De Cagliari atravessamos as montanhas em direção à interiorana de Narcao. Ali perto, em Villaperuccio, ficam as mais espetaculares domus de janas que conhecemos: a necrópole de Montessu, na colina de Sa Pranedda. O sítio foi usado como necrópole por cerca de um milênio e serviu às culturas de Ozieri, Abealzu-Filigosa, Monte Claro, Bell Beaker e Bonnanaro. E a de San Michelle, do Neolítico Recente, como se atesta pelas cerâmicas ali achadas.
A camada mais antiga já fazia referências à Deusa Mãe e a um possível Deus Touro.
De carro se sobe a um dos dois estacionamentos elevados. Depois, à pé, mais escadas para o alto. O sítio se espalha por dois morros vizinhos.
Começamos visitando uma área capinada e ampla que fica à frente da domus de janas denominada Sa Grutta de Is Pocus (a caverna do porco, em sardo). Um semicírculo de pedras entre 20 e 50 cm de altura circunda a entrada da tumba. O jazigo é caprichosamente escavado na rocha e suas paredes bem retocadas e alisadas. Há uma primeira câmara com cerca de 6x3 metros quadrados. Três janelas, duas grandes (1,2x1,5 m2, mais ou menos) e uma pequena (0,5x0,5) dão acesso à Câmara interior. A janela pequena servia para escoar a água da fonte que havia na câmara interior e as janelas grandes eram decerto para acesso.
Cada câmara interna, situadas atrás das janelas maiores, era composta de uma bacia funda (0,5 metro), circundada por dois leitos, onde provavelmente as pessoas se sentavam para o banquete fúnebre.
Uma trilha feita de pedras irregulares sobe e desce pelas colinas levando a outras domus menores e bicamerais. Uma destacada é a Domus das Espirais, outra a Tumba dos Chifres.
Há uma outra domus ainda mais bonita: a de Sa Cresiedda (igrejinha, em sardo). Ela conserva parte da fachada original, protegida por um muro de pedras cúbicas bem alinhadas. Encontramos ali um casal de italianos perdidos que não conseguiam encontrar as domus mais famosas. Avisamos a eles de nossas decobertas, mas eles estavam muito cansados de andar a esmo e não quiseram ir até lá.
Voltamos pela estrada que leva à ilha de Sant'Antioco e daí a Cagliari. Após nos perdermos em Cagliari e San Giovanni Selargius, tomamos a estrada que costeia o lado oriental da ilha.
Segue para a Costa Leste da Sardenha ...
Índice da Itália
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.