ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - França - Nova Aquitânia

GRUTA DE LASCAUX

Dia 4. Fomos conhecer a famosa gruta de Lascaux II, perto da vila de Montignac. Uma reprodução exata, embora feita de cimento, da gruta original.

Estávamos na fila e uma garotinha, Juliette chorava querendo colo. Eu fiz cafuné na cabeça dela e ela não gostou. Falava pra mãe que eu mexi na cabeça dela e me apontava com o dedinho. Não entendi bem, mas parece que ela falava "vieux" (velho) enquanto me apontava. Depois que conseguiu o colo, ficou feliz, dava tchauzinho para nós e sorria.

O grupo entrou numa primeira sala, onde a guia mostrou os elementos que iríamos ver e contou um pouco sobre o Cro-Magnon, retratado como um baixinho, peludo e arqueado, quando em realidade chegava a 1,84 m de altura e tinha traços iguais aos nossos.

Duas são as principais salas, repletas de desenhos coloridos, geralmente em preto, vermelho e ocre, as tintas disponíveis nos minerais e carvão disponíveis.

A segunda, bem mais estreitas, os animais, exceto um cavalo parecem que caminham em direção à entrada da gruta.

Os animais mais representados são os cavalos, geralmente com cabeça pequena e sem as patas, os mamutes, alguns caprinos e bisões. Curiosamente faltam ursos nas pinturas.

Na saída perguntei à guia se a existência da caverna-catedral não mostrava já um certo sedentarismo e ela concordou. Perguntou de onde éramos e disse que falávamos bem o francês.

Passamos, mas não entramos no sítio troglodita de La Madaleine por acharmos que não valeria gastar tempo ali. Mas o senhor ali nos indicou visitar a gruta de Rouffignac, que tinha imagens originais.

Segue para Les Eyzies de Tayac ...

Índice da França



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.