Dia seguinte. Fomos ver o Monument Valley (1) , onde foi rodada a maioria dos faroestes.
Já na entrada do parque há um vale perto do morro chamado El Capitán. O Monument ficava mais adiante, já no Estado de Utah.
O parque é um vale de terras castanho claras a perder de vista. No meio, e principalmente nas montanhas que circundam o vale, formações rochosas semelhantes à da Vila Velha (PR), só que muitíssimas maiores. Figuras várias foram esculpidas nos morros pela ação dos ventos e das águas: elefante, camelo, as Irmãs, um tótem etc.
No Monument há um lugar particularmente genial: a Artist's View. Ali se vê a seus pés um vale com mais de 30 km de largura e mais de 60 de comprimento. Os buttes (morrotes parecidos com laterais íngremes, porém topo irregular) são altíssimos. A todo momento parece que lá em baixo vai surgir uma diligência perseguida por índios ou bandidos.
A paisagem parece mais calma que desolada, ao contrário de Acoma.
Os carros andam pelas estradas de terras por entre os buttes. Entre os mais interessantes está a Ford's View (que aparece nos filmes de Glen Ford).
Os índios são muito pidões. Um, já bêbado, contou que vinha de Utah e pediu "a couple of dollars". Eu fingi de gringo tapado e dei a ele um sanduíche que ia mesmo jogar fora porque tinha caído no chão. Ele, meio decepcionado, aceitou. Achou melhor ganhar o pão do "gringo burro" a ficar no "prejuízo". Na volta do Monument Valley um outro me perguntou se eu era de Nova Iorque (pela placa do carro). Eu confirmei e entrei rápido no carro antes do pedido, mas ele fez questão de apertar minha mão e se apresentar. Aí olhou para a Mithiko e perguntou se era irmã do Bruce Lee. Alguém no meu lado ficou tiririca.
Segue para o Grand Canyon ...
Índice dos Estados Unidos
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.