Antônio José de Castro, nascido no dia 9 de julho de 1729 e batizado no dia 11 em Santa Maria dos Anjos, vila de Valença do Minho (Portugal), filho de Luís de Miranda Castro e Mariana Alvim e Castro.
           Tiveram:

2.1 Manuel Antônio de Castro, batizado a 14 de maio de 1759 na capela de N. Sra. do Rosário da Lagoa e habilitado em 1779 em Mariana para a carreira eclesiástica.
           Ele foi coadjutor da matriz de São João del Rei.

2.2 Maria Caetana, avó do maestro Martiniano Ribeiro Bastos, da Orquestra Ribeiro Bastos.

 

MARTINS GUEDES

Manuel Martins Guedes nasceu na freguesia de São João da Foz, bispado do Porto (Portugal).
           Casou-se com Antônia Ferreira da Cunha, nascida em Itu (SP).
           Pais de:

1.1 (natural) Vitória Martins Guedes, que em 1778 era viúva e residia em Sumidouro.

1.3 João Martins Guedes, solteiro em com 60 anos em 1778 (ibidem).

1.2 cap. Antônio Martins Guedes, natural da vila de Santos (SP) e casado com Catarina Ribeiro da Rocha, da vila de Sorocaba (SP), filha de Amaro da Rocha e Ana Domingues Vidigal.
           Desta união procederam:

2.1 Maria Ribeiro da Rocha, nativa da freguesia de N. Sra. do Rosário do Sumidouro (MG) e casada com Antônio Fernandes de Souza, batizado no dia 7 de setembro de 1679 na freguesia de N. Sra. do Vale, termo de Arcos de Valdevez, arcebispado de Braga (Portugal), filho de Miguel Fernandes e Ana Fernandes.
           Deste consórcio resultou a seguinte prole:

3.1 Antônio Fernandes de Souza, batizado a 31 de outubro de 1746 na capela de N. Sra. da Conceição do Pinheiro, freguesia de N. sra. do Rosário do Sumidouro.
           Habilitou-se de genere et moribus em Mariana no ano de 1775.

3.2 Joaquim Fernandes de Souza, que deu ao irmão noviço bens para compor seu patrimônio.

2.2 pe. Inácio Martins Guedes, nascido no Sumidouro.

2.3 Helena Maria Ferreira, casada com Baltazar Fernandes Teixeira, da freguesia de São Brás da Calheta, ilha da Madeira, filho de Antônio Lobo e Beatriz Rodrigues.
           O casal deixou:

3.1 Manuel Fernandes Teixeira, da freguesia do Rosário do arraial do Sumidouro e habilitado para o sacerdócio.

 

MEIRELES RABELO

Antônio de Meireles Rabelo foi filho de Antônio de Meireles e Antônia Domingues.
           Casou-se com Mariana dos Anjos, aborígene da freguesia de Santo Ildefonso da cidade do Porto (Portugal), filha de João Moreira e Lourença Novais.
           Pais de:

1.1 Leonor dos Anjos, batizada no dia 24 de julho de 1722 na freguesia de N. Sra. do Pilar de Ouro Preto (MG).
           Foi a primeira vez casada com Brás Gomes de Oliveira.
           Viúva, casou-se a 11 de novembro de 1752 na capela de São José, filial da mesma freguesia, com o cap. Francisco Xavier de Souza, batizado a 4 de dezembro de 1725 na freguesia de São Tomé de Caldelas, arcebispado de Braga (Portugal), filho de Manuel de Souza e Maria de Faria.
           Moradores em Vila Rica.
           Este segundo casal teve:

2.1 Francisco Xavier de Souza, nativo da freguesia do Pilar de Ouro Preto e habilitado em 1779 para a vida religiosa. Foi sobrinho paterno do pe. João Batista de Souza (nascido a 24 de junho de 1739 e batzado a 1º de julho em São Tomé de Caldelas e habilitado junto a seu irmão José Antônio de Souza) e sobrinho materno do pe. dr. Antônio de Meireles Rabelo (vigário colado da freguesia do Caeté, MG), ambos ordenados em Mariana.

 

MENDES DE OLIVEIRA

Estêvão Mendes de Oliveira nasceu na vila de Lagares, na Beira da Serra da Estrela (Portugal).
           Casou-se com Maria Bicudo, natural de Taubaté (SP).
           Pais de:

1.1 Margarida de Oliveira, natural de Taubaté e casada com o alferes Jacinto Pereira da Silva, da freguesia de São Pedro de Maximinos (Portugal), filho de José Pereira e Maria da Silva.
           Tiveram:

2.1 Anacleto Pereira da Silva, nascido em São João del Rei e batizado na capela de Nazaré a 1º de outubro de 1743.
           Habilitou-se em Mariana para a vida religiosa.

 

MENDES TEIXEIRA

Antônio Mendes Teixeira foi casado com Sebastiana de Barros.
           Pais de:

1.1 Leonor de Miranda, batizada na Sé do Rio de Janeiro a 23 de agosto de 1702 e casada com o sargento mor José Ferreira da Costa, batizado a 30 de março de 1681 na freguesia de N. Sra. da Vitória, Porto (Portugal), filho de Manuel Ferreira e Maria da Costa.
           Depois de viúvo, José Ferreira se casou com (...). Pais de Eugênia Clara do Sacramento, casada com o cap. Lourenço Gomes de Macedo (pais de José Leonardo de Macedo, clérigo in minoribus em 1766).
           Eles deixaram:

2.1 Clara de Miranda, batizada a 29 de maio de 1725 na freguesia de N. Sra. do Bom Sucesso do Caeté (Vila Nova da Rainha de Caeté) e casada na matriz de N. Sra. da Conceição da vila de Sabará (MG) a 22 de outubro de 1743 com o sargento mor Antônio de Amorim Soares, da freguesia de São Pedro do Souto, vila dos Arcos de Valdevez, arcebispado de Braga (Portugal), filho de Jerônimo Martins e Tecla de Araújo.
           Antônio foi irmão do pe. João de Araújo Aranha.
           Deste casal vieram:

3.1 Antônio Caetano de Amorim Soares, batizado no dia 31 de agosto de 1755 na freguesia de Santo Antônio da Mouraria, no Arraial Velho de Raposos.
           Habilitou-se de genere et moribus em 1779 em Mariana.

2.2 Josefa Maria da Conceição, batizada no dia 29 de dezembro de 1729 na Vila Nova da Rainha (freguesia de N. Sra. do Bom Sucesso, MG) e casada a 4 de fevereiro de 1754 na capela de N. Sra. do Socorro, freguesia de São João Batista do Morro Grande, com o alferes Antônio de Araújo Quintão, batizado a 13 de junho de 1718 na freguesia de São Julião do Calendário, termo da vila de Barcelos (Portugal), filho de Antônio de Araújo e Mariana de Araújo.
           Deles procederam:

3.1 Manuel de Araújo Ferreira Quintão, nascido a 26 de novembro de 1758 e batizado no dia 7 de dezembro na capela de N. Sra. do Socorro (freguesia de São João Batista do Morro Grande).
           Habilitou-se em Mariana em 1766 para receber o estado sacerdotal.

3.2 Antônio de Araújo Ferreira, nascido a 11 de dezembro de 1760 e batizado na capela do Socorro a 18 seguinte.

3.3 Sebastião de Araújo Ferreira, nascido no dia 20 de janeiro de 1763 e batizado na capela do Socorro no dia 31 de janeiro.

3.4 Brás de Araújo Ferreira, nascido no dia 3 de fevereiro de 1765 e batizado no dia 11 na capela do Socorro.

2.3 Eugênia Clara do Sacramento , natural de Caeté (MG) e casada com o cap. Lourenço Gomes de Macedo, da freguesia de São Tiago da vila de Almada (Portugal), filho de Domingos Gomes de Macedo e Josefa Maria.
           O casal teve:

3.1 José Leonardo de Macedo, clérigo in minoribus em 1766 e habilitado para o sacerdócio em Mariana, junto com o irmão Joaquim José.

3.2 Joaquim José de Macedo.

 

MIRANDA E OLIVEIRA

O cap. José de Miranda e Oliveira foi batizado na Sé de São Paulo (SP) e se casou com Maria dos Ouros Veiga, da freguesia de N. Sra. da Conceição da vila de São Miguel (bispado de São Paulo).
           Pais de:

1.1 Maria de São José de Oliveira, batizada na freguesia de Bom Jesus do Monte do Furquim (MG) a 30 de março de 1730.
           Casou-se na freguesia de N. Sra. da Conceição de Antônio Dias, Vila Rica, a 30 de agosto de 1747 com Antônio de Fontes Leal, natural de São Salvador de Barbeita, arcebispado de Braga (Portugal), filho de José de Fontes e Maria Rodrigues Vilarinho.
           Do casal vieram:

2.1 Antônio de Fontes Leal, batizado a 21 de abril de 1749 em Antônio Dias.
           Habilitou-se para o sacerdódio em Mariana.

 

MOREIRA

O sargento mor Tomás Luís Moreira nasceu na freguesia de São Miguel de Leça da Palmeida, comarca da Maia (Portugal) a 7 de março de 1666 e lá foi batizado no dia 9, filho de Domingos Luís Ferreira e Maria Moreira.
           Casou-se em Santo Antônio do Bom Retiro da Poça Grande (MG) com Teresa da Costa Vieira, natural de Salvador (BA), em cuja Sé foi batizada a 17 de fevereiro de 1698, filha de Domingos Gomes da Rocha e Teresa da Costa.
           Pais de:

1.1 Maria do Ó do Sacramento, batizada a 28 de novembro de 1723 na freguesia de Santo Antônio do Bom Retiro da Poça Grande e casada no dia 11 de outubro de 1739 na capela da Soledade (freguesia de N. Sra. da Conceição de Sabará) com Bonifácio Antunes, nascido na vila de Coja (Portugal), filho natural de Manuel Antunes e Mariana Gomes.
           Deste casamento precederam:

2.1 Manuel Antunes Moreira, batizado no dia 8 de março de 1744 na freguesia de N. Sra. da Conceição da vila de Sabará. Habilitou-se em 1755 para o sacerdócio.

2.2 Estêvão Antunes Moreira, nascido no dia 11 de janeiro de 1755 e batizado a 21 seguinte.

2.3 Joaquim Antunes Moreira, batizado na freguesia de N. Sra. da Conceição da vila de Sabará em dezembro de 1757 e habilitado em 1778 para seguir carreira eclesiástica.

 

MOREIRA DA SILVA

O cap. Bernardo Moreira da Silva nasceu no Curral del Rei (MG) e foi casado com Ana Joaquina do Espírito Santo, da mesma região.
           Pais de:

1.1 Ana Felipa de Santiago, casada com o alferes Miguel José da Silva Fernandes, filho de Miguel José Fernandes e Genoveva da Silva Rosa. Com geração no tit. FERNANDES.

1.2 pe. Francisco de Paula Moreira.

1.3 (...). Pais de:

2.1 pe. Antônio da Rocha Franco, primo do pe. Bernardo José da Silva (tit. FERNANDES).


Retornar para Genealogias e Artigos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.