ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Espanha - La Rioja

Santo Domingos de la Calzada

Estivemos em Santo Domingo de la Calzada, em cuja Catedral está enterrado o santo.

Diante de seu altar, sobre a porta de entrada da igreja, numa janela envidraçada ficam permanentemente um galo e uma galinha brancos. Diz-se que uma família de peregrinos do Caminho de Santiago parou na vila para dormir. A filha do estaleiro deu em cima do mocinho que vinha com os pais, mas ele nem deu bola (talvez cansado da viagem). Com raiva, ela colocou um caneco de prata na bolsa dele. No dia seguinte, quando a família se foi, ela denunciou o "roubo" à autoridades.

Pela lei vigente, ele foi condenado à morte e enforcado. No dia seguinte à execução, os pais foram buscar o corpo do filho e encontraram-no vivo, atribuindo o milagre a São Domingos. Testemunhas foram ao corredor contar-lhe o prodígio, mas a autoridade disse que o rapaz estava tão vivo quanto o galo e a galinha que estavam assados sobre a mesa. Imediatamente o galo e a galinha se levantaram e puseram a cantar. Por isso, a igreja do santo conserva as aves vivas, como recordação permanente do milagre.

Na saída passamos por Laño, um vilarejo onde o diabo perdeu as botas, ponto final de uma estradinha. Tencionávamos ver o eremitério de Las Gobas, mas já era muito tarde e estava escuro.O eremitério é uma caverna onde viviam eremitas no passado. Em uma das grutas há no chão covas em que eram enterrados anacoretas no passado.

 

Segue Bilbao ...

Índice da Espanha



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.