Passamos por Zamora, onde teria nascido meu ancestral Diogo de Lara, tronco de todos os Laras paulistas. Pesquisei no arquivo eclesiástico, onde há livros que se iniciam no século XV, mas não apareceu um único indício dessa família na cidade.
Zamora é uma cidade grande, com prédios sóbrios e bonitos e avenidas movimentadas.
A cidade fica às margens do largo rio Duero. Ela foi murada no passado, mas esse centro velho não está muito bem conservado.
Embora se afirme que no século V ali era sede apostólica do bispo Pedro, os documentos só confirmam o bispado a partir do século IX, sendo Santo Atilano seu bispo.
As tropas de Al-Mansur arrasaram a cidade e o bispado foi incorporado pelo de Astorga até o ano de 1124, quando Bernardo foi nomeado bispo de Zamora.
Os edifícios mais antigos da cidade são suas inúmeras igrejas e restos de muralhas. Numa dessas muralhas fica a entrada para o castelo conhecida como Portillo de la Traición, pois nele o rei Sancho II foi morto por partidários (e talvez a mndo do próprio) de seu irmão Alfonso III.
Segue Tordesilhas ...
Índice da Espanha
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.