A seguir rumamos para Perúgia ( antiga Perusia), uma cidade agradável, cujo centro histórico fica no topo de um espigão. Sua área se estende pelas colinas e se coliga com as cidades vizinhas.
Um ônibus nos levou ao centro da cidade, à Piazza d' Italia, onde fica a sede de governo da Úmbria. Dali se vê toda a área circundante.
Por uma larga via de pedestres, chegamos ao Palazzo dei Priori, um edifício medieval, cujo frontispício é guardado por leões e grifos, símbolos da cidade. Dentro dele está a Sala dei Notari, contendo oito arcos e decorada com afrescos contendo motivos florais, cenas bíblicas do Antigo e Velho Testamento, brasões e lemas de personagens famosos da cidade.
Defronte, se situa o Duomo, onde estão sepultados os ossos dos Papas Urbano IV e Martinho IV, que morreram na cidade. Também em seu interior encontra-se a Cappella del Santo Anello, que guarda o Anel de Casamento da Virgem, uma peça de ágata que muda de cor conforme o caráter da pessoa que a usa.
Descendo a colina, vimos a Porta Marzia e as escadarias ao lado da igreja de São Herculano.
Seguimos até a Chiesa di San Domenico, onde está sepultado o Papa Benedito XI.
Bem ao lado da igreja está o Museo Archeologico Nazionale dell' Umbria, que hospeda o cepo perugino, uma lápide com um texto em alfabeto etrusco setentrional. Igualmente, guarda cerca de uma centena de urnas cinerárias etruscas, a maioria com inscrições.
Junto, há inúmeros outros objetos de cerâmica, pedra e metais.
Ainda no museu pode-se ver uma notável reconstrução de uma tumba etrusca, com as urnas e enxoval dispostos nas três câmaras do mesmo modo que estavam quando descobertos.
Segue para Gubbio ...
Índice da Itália
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.