ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Oregon

Astoria

Astoria é pequena, mas com casas bem conservadas, a maioria nas encostas dos morros. Um lugarzinho muito atraente. Aqui é considerado o "Graveyard do Pacífico", pela quantidade de navios afundados.

Os museus não são interessantes como os que vimos visitando, mas dão para distrair quem está de férias, à procura de gastar o tempo. Visitamos o Heritage Musem, um prédio de dois andares. No primeiro, informações (poucas) sobre os índios da região (os Clatsop, do grupo Chinook, leia tchênúk), sobre pescadores e madeireira.

Um incêndio destruiu cerca de um terço da cidade, inclusive o forte Astoria, onde a cidade começou. Apesar de os edifícios serem de alvenaria, as labaredas derreteram as construções e destruíram quarteirões.

No lugar onde foi o forte Astoria, apenas uma reprodução de uma das torres e umas placas descritivas. Nele a única referência a Jane Barnes, taberneira inglesa e prostituta, que ali viveu, mas voltou à Inglaterra. Disse a recepcionista do Visitor Center que já houve na cidade uma parada com o nome dela.

Um dos pontos altos, nos dois sentidos, de Astoria é o Astoria Column. Um morro com uma construção em forma de farol em chaminé. Do alto do morro a visão é paradisíaca. Por um lado se vê abaixo o rio Columbia passar por baixo da ponte e se encontrar com a Young's Bay (uma baía formada na confluência dos rios Young e Lewis-Clark). Nessa junção há um enorme banco de areia chamado Desdamona Sands. Os dois rios seguem viagem por mais algumas centenas de metros até entrarem no mar por um canal entre dois quebra-mares, como já falamos.

Também se divisa os cursos do rios Young e Lewis-Clark.




Pelo outro lado, a colina de Astoria Column é cercada por um mar de pinheiros a perder de vista.

Descendo a colina fomos ver o Fort Clatsop, onde teria sido o final da trilha de Lewis-Clark. Eles acamparam em Washington, perto de onde é hoje o pé da ponte. Dias depois foram para o sítio do forte Clatsop. Há uma réplica do forte, bem como o porto por onde teriam desembarcado.

Estivemos no South Jetty (margem esquerda do rio, pertíssimo do ponto onde ele entra no mar) e na Columbia Beach, onde está parte da carcassa do navio Peter Iredale, que ali naufragou em 1905. A água da praia é escura e fria, como esperado, mas muitas pessoas se aquecendo ou simplesmente passeando. O vento, forte, constante e frio, não animava ninguém a "pegar um bronze".

Saímos de Astoria para Portland por meio do mar de pinheiros. O caminho atravessa uma cadeia alta chamada Coast Range.

Segue Portland...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.