ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

AMÉRICA DO NORTE - México - Baja Califórnia

Tijuana

Há uma travessia de pedestres por sobre a estrada, no lado americano, de onde se pode ver o México (Tijuana) por sobre o muro. Lembra um subúrbio de uma grande cidade brasileira. Cruzamos essa passarela e fomos fazer compras num supermercado ao pé do muro. Era só mexicano. É um lugar sujo e feio, bem diferente da downtown de San Diego.

No outro dia, 22 de julho, pegamos a excursão de ônibus a US$ 12,00 para Tijuana. A exigência era, do lado americano, tivéssemos o visto de entrada nos EEUU.

Tudo bem! O ônibus parou no centro (Av. Revolución) e saímos a caminhar. A maioria do pessoal foi às compras.

A cidade não passa de uma cidadezinha pobre do interior de Goiás ou a rua José Paulino, em São Paulo. Carros velhos, ônibus multicoloridos, ruas sujas. Não vi mendigos. Em todo canto venda de suvenires, com várias casas de mantas, couros, pra-tarias, e camelôs nas ruas.

Depois visitamos o Mexitlan, onde estão reconstituídos em miniaturas, o país México, com sua população, fauna, flora e acidentes geográficos. Estão também expostas miniaturas dos templos astecas, das basílicas nova e velha de N. Sra. de Guadalupe, do estádio olímpico mexicano, onde foi jogada a final da Copa do Mundo de Futebol de 1970 e de hora em hora um dispositivo mecânico provoca uma "ola" com bonequinhos de madeira que compõem a torcida.

Também ali se encontrava a miniatura da cidade de Taxco, com a igreja de Santa Prisca, uma jóia da arquitetura barroca mexicana. Essa cidade foi fundada em 1524 pelos espanhóis, com a descoberta de prata.

Também ali estava a miniatura da Piramide del Sol, dedicada a Tlá-loc, deus da chuva e do universo, e situada na cidade de Teotihuacan.

A cidade chegou a ter 300.000 habitantes. Vimos também a miniatura da Piramide de la Luna, dedicada a Chalchiuhtlicue, deusa da fertilidade e do casal, existente nos anos 200 a 400 A.C., e a miniatura da pirâmide de Quetzalcoatl, construída pelos teotihuacanos. Também miniaturas do Palácio do Governo e de inúmeras igrejas e outras edificações. Essas miniaturas eram perfeitas. Réplicas fiéis em seus mínimos detalhes. As maquetes ficam assentadas sobre um desnível de cerca de 80 cm em relação aos passeios por onde se caminha.

Segue Ciudad Juárez

Voltar para a Início de Viagem



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.