No caminho de York para Cambridge fica o que restou da floresta de Nottingham, onde se ambientam as histórias de Robin Hood. A floresta é rala e suas árvores não são grossas. Está mais para mata que para floresta. Na cidade de Nottingham há um centro cultural mostrando a história de Robin.
Cambridge tem seu nome tirado das pontes sobre o rio Cam (originalmente Granta), das quais se destacam a Mathematical e a dos Suspiros. Sobre o rio navegam inúmeros "punts" (barcaças em que os estudantes levam turistas para ganhar alguns trocados).
Cambridge, a exemplo de York, é também uma cidade medieval. Sua característica é a de abrigar 32 faculdades (colleges). A maioria delas parece uma cidadezinha medieval: é cercada de altos muros com portões de entrada, com um gramado enorme no centro e os prédios em volta do gramado. Geralmente ligada a cada faculdade há uma capela.
Ali estudaram ou lecionaram Newton, Darwin, Milton ...
As maiores e mais conhecidas faculdades são a King's e a Trinity College. A capela do King's College tem o teto ricamente ornado. As pedras parecem meias taças de champanhe, rendadas e se interpenetrando. É meio hipnótico.
Em volta das faculdades cresceu uma cidade inglesa do interior, com prédios baixos em ruas estreitas.
Segue para Bury St. Edmunds ...
Índice da Inglaterra
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.