O alvo seguinte foi Leavenworth, a primeira cidade do Kansas, pequena e bonitinha. É uma espécie de Resende (RJ), no tamanho e por viver em função do forte de mesmo nome. O forte, agora totalmente moderno, foi construído pelo coronel Henry Leavenworth em 1827 para proteção das caravanas que iam para o Oeste.
Por muitos anos o forte foi a base de operações na fronteira dos territórios indígenas. Em 1839 o coronel S. W. Kearny atacou os cherokees com a maior força de cavalaria até então juntada pelo exército americano.
Desse forte saiu em 1846 o coronel A. W. Doniphan para atacar os exércitos mexicanos na guerra de expansão dos Estados Unidos.
O forte serviu como armazém geral para os pioneiros que rumavam para o oeste em meados do século XIX.
Quando o território do Kansas foi organizado em 1854, o forte serviu de sede ao governador Andrew Reeder.
Nele se graduou com as melhores notas da classe o major Dwight Eisenhower, comandante-chefe dos exércitos aliados na 2ª Grande Guerra e depois presidente dos Estados Unidos.
Segue Liberty ...
Índice dos Estados Unidos
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.