ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

Europa - Itália

Pisa

No outro dia fomos a Pisa, famosa pela sua torre inclinada. Na era romana, a vila era conhecida por Colonia Obsequens Iulia Pisana.

Uma das Repúblicas Marítimas, Pisa, em 1016, junto com Gênova e outros aliados, expulsaram os sarracenos e conquistaram a Córsega e a Sardenha, e adquiriram o controle do mar Tirreno. Um século depois conquistaram as ilhas Baleares.

Pisa, que naquele tempo estava à beira-mar, na foz do rio Arno, alcança o apogeu do seu esplendor entre o século XII e o século XIII , quando os seus navios controlavam o Mediterrâneo ocidental. A rivalidade entre Pisa e Gênova intensificou-se no século XIII e culminou na batalha naval da Meloria (1284), a qual marcou o declínio da potência pisana, tendo Pisa renunciado a qualquer pretensão sobre a Córsega e cedido a Gênova parte da Sardenha (1299).

Nesta cidade se reuniu em 1409 um Concílio para tentar regular o Grande Cisma do Ocidente.

A Torre de Pisa, o Duomo e o Batistério ficam na enorme Piazza dei Miracoli.

A enorme Catedral de Santa Maria Assunta (Duomo), em estilo românico pisano, tem uma bela fachada em mármore, em cor creme. Em seu interior encontram-se púlpitos esculpidos por Giovanni Pisano, além da esplêndida Porta di San Ranieri, obra em bronze de Bonanno Pisano, decorada com relevos contendo Episódios da vida de Cristo, executada no ano de 1180.

Ao lado dela se encontra a Torre de Pisa, cuja construção foi iniciada em 1173, em área com subsolo arenoso. Assim, com o cedimento do terreno, a inclinação da torre já começou a aparecer durante sua construção. Após sua conclusão em 1350, a inclinação já atingia 1,43 m, o que motivou a realização de uma tentativa de correção do eixo e diminuição da carga de peso do lado da inclinação.

Vários estudos e tentativas foram efetuados com vistas a salvar o monumento tão famoso, sendo que a última comissão de l990 reuniu especialistas de vários países. Atualmente a torre já se encontra restaurada e aberta a visitação pública, mediante um preço alto de 20 Euros, uma forma de evitar a superlotação.

Galileu Galilei realizou na torre seus famosos experimentos sobre a queda livre dos corpos.

Visitamos também o Batistério, um enorme edifício circular construído em 1152, também em estilo românico. No seu interior encontra-se a pia batismal do séc. XIII e o púlpito, obra-prima de Nicola Pisano, executado em 1260, com painéis ilustrando cenas da vida de Cristo e colunas sustentadas por figuras zoomorfas e antropomorfas. Um funcionário fez uma demonstração da excelente acústica do edifício, entoando algumas notas musicais.

Segue para Lucca ...

Índice da Itália



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.