ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Escócia - Terras Altas - Easter Ross

Wick

Ao norte de Easter Ross, de Dornoch até Thurso (no norte da Escócia), está a região chamada Caithness desde tempos imemoriais e habitada principalmente pelos conhecidos pictos até sua dominação pelos escotos.

Nos séculos IX e X, os viquinques ali se estabeleceram. Wick, por exemplo, era uma importante colônia de escandinavos.
Costeando a Caithness, a estrada vai subindo até uns 200 metros acima do nível do mar. Assim, pelo trajeto, se vê o mar lá embaixo. Ao fundo duas plataformas de petróleo.

Chegamos a Wick, uma cidade costeira. Ali vimos o Wick Heritage Center, um museu de 22 cômodos centrado na indústria pesqueira local e nos séculos XIX e XX. O ambiente é escuro, como deveria ser nesse período.

Nela se pode visitar fábricas de vidro e ver como objetos de vidro são feitos.

Seguimos para John O'Groats (alguns pronunciam-no tão fechado que sai o-gruts). No meio do caminho passamos para ver o Vicking Heritage Center, perto da cidadezinha de Auckengill. Umas poucas peças pictas expostas e ninguém especializado para dar explicações.

A estrada passa por Gospiel (onde há no alto do morro uma imagem de Cristo ou de Nossa Senhora. Estava muito longe para distinguir) e vai seguindo o mar num desnível de cerca de 200 metros. Vê-se o Mar do Norte e duas plataformas marítimas ao longe.

No caminho se passa por três "cairns" (câmaras mortuárias neolíticas), que visitamos dois dias depois.

A mais bonita, a de Camster, fica a 8 km da estrada para John O’Groats, por uma das famosas estradinhas de uma só pista e pontos de passagem.

O conjunto é uma área grande de pedras empilhadas, em forma de um montículo comprido. Há duas entradas para duas câmaras distintas. A primeira tem uma passagem muito estreita. A segunda é bem maior. As passagens levam à câmara, hoje reconstruída e com plástico transparente no teto, para iluminar o interior.

Ao lado, um cercado redondo de pedras, onde certamente eram realizados os atos religiosos.

O segundo cairn (Hill o' Many Stanes) fica a 1 km da estrada e é um conjunto de pedras pequenas alinhadas. De cima se percebe que são alinhadas como um "tabuleiro" de dardos, isto é, todas convergindo para um centro.

A terceira, Cairn of Get, a 1,2 km da estrada. Não chegamos a ver, pois não havia indicações de onde ficava.

 

Segue John O'Groats ...

Índice da Escócia



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.