Almería
De Lorca fomos a Almería, uma cidade simpática, mas com um casco viejo horroroso: aquilo que se imagina de uma casbah, ruas estreitíssimas e casas de aspecto meio abandonado.
Nos subúrbios da cidade há casas construídas nas covas das encostas. Algumas são modernas e assim fogem dos rigores do verão e do inverno.
A alcáçova é a maior fortaleza construída na Espanha. Hoje ela está sendo reformado e já conta com jardins luxuriantes, calçadas arrumadinhas e as canaletas para a água correr até as fontes.
Há uma casa muçulmana (quadrada, com uma área de serviço central e cômodos nas laterais), a casa do alcaide (com vistas para um jardim e piscina, por um lado, e para as muralhas do castelo que ligam ao resto da fortaleza, situada no morro vizinho), as ruínas dos banhos árabes e a parte medieval (bolas para catapultas, canhões, o salão de la Homenaje)
Santa Fé de Mondújar
A seguir fomos à vila de Santa Fé de Mondújar, onde estão escavando um povoado da cultura de Los Millares (povos autóctones com contatos com gregos e fenícios, sem que se saiba como se dava esse contato: se os estrangeiros vinham à Espanha, se os nativos iam ao Oriente ou se um outro povo realizava a ponte).
São estruturas arredondadas e necrópoles megalíticas de passagem (câmaras de pedras recobertas de terra e grama)
Segue Guadix ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.