ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

Europa - Itália

Ravena

Ravenna foi a sede do Império Romano do Ocidente, quando Roma foi invadida pelos lombardos. A cidade não tem os grandes monumentos da Roma áurea, mostrando que o Império já não tinha a riqueza do passado.

Por outro lado, quando os ortodoxos de Constantinopla se separaram da Igreja de Roma, muitos monges se mudaram para o Ocidente e trouxeram a técnica das tésseras brilhantes e coloridas. Por isso, várias das igrejas de Ravenna têm mosaicos bizantinos: Battistero Neoniano, Basilicas di San Vitale e Sant' Apollinare Nuovo, etc., além do Mausoleo di Galla Placidia.

Um senhor nos parou na Pizza del Popolo para nos mostrar um símbolo do rei Teodorico que trazia as letras do imperador. Contou que na igreja de Sant' Apollinare Nuovo havia duas colunas com restos de antigos santos bizantinos (um braço e uma mão) que foram apagados por ordem do Papa Clemente VII.

Nesta cidade vimos o Palazzo di Teodorico, em realidade uma antiga igreja. Dela restam os cômodos nus.

O grande poeta Dante Alighieri tem seu túmulo ao lado da igreja de São Francisco. E esta igreja tem um curioso poço (iluminado por Î 0,50), cujo fundo é composto com pedaços de um piso em tésseras. Nele, uns peixinhos vermelhos nadam. Algumas inscrições em latim e em grego ainda subsistem no piso inundado.

Ravenna parece o paraíso dos ciclistas. As pessoas usam e abusam desse meio de transporte, silencioso e seguro.

Perto de Ravenna está sepultada Anita Garibaldi, heroína da guerra dos farrapos.

Segue para Bolonha ...

Índice da Itália



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.