ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Nebraska

Bridgeport

Passamos a noite em Bridgeport. Na manhã seguinte fomos ver uma formação rochosa em fora de "butte", a Courthouse e Jail Rocks. Contam que essa era a primeira formação a quebrar a monotonia dos prados sem fim na Oregon Trail.

Volta-se à cidade e por outra estrada se vai à Chimney Rock, a mais famosa das formações do Oregon Trail, em forma de chaminé. Os índios a chamavam de Pênis do Antílope.

Eu achava (li em algum lugar), que ela se destacava da pradaria. Porém, junto a ela há outra formações, inclusive maiores. Fica, todavia, a estranha forma do morro.

À frente da Chimney Rock o Visitor Center. Entre eles uma "prairie dog town" e, segundo os cartazes, muitos cascavéis.

No Centro de Visitantes há efemérides (1812-1994), destacando as figuras mais ilustres que ali passaram. Noutro canto, uma visão geral da viagem: os mapas de Fremont, o cotidiano, a amizade dos índios, doenças e mortes.

Uma estrada de terra leva a um ponto mais perto do morro, onde está um velho cemitério.

Voltando à rodovia, se passa por um lugar perto da vila de (Beltelda?) onde -dizem - há traços e sulcos dos antigos carroções de pioneiros, mas não conseguimos achar o local.

Poucas milhas adiante uma outra formação conhecida: Scott's Bluff (segundo uma norma do Geographical Society local os toponímicos não levam mais a apóstrofe). É ilusão pensar em fotografar o que os pioneiros viam. Casas e antenas maculam a visão.

O tempo vem ajudando. O ambiente é, às vezes, frio, mas o sol é forte.

Segue a Redus ...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.