ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Califórnia

Praias de Santa Monica, Malibu e Venice

Ao fim da tarde fui visitar um velho conhecido: o Oceano Pacífico. Lá lavei minhas mãos para tomar posse dele na praia de Santa Monica.

Santa Mônica

A praia é meio feiosa: mar aberto e que puxa muito; areia solta (como no Rio), mas escura (como as de Santos). Ao invés de conchas, há cascalho. Acho que surfam para não ter de pisar no chão. Apesar de verão, o vento é frio. Várias duplas jogavam vôlei de praia e há sinais de "buggies" nas areias. Na praia há um grande espaço público com quadras de tênis, estacionamento, sanitários etc.

Malibu

A outra praia que estive foi a de Malibu. Ela é também muito feinha. Corre por detrás de um parque estadual, tem uma faixa estreita de areia e um mar forte. A areia perto do mar é bastante inclinada, dando a impressão de ser uma praia "do tombo". Além da arrebentação fica um bando de surfistas esperando "a boa". Vez por outra um arrisca numa onda.

Entre essa praia e a de Santa Monica praticamente não há praias e as ondas batem nas pedras.

Venice

No dia seguinte fomos a Venice Beach, a mais bonita delas, sem ser a 8ª maravilha do mundo. No caminho almoçamos num restaurante brasileiro, o Café Brasil, na Venice Boulevard. A faixa de areia é bem mais larga, como nas praias brasileiras, embora conserve o cinza. A partir de certo ponto ela não apresenta cascalho. O povo não é tão limpo e se vê inúmeros tocos de cigarro e copos de isopor na areia. Margeando a areia há uma ciclovia e uma "pedestrevia" paralelas que terminam num estacionamento. A partir desse estacionamento só casas às margens da areia. Apartamentos de no máximo três andares, muito bonitos e conservados, com grandes janelas de vidro ou varandas.

Segue Hollywood ...

Índice dos Estados Unidos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.