ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Inglaterra - East Sussex

Battle

Segundo um monumento em francês ereto em memória do rei Harold defronte a abadia local, o lugar antes se chamava Serilac. As ruínas da Abadia de Battle se encontram na pequena cidade de Battle, 5 milhas (8 quilômetros) a noroeste de Pevensey.

Ela foi erecta pelos normandos, como cumprimento de uma promessa pela vitória sobre os saxões na batalha que se deu no campo em frente à abadia. O campo onde ocorreu a batalha é inclinado e a abadia (construída onde caiu morto o rei Harold) fica na parte de cima.

campo de batalha

Na manhã de 14 de outubro de 1066, no topo da colina defronte à abadia, estavam as tropas do rei saxão Harold. Ao pé da colina, os normandos, acompanhados de flamengos, franceses e bretões, todos comandados por Guilherme. Boatos da morte de Guilherme fizeram os saxões avançarem sobre os invasores, mas Guilherme levantou o elmo, desfilou em frente à tropa para mostrar que estava vivo e ordenou o ataque no espaço aberto nas costas dos saxões atacantes. Com isso, dividiu as tropas inimigas e conseguiu ganhar a batalha e, com ela, a Inglaterra. Contou, ainda, com a exaustão dos saxões, que vinham de York, onde derrotaram os viquingues que lá haviam aportado.

portão da abadiaNo portão medieval há uma interessante exposição da vida na Idade Média e um vídeo sobre o evento, muito útil de ser visto antes de percorrer o campo de batalha.

A abadia abre das 10 da manhã às 6 da tarde (ou mais cedo, se escurecer antes). Dentro dela você fica sabendo como a batalha se desenrolou do ponto de vista do soldado (thane) saxão Aelfric, do cavaleiro normando Henri e da rainha Edith Swanneck (mulher do rei Harold), ficticiamente, é claro. Essas histórias podem ser ouvidas também num áudio de mão que você vai acionando à medida em que pára em pontos demarcados num caminho que sai da abadia e circunda o campo de batalha, num trajeto que dura aproximadamente 45 minutos (volta completa) ou 30 minutos (opção mais curta). Em cada ponto você tem a visão e o ponto de vista de cada um desses personagens.

A abadia foi erguida com recursos do rei e consagrada em 1094. Por determinação do rei, as terras num raio de três milhas (quase 5 quilômetros) estavam fora de qualquer jurisdição de autoridades seculares. Ali, o abade era autoridade máxima.

No primeiro século e meio, a ameaça maior eram as tentativas dos bispos de Chichester de submeter a abadia à sua autoridade, uma vez que não havia documento que declarasse formalmente essa excepcionalidade. Numa dessas tentativas, ocorrida em 1147, o bispo Hillary excomungou o abade Walter de Lucy, irmão de Richard de Lucy, assessor do rei. O bispo apelou ao Papa e o abade ao rei, internacionalizando uma crise local. O rei decidiu em prol do abade em 1157, editando um documento que estabelecia claramente a liberdade da abadia em relação aos bispos de Chichester.

Richard de Lucy substituiu seu irmão Walter, quando este morreu em 1171. Para que a abadia não se tornasse da família Lucy, os monges pagaram ao rei John a quantia de 1.500 marcos. Em 1222, Ralph Neville se tornou bispo de Chichester em lugar de Hillary. Voltou a apelar a Roma contra a exceção da abadia de Battle. Em outubro de 1235 foi firmado um acordo entre as partes. Por esse acordo, o bispo, se fosse convidado, poderia rezar na capela. Poderia, também, auditar a eleição do abade. Cada novo abade seria instalado em cerimônia na abadia e presidida pelo prior. O bispo, se convidado, poderia abençoar o abade em qualquer local acordado, exceto na abadia. A cada três anos, dois monges beneditinos da diocese, um escolhido pelo bispo e outro pelo abade, visitariam a abadia e relatariam ao bispo se houvesse algo errado. O bispo poderia ordenar as correções necessárias, mas não teria qualquer direito à visitação à abadia ou seus domínios.

Doações posteriores ampliaram os territórios da abadia. Aos poucos novos edifícios foram sendo erguidos.

No século XIV coube ao abade Hamo organizar a defesa contra ataques dos franceses nas costas entre Romney Marsh e Pevensey Levels. Os franceses tentavam atingir, em particular, Winchelsea, um porto vinícola de onde as tropas inglesas embarcavam para o continente.

Nessa mesma época, a abadia foi duramente atingida pela Peste Negra, que reduziu a população à metade, inclusive de noviços.

ruínas da abadia

Era abade John Hamond quando veio a Dissolução e a abadia foi dada a seu Mestre do Cavalo, Sir Anthony Browne, cujo túmulo se pode ver na igreja da Virgem Santa Maria, próxima da abadia. O filho de Browne, visconde de Montague, era católico e fez da abadia um centro de defesa da religião. A propriedade ficou na família até ser vendida em 1715 a Sir Thomas Webster. A família Webster a manteve (exceto entre 1857 e 1901, quando ela foi dos duques de Cleveland) até 1976, ano em que o governo a comprou.

Na praça defronte à abadia, o museu da cidade (Battle Museum of Local History) exibe tapeçarias de Bayeux com cenas de batalha, cópia do Doomsday Book (um censo levantado logo após a vitória dos normandos), moedas, ....

Hoje não resta muito da abadia beneditina. A parte mais notável é a câmara dos noviços, um salão não muito amplo ou alto, onde os noviços vinham se aquecer e ouvir as prédicas e ensinamentos.

Segue Eastbourne ...

Índice da Inglaterra



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.