L' Escala
Fomos a L'Escala, costa norte da Catalunha.
Um vídeo nas Ruínas de Empúries mostra que ali viviam as tribos atrasadas dos pastores indigetas, ceretanos, bergistanos e ausones. Na mesma época, na Grécia e Turquia viviam povos adiantados e cultos, que cultivavam as ciências, o teatro, a música, construíam templos enormes em pedra, com colunas e capitéis decorados. Esse povo adiantado, os gregos fócios, expandiram seu comércio até Massália na França. Dali para a Espanha, onde estabeleceram-se numa ilhota no século VI a.C. Crê-se que os primeiros povoadores eram comerciantes etruscos e fenícios.
A comunidade indígena certamente continuou morando nas vizinhanças e desfrutando das mercadorias trazidas pelos helênicos. À medida que o comércio se expandia, construíram nova cidade no continente, a Neápolis (cidade nova). Os gregos passaram a chegar para morar na colônia. A cidade antiga é insular. Palaiápolis (cidade velha) foi mantida. Os gregos chamavam essas vilas de Empórion (literalmente, armazém).
Hoje o vento assoreou o canal e a Palaiápolis ficou soterrada sob a areia. Ambas ficaram, pois, no continente.
A Neápolis é grande. As fundações de casas (de frente para o mar), templos e hospital (um local dedicado ao deus da medicina Asklépios (Esculápio). Certamente havia egípcios na colônia, pois há um templo a Serapíeion (Zeus Serápis), divindade de origem egípcia. Foi encontrada também uma igreja paleocristã (séculos IV a VII), indicando que foi também ocupada nessa época.
A expansão do império romano não afetou Emporion, que tinha caráter essencialmente comercial. Com as Guerras Púnicas, os romanos construíram ao lado de Neápolis uma enorme cidade murada no século III a.C. Depois da vitória dos romanos sobre os cartagineses, a cidade romana cresceu. A Neápolis e a Palaiápolis se tornam o bairro portuário da cidade romana. Emporion só perdeu importância quando a colônia de Barcino (Barcelona) começou a centralizar o comércio naval regional.
O assentamento original dos gregos aportou padrões culturais novos para os indígenas das vizinhanças. Essa cultura indígena resultante das inovações trazidas pelos gregos e fenícios foi chamada de ibérica e se expandiu por quase toda a península. Onde ela atingiu populações celtas foi chamada de cultura celtibera.
Filgueires
Quando estive estudando em Barcelona em 2008 fui com uma colega italiana a Filgueiras conhecer o Museu de Salvador Dali.
É uma coletânea de arte non sense. As obras em geral são baseadas na composição de partes do corpo humano, figuras mitológicas, animais ...
Um pouco mais comportadas são as jóias. Algumas se abrem como sacrário, há um coração de ouro em cujo interior há pedras preciosas vermelhas que um mecanismo faz pulsar como um coração de verdade.
Segue Barcelona...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.