ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Irlanda - Ulster

Londonderry ou Derry

Mapa de Derry

O local onde hoje está o centro de Derry era uma colina no meio do rio Foyle em tempos pré-históricos. Com o passar dos séculos, o assoreamento do rio formou uma área pantanosa entre a ilha e a margem, conhecida como Bogside.

Em 546 St. Colmcille (São Columba) fundou na ilha um mosteiro, o Dubh Eaglais (Igreja Negra) perto de um povoado que existia desde a Idade da Pedra. Ao redor do mosteiro a povoação cresceu, mas foi atacada e queimada em 788 por viquingues, que depois se estabeleceram ali para atacar outras partes da Irlanda. O régulo celta Niall Caille derrotou os invasores no ano de 833.

O asceta Flaithbertach erigiu a Teampall Mor (Igreja Grande) em 1162, antes da chegada dos normandos, o que ocorreu em 1197. O normando Richard de Burgo mandou construir o Greencastle nas margens do Lough Foyle.

A região se acalmou até 1603, quando os líderes locais das famílias O'Neill e O'Donnell chefiaram uma revolta contra a coroa britânica, alterando o status quo ante, quando os régulos celta-normandos locais estavam formalmente sujeitos ao rei, mas na prática tinham independência em suas propriedades. Derrotado, Hugh O'Neill foi convocado a Londres para responder por traição, mas fugiu para a Espanha em 1607.

Em 1608 uma outra insurreição, agora sob o comando de Sir Cahir O'Doherty, resultou na morte do governador inglês e no incêndio do povoado. O rei, então, expropriou as terras dos nobres, criou o condado a que chamou de London-Derry e cedeu as terras às companhias mercantis da City of London (a guild) para que as colonizassem. Em 1613 a Guild conseguiu carta régia fundando a Irish Society, que se encarregaria de executar o projeto de colonizar o condado sob a forma de plantation com famílias anglicanas da Inglaterra e da Escócia.

A cidade de Londonderry foi fundada sobre as ruínas do povoado anterior e murada, como defesa dos ricos mercadores contra os hostis católicos irlandeses. Os protestantes se estabeleceram na margem esquerda do rio, deixando a margem direita, o Bogside, para os católicos.


Derry (Londonderry para os unionistas) é a única cidade murada que restou na Irlanda do Norte. Em seu centro fica uma praça chamada The Diamond, de onde se divisam as quatro portas da cidade. Nela está a catedral de São Patrick (que no domingo estava fechada!). Grandes lojas em suas vizinhanças abriram depois das duas horas da tarde de domingo. Estranho, não?

No interior do burgo as muralhas têm passarelas em seu topo. Uma parte está aberta para o público passear, sob os olhares atentos dos soldados que ocupam postos de observação elevados e superprotegidos. Da passarela se vê a baixada do Bogside, onde ocorreu o episódio conhecido como o Bloody Sunday, quando policiais ingleses atiraram sobre manifestantes católicos em 1972, matando alguns deles.


Na avenida que corta o bairro há vários murais enormes nos edifícios, referindo-se aos "Troubles" e ameaçando a marcha dos Orangemen que estava planejada para acontecer na ocasião de nossa visita. Os "orangistas" são os descendentes dos colonos anglicanos. Na guerra entre o rei católico James II e o pretendente protestante ao trono, William of Orange, os irlandeses do norte tomaram partido segundo a religião de cada grupo. O pretendente William venceu, para alegria dos protestantes ("orangistas"), que passaram a comemorar o dia 12 de julho, dia da vitória de William, com uma passeata pelas ruas de Londonderry em uniformes vistosos com as cores laranja. É óbvio que os católicos consideram essa marcha um acinte e uma provocação, principalmente porque os "orangistas" planejam a marcha de modo que ela cruze o Bogside antes de entrar na cidade murada.

Parede no Bogside

Imagens do centro de Londonderry (Derry)
Arquivo pessoal

Guildhall

Os portões de entrada da cidade pelo lado do Bogside parecem praças de guerra: estão protegidos por arame farpado, vigiados por dezenas de câmeras e dezenas de policiais armados, aquartelados em "bunkers" de concreto ou nas torres de vigia de que falei.

Ao pé de um dos portões de entrada ao "bunker" fica o Guildhall no fundo de uma pequena praça. Era aqui a sede comercial das empresas mercantis estabelecidas sob o patrocínio do rei da Inglaterra.

A cidade é cortada pelo rio Foyle, largo e calmo. Uma ponte de dois andares permite atravessá-lo. O povo da Irlanda do Norte fala com um cantado diferente, talvez vindo do celta esse modo de falar saltitante.






Não longe de Derry, perto de Dungiven, ficam as ruínas da velha igreja de Banagher, fundada no século XII por São Muiredach O'Heney. Contam que as areias das proximidades do túmulo do santo têm propriedades mágicas, mas só para os membros da família O'Heney.

Segue para Giant's Causeway ...

Índice da Irlanda



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.