Dia 13 de maio fomos conhecer Grândola, que se celebrizou pela canção de José Afonso, chamada Grândola, Vila Morena. Esta canção, ao ser tocada na rádio, serviu de senha para o Exército se levantar contra a ditadura de Salazar. A denominada Revolução dos Cravos.
Depois voltaríamos a ela outras vezes, sempre como ponto de referência e de partida para ver as atrações circundantes.
No dia seguinte foi complicado. Nos perdemos nos mapas e indicações.
Estivemos em Santiago do Cacém para ver a vila romana de Miróbriga. Informados que estava fechada, deixamos para voltar outro dia. E voltamos a Grândola e, por fim, conseguimos ver a barragem romana da Pega da Moura, numa estradinha que sai a 3 km da via N120. Está no meio do mato e a placa de entrada dessa estradinha só indica Turismo Rural.
Por ali também, na direção de Azinheiros dos Barros consta haver dois sítios megalíticos: Pata do Cavalo e Lousal. Não há qualquer indicação e nem as pessoas sabem explicar onde ficam, por falta de referências. Infelizmente perdemos quase meio dia e não os achamos. A estrada para Azinheiros foi a única estrada ruim que vimos em Portugal. De tão acabada, os moradores pediam em enormes cartazes a prisão das autoridades camaristas por isso.
Segue para Melides ...
Índice de Portugal
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.