ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - França - Borgonha-Franche-Comté

DIJON

Saímos de Chambéry a caminho de Dijon, nossa próxima parada. No caminho, fomos ver o sítio de Bibracte, onde Vercingetorix teria formado o exército que tentou sem sucesso barrar o avanço do Império Romano.

O monte Breuvray, onde está o sítio, fica a pouco mais de 20 km de Autun. Mas aviso: a cidade se esvaziou e nada resta no lugar, senão o maravilhoso museu.

Dois andares repletos de objetos recuperados no lugar são apresentados de maneira que eu nunca havia visto: painéis iluminados, outros de vidro com legendas em tinta luminosa, dioramas etc. Em particular um painel com pequenos orifícios e neles encaixadas moedas cunhadas em toda Gália.

Dia 27 tiramos para conhecer Dijon, a antiga capital do ducado de Borgonha.

A cidade estava com um ar alegre, lotada de gente. Os edifícios lembram o passado medieval e estão muito bem cuidados.

Estivemos na catedral de Saint-Bénigne, onde alguns dos duques foram enterrados, trazidos de sua sepultura original (capela de ____). Mas ninguém na catedral soube dizer onde estariam eles.

Diversos nobres buscaram a catedral para último descanso. Há jazigos monumentais e lápides no solo de pessoas que foram importantes à sua época.

Percorremos as ruas do centro da cidade. Visitamos o palácio ducal, onde há uma interessantíssima amostra de arte religiosa e leiga. Dizem que os túmulos dos duques estariam ali, mas em verdade há apenas cenotáfios de dois deles.

Estivemos na monumental igreja de São Miguel, em estilo gótico flamejante (dizem!).

Por pura falta de tempo, não fomos ao Museu de Arqueologia, que prometia.

Mas preferimos conhecer a abadia de Cîteaux, a mãe das abadias cistercienses.

Mas, desilusão!, os prédios foram todos renovados.

O lugar é cortado pelo canal das Cem Fontes e tinha sido recentemente adubado, pois o cheiro de adubo de gado estava por todo canto.

Segue para Alesia ...

Índice da França



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.