ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Irlanda

Galway

Nesse mesmo dia fomos para Galway. Passamos por dois castelos que oferecem banquetes medievais, onde se come iguarias da época à luz de vela e ao som de menestréis e contadores de histórias. Convém, contudo, reservar antes. São eles o Bunratty Castle (em Bunratty) e o Knappogue Castle (perto de Quin). Há um terceiro desses castelos o Dunguaire Castle, em Kinvara, perto da cidade Galway.

Seguindo viagem, passamos por Ennis (sede do Clare Co.), uma cidade bonita. Vimos "en passant" a Ennis Friary.

Em Galway (Gaillimh) foi um pouco mais complicado achar hotel porque estava tendo um campeonato de corrida de cães, o que acontece todas terças e sextas-feiras.

A cidade fica à beira da baía de mesmo nome. Ela começou numa vila de pescadores chamada Baile na sRuthain, na foz do rio Corrib com a baía de Galway por volta de 400 d.C. Um século depois os monges construíram os mosteiros de Roscam, na ilha Luchagoill (no lago Corrib) e em Annaghdown.

Dessa época vieram as histórias de sereias que se contam em Galway. A cidade é o lugar da Irlanda onde mais se vê esculturas com sereias.

Elas são associadas a criaturas atraentes e perigosas. Uma sereia vista sentada numa pedra no mar era sinal do cometimento de um crime ou que a má sorte iria se manifestar a alguém.

No século IX viquingues da Noruega e Dinamarca passam a atacar a vila de tempos em tempos, pilhando principalmente os mosteiros.

Em 1124 Torlough Ó Connor, rei do Connacht, mandou fazer uma fortificação em Galway para proteger a foz do rio. Ele foi chamando Dun Bhun na Gaillimhe (Forte na Foz do Galway).

Quando os normandos invadiram a Irlanda em 1170, impuseram seu domínio sobre os régulos irlandeses.

O barão normando Richard de Burgo invadiu o Connacht, empurrando os nativos para Connemara, Offaly e Roscommon. No lugar do forte irlandês construíram no século XIII um castelo, cujos muros podem ser vistos perto do Eyre Square Shopping Center.

Entre 1232 e 1300 a cidade passou a receber colonos ingleses, galeses e flamengos. Ao redor dela se construiu uma muralha. Entretanto, como em qualquer lugar em que os viquingues se estabeleciam (e os normandos não passavam de viquingues afrancesados), a cultura e a língua nativa reviveram e conquistaram inclusive a elite invasora. Os Burgo passaram a ser conhecidos como Burke.

A cidade era controlada por 14 poderosas famílias de mercadores, em conjunto conhecidas como "As Tribos".

Em 1333 o chefe dos Burke foi assassinado e seus parentes de Connacht se rebelaram contra a Coroa inglesa. Galway ficou isolada: um posto avançado inglês rodeado pelos clãs irlandeses e normandos gaelizados.

Com o tempo, Galway se tornou importante entreposto comercial, exportando peixe, couro e velos de lãs e importando vinhos e bens manufaturados, principalmente com a Inglaterra, França, Portugal e Espanha. Em decorrência desse comércio, Cristovão Colombo esteve na cidade em 1477 como parte de um grupo comercial lisboeta. Não é improvável que aqui ele tenha ouvido dos habitantes viquingues sobre a Groenlândia e um continente novo a oeste da Europa.

O domínio feudal dos Burke terminou em 1396, quando a cidade recebeu Carta Real autorizando eleger um governante local dentre os cidadãos. Três anos depois, a cidade foi saqueada pelas tropas de Ulick Burke, mas daí em diante o poder dos Burke realmente declinou.

A cidade se juntou em 1643 à Confederação Católica de Kilkenny, mas em 1651 foi sitiada pelas tropas de Cromwell. Nesse mesmo ano a peste tomou conta da cidade e ela se entregou aos ingleses.

Reduto católico, a cidade sofreu muito no período conhecido como Penal Days, quando severas restrições, inclusive quanto a propriedades, foram baixadas contra os católicos.

A cidade declinou a partir daí, apesar de conservar ativo porto marítimo, chegando a perder o status de cidade ("city") e se tornar uma vila ("town") em 1841.

No período 1845-1852, na Grande Fome, dezenas de milhares de pessoas morreram nas vizinhanças da cidade. Galway se tornou centro de ajuda aos necessitados.

Em 1873 a depressão econômica provocou a quebra geral das indústrias locais e a cidade só voltou a crescer e se tornar importante no século XX.

Em Galway há "pubs" interessantes, onde se pode ouvir os jigs e outras músicas irlandesas. A maioria fica no centro da cidade. Há o Siamsa na Gaillimhe, um misto de música, dança e drama, com apresentações diárias nas noites de verão.

No centro da cidade fica uma praça enorme (a Eyre Square) e nela o Kennedy Park que abriga um busto muito conhecido, o de Padraic Ó Conaire (1882-1928), escritor local que escrevia curtas histórias em irlandês.

Os canhões que existem na praça são remanescentes da Guerra da Criméia e foram dados de presente ao regimento dos Connaught Rangers pela tomada da cidade de Burlyuk (na Criméia) em 1854. Esse regimento ficou conhecido também por ter se amotinado na Índia em 1920, em apoio à Guerra Irlandesa de Independência.

Nas proximidades da praça, hotéis de luxo e albergues. A poucos minutos de caminhada ficam as docas (Commercial Dock), de onde saem os barcos para as ilhas de Aran.

Indo do Eyre Square em direção ao rio pela William St./Shop St. passa-se pelo Lynch's Castle e pela St. Nicholas Church.

O castelo foi construído por volta de 1320 e foi reformado no século XIX. A igreja, também de 1320, guarda a tumba do prefeito Lynch, que teria mandado enforcar seu próprio filho por assassínio. Nela, consta, Cristovão Colombo assistia a missas em sua estadia em Galway, antes do descobrimento da América, quando visitou a cidade como mercador.

À beira-rio fica o Spanish Arch, na área das docas onde os galeões espanhóis desembarcavam seu vinho e conhaque. Ao lado dos arcos fica o museu preservando a história desse comércio.

Rio acima fica o Woodquay, de onde saem barcos em cruzeiro pelo rio Corrib. Quase à frente de Woodquay fica a Catedral de Galway dedicada a St. Nicholas.

A poucos quilômetros de Galway fica o Menlo Castle, por muitos anos o centro de poder dos Blake, uma das 14 Tribos de Galway.

Um dos membros ilustres da família foi Valentine Blake, apelidado Garoto do Domingo. Ele tinha muitas dívidas de jogo e era permanentemente procurado pelos oficiais de justiça. Como as intimações por lei não podiam ser entregues aos domingos, nesse dia ele ia à cidade para seus compromissos sociais, daí seu apelido, retornando ao castelos antes da meia-noite.

Mais ainda, o jovem decidiu concorrer ao cargo de MP (Member of Parliament), o equivalente ao nosso de senador, para obter a imunidade parlamentar. A lei também não permitia que intimações fossem entregues no mar e ele jocosamente fazia sua campanha de um bote à frente do cais. Perguntava se os habitantes da cidade preferiam ver um conterrâneo na cadeia por dívidas de jogo se podiam mais simplesmente votar nele. Os bestas elegeram-no e levaram-no em triunfo pelas ruas da cidade.

Segue para Burren e Connemara ...

Índice da Irlanda



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.