Fomos a Salem dar uma sapeada. O centro administrativo foge completamente ao padrão "Basílica de São Pedro". A cúpula do State Capitol tem o formato utilizado de um balde emborcado. No topo, a imagem dourada de um pioneiro. Os prédios em volta são ultramodernos, mas os subúrbios não são ricos e arrumadinhos. Parece que os latinos e crioulos também são em grande número aqui.
Daqui para o sul, os pinheiros são aqui e ali sendo substituídos por pastos e lavouras. À esquerda vai -nos acompanhando a Cascade Range, completamente verde e razoavelmente alta. A topografia passa a ser ondulada numa sucessão infinda de morros.
Essa região (Washington e Oregon) tem a madeira como base econômica, mas não exploram muito o passado de madeireiros e navios mercantes. Figuras tipo Paul Bunyon poderiam ser exploradas como os índios/cavalaria no meio-norte, os mineradores da Califórnia, os fora-da-lei no meio-sul ou os creoles/cajun na Lousiana. Pena que não tivemos mais tempo para garimpar nos museus histórias sobre os lenhadores que primeiro povoaram esta região.
Aqui e acolá se vê pilhas e mais pilhas de troncos de árvore com aspersores em cima para molhá-las e evitar incêndio.
Segue Gold Hill ...
Índice dos Estados Unidos
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.