De St. Jean-Pied-de-Port, na França, subimos os Pirineus por uma estradinha estreita e mareante até Arnéguy, a uma altura de 1.400 metros. Do outro lado da fronteira descemos rumo a Roncesvalles, a Orreaga dos bascos e a Ronzesbals dos aragoneses.
Roncesvalles entrou para a história como o sítio em que os sarracenos impuseram aos exércitos carolíngios uma derrota ímpar em 15 de agosto de 778. Nessa batalha pereceu Rolando (ou Roldão), um conde sobrinho do próprio Carlos Magno, rei dos francos, e um dos Doze Pares de França. Baseado nele foi escrita La Chanson de Roland, um poema épico datado do século XI, considerada a mais antiga das canções de gesta escritas em uma língua românica.
Em Roncesvalles está sepultado o rei Sancho VII, o Forte, comandante dos exércitos navarrenses na batalha de Navas de Tolosa, decisiva para a Reconquista dos territórios em poder dos árabes. Sancho morreu em 1234.
Segue Pamplona ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.