ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Espanha - Castilha-León

Covarrubias e Silos

Covarrubias

De Clunia Sulpicia fomos a uma rápida visita a Covarrubias. O caminho desce pela garganta profunda da serra de Mablas. As encostas se inclinam por sobre a estrada como gigantes esperando o carro passar.

Ali foram achadas marcas das passagens dos iberos da tribo dos turmódigos, dos romanos e dos visigodos.

O conde D. Garcí Fernández estabeleceu sua residência no vilarejo de Hortigüela, sul da província de Burgos, e levou os ossos de seus pais, os condes Fernán González (herói castelhano, que se proclamou soberano de Castela, falecido em junho de 970) e Sancha, para o mosteiro de San Pedro de Arlanza, ereto em 912. Esses ossos ali permaneceram até serem transladados para a igreja de Colegiata de Covarrubias.

mosteiro de San Pedro de Arlanza

Diz uma lenda que Gonzalo Fernández, pai de Fernán González, teria em 912 se encontrado, ainda jovem, um anacoreta de nome Pelaio, da ermida de San Pedro, que profetizou que seu filho Fernán se tornaria o conde de Castela. O conde erigiu a ermida de São Pelaio sobre a cova onde morava o ermitão. Mais tarde, no século XI, esta ermida foi ampliada e transformada em mosteiro, consagrado a São Pedro.

Garcí Fernandez retomou as batalhas do pai contra os sarracenos de Castela, unificando a região. Comprou a vila de Covarrubias aos monges de Valeránica e ali fundou o infantado de Covarrubias, com jurisdição civil e eclesiástica sobre um imenso território, que se estendia em grande parte das atuais províncias de Burgos, Santander, Álava, Logroño e Palência, compreendendo 70 vilas e igrejas, 20 mosteiros, quintas, montes, prados etc. O infante detinha, inclusive, poderes para anular decisões do conde soberano de Castela e até do próprio rei e dos bispos.

Quando Garcí morreu, sua filha Urraca se tornou a soberana do infantado. O infantado atravessou uma crise gravíssima quando da morte da infanta Dona Sancha e do rei de Castela Sancho III. Não havia quem pudesse ocupar a sede vacante e o novo rei de Castela, Alfonso VIII, confiou o infantado ao arcebispo de Toledo. Mas Fernando III, neto de Alfonso, por incitamento de sua mãe Berenguela, retomou o controle da região, restituindo a primitiva autonomia ao infante D. Felipe, filho de Fernando III.

D. Felipe foi educado pelo arcebispo de Toledo, Rodrigo, e aos doze anos já era cônego de Toledo. Aos dezesseis anos foi eleito abada da Colegiata de Valladolid. Aos dezessete foi a Paris com São Tomás, para assistir às lições de Santo Alberto Magno. Em 1248, assumiu a abadia de Covarrubias.

Nas muralhas da cidade fica o torreão de Fernán González, também chamado de Dona Urraca, pois um lenda popular garante que ali foi emparedada uma condessa desse nome.


Santo Domingos de Silos

Dali fomos à vizinha cidade de Santo Domingos de Silos, em cujo convento se rezam às 7 horas da noite (ou 8 horas nas quartas-feiras) as Vésperas, cânticos gregorianos em latim, o famoso canto chão. Ao fim da cerimônia, os frades se dirigem à capela ao lado, onde rezam defronte ao iluminado sarcófago de São Domingos. Por fim, apagam as luze, fecham as portas e vão cear, deixando o esquife do santo iluminado na escuridão.

Não sei o porquê mas o pessoal dessa cidade nos confundiu com franceses. Em três ou quatro vezes nos ofereceram impressos ou deram explicações e saudações em francês. Acho que foi o ar parisiense da Mithiko (tudo invenção do Marco, rebate ela).

No dia seguinte fomos conhecer o norte da província.

 

Segue Sedano ...

Índice da Espanha



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.