Guernica
No dia seguinte fomos conhecer Guernica, onde a aviação nazista bombardeou, a pedido do Generalíssimo Franco, a população da cidade, que resistia ao governo revolucionário. Foi o primeiro ato do gênero no mundo e acabou sendo o tema de um famoso quadro de Picasso.
Um oficial alemão, ao ver a obra, comentou com o pintor: "Mas você fez uma coisa horrível!". Picasso, imperturbável, respondeu: "Não fui eu que fiz isso, foram vocês".
A cidade é muito pequenina e agradável.
Perto do edifício do governo local está o famoso carvalho, o único que escapou ileso à sanha nazista e que, por esse motivo, se tornou o símbolo da resistência basca.
De Guernica fomos à vizinha cidade de Cortézubi para ver as Covas de Santimamiñe, com pinturas rupestres pré-históricas. Advinha! - estava também fechada ao público.
Azpeitia
Visitamos o Santuário de Santo Inácio, em Loiola, em Azpeitia. Ali fica a casa que o avô dele fez e para onde foi levado gravemente enfermo defendendo o castelo de Pamplona de ataques mouros. Na casa fica o quarto onde ele ficou se recuperando e se converteu em soldado de Cristo. Foi o fundador da Ordem dos Jesuítas, a qual pertenceram São Francisco de Xavier e José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil.
Segue Sán Sebastián ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.