Gibraltar
Entramos por La Línea para conhecer a Rocha de Gibraltar, uma possessão britânica no Estreito de Gibraltar.
O nome deriva de Jebel Tárique, monte de Tárique (comandante que dirigiu a primeira incursão dos muçulmanos na Espanha, em 711). Antes, era conhecido pelo nome dado pelos geógrafos gregos: Pilar de Hércules.
Todos ali falavam inglês conosco, mesmo quando nos dirigíamos a eles em espanhol. Mas entre eles conversavam em espanhol.
Para variar, "alguém" foi parada na ida e na volta, para checagem do passaporte. Quando o Marco apresentava o dele, os agentes balançavam a cabeça, indicando ser desnecessário. Nada como ser de país desenvolvido ...
Alugamos um "tour" que nos levou às Cavernas de St. Michel, aos macacos e por uma volta pela ilha.
As Cavernas estão iluminadas, destacando a miríade de estalactites, que assumem formas lindíssimas. A acústica ambiente é excelente e o tempo inteiro se escutam músicas clássicas.
Uma coisa curiosa é que para entrar na ilha se tem de cruzar a pista do aeroporto. Na volta à Espanha, o semáforo fechou diante de nós para que um teco-teco pudesse decolar.
Algeciras
De Gibraltar, contornando a baía, chegamos a Algeciras, de onde partem as barcaças para Ceuta e Tânger.
Duas senhoras simpáticas se puseram a conversar conosco e por intermédio delas ficamos sabendo da bronca dos locais contra o enclave inglês. Diziam: "Imagine! Eu, cidadã espanhola tenho de apresentar passaporte e ser aceita por ingleses em meu próprio território". Esses ingleses ...
Tarifa
Passamos também por Tarifa, onde chegamos no fim da tarde. Pouco antes da cidade, tiramos uma fotografia junto a um desses cataventos para geração de energia elétrica de larga escala. É realmente gigantesco. A pá vai fazendo um ruído ritmado à medida em que o vento a gira.
A cidade é considerada a que mais venta na Espanha, devido ao gargalo que Gibraltar faz no Mar Mediterrâneo. Por isso, pelas ruas da cidade há pesadas correntes de ferros presas às paredes das casas, para que as pessoas a ela se agarrem durante a ventania.
Ali também, pela mesma razão, é realizada uma importante competição de vela e windsurf.
Numa das praias, um forte antigo vigia a entrada do Mediterrâneo.
Segue Cádiz ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.