ícone carta
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - Estados Unidos - Califórnia

San Francisco

O trem chega a Oakland e dali até San Francisco o trajeto deve ser feito de ônibus, atravessando a ponte Bay Bridge que liga Oakland a San Francisco. Os hotéis estavam cheios e, depois de muita procura, conseguimos hospedar-nos no motel Cow Hollow na Lombard Street a US$ 87,00/dia.

Na manhã seguinte resolvemos atravessar a Golden Gate Bridge à pé, caminhando desde Lombard Street. O tempo estava um pouco nublado e ventando muito. A ponte é vermelha e praticamente toda de aço. Existe uma passagem lateral que permite aos pedestres travessá-la. A travessia dura cerca de 30 minutos, com direito a forte ventania. No caminho, vimos duas focas nadandoe inúmeros atletas praticando windsurf.

De lá seguimos à pé em direção ao embarcadouro Fisherman's Wharf, para pegar um cruzeiro que passa ao lado da prisão da ilha de Alcatraz, desativada em 1968 (?), e que de 1969 a 1971 foi ocupada pelos índios exigindo exigiam terras (o MST deles, talvez). Agora é um museu que pode ser visitado.

O barco vai até o Golden Gate e dá a volta numa pilastra. Venta-se demais no passeio. Todo o percurso dura 1 hora e 15 minutos, e custa US$ 15,00/pessoa .

No Embarcadouro 49 (Pier 49) existem atracadouros em madeira, onde dezenas de focas ficam descansando. Um alto falante amplia o som dos bichos. Um cachorro burro achava que um alto falante estavam latindo para ele e não parava de "bater boca" com ele.

De lá caminhamos até Lombard Street, uma avenida que cruza um dos morros da cidade. Do topo da rua, a cidade parece ficar lá em baixo, com as luzes piscando longínquas. Olhando na outra direção, a rua serpenteia em meio a jardim muito bem cuidado. Esse jardim já foi mostrado em filme e tinha um lote de japoneses, chineses e alemães fotografando ou filmando os carros descerem devagar nas curvas.

O último dia em San Francisco foi dedicado a andar de bondinho ("cable street car"). Há três linhas, mas um dos trechos teve problemas porque um dos bondinhos quebrou. Compramos bilhete válido para o dia inteiro. Já no primeiro - adivinhem!!! - o motorneiro era carioca. Os bondinhos sobem ladeiras incríveis. O mais bonito é um que desce a Hyde St., dando direto para a baía de San Francisco, defronte à ilha de Alcatraz. Nos finais de linha ele é colocado num trilho fixado sobre um círculo de madeira e, então, girado para voltar à outra linha.

Fomos também à Coit Tower, erguida no alto de uma colina, a Telegraph Hill (haja fôlego para chegar lá em cima!). A vista vale a pena. Dali se avista a torre da Transamérica, a mais alta de San Francisco e que parece a torre da igreja matriz de Araras (na via Anhanguera). Por 3 dólares se pode subir por dentro da torre, mas pareceu-nos que o ganho de visão seria irrisório.

Para descer da Coit Tower, recomendamos uma trilha sobre uma passarela de madeiras, cheia de escadas e entradinhas para as casas na encosta da colina. Ela passa em meio a jardins que mais pareciam florestas.

Estivemos também na Catedral de São Pedro e São Paulo (perto da Coit Tower).

A maioria das casas tem estilo vitoriano, muito bem cuidadas, parecendo novas, em cores claras e alegres.
Não vi nada daquilo que falam das pessoas esquisitas pelas ruas. Nada que não exista no Brasil. Nova Iorque tinha mais tipos "diferentes", malucos.

A Chinatown (a maior dos USA) eu só vi quando peguei um bondinho que acaba lá. Também nada excepcional.
San Francisco é muito cara e o clima muito frio. O pessoal de lá diz que Frisco é a única cidade no mundo com ar condicionado. Mark Twain disse que o pior inverno da vida dele foi quando foi veranear em São Francisco.

Segue Calistoga ...

Índice dos Estados Unidos

Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.