Introdução
Os cientistas estão conformes de que a África teria visto o nascimento de uma espécie que se transformaria lenta e progressivamente no que hoje conhecemos como Homem.
Diversas teorias tentam explicar o que teria ocorrido nesta parte do planeta para induzir tal passo evolutivo. Uma delas, que ganha adeptos bem depressa, acha que em sua jornada pelos oceanos, o continente africano teria colidido com o território hoje conhecido como península arábica.
O choque das duas placas tectônicas provocou uma gigantesca rachadura no leste africano, hoje denominado de Vale do Rift ou Grande Depressão Africana. Este desastre provocou o surgimento de cadeias de montanha que impediram a circulação do ar fresco vindo do Oceano Índico e, com isso, desertificaram o leste africano.
A selva naquela área foi aos poucos definhando e se transformando em savana. Os animais lá viventes tiveram de se adaptar e daí teria surgido a necessidade de alguns primatas locais desenvolveram uma postura ereta.
Segue o Plioceno Inferior Africano
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.