ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Portugal

Grândola

Dia 13 de maio fomos conhecer Grândola, que se celebrizou pela canção de José Afonso, chamada Grândola, Vila Morena. Esta canção, ao ser tocada na rádio, serviu de senha para o Exército se levantar contra a ditadura de Salazar. A denominada Revolução dos Cravos.

Depois voltaríamos a ela outras vezes, sempre como ponto de referência e de partida para ver as atrações circundantes.

No dia seguinte foi complicado. Nos perdemos nos mapas e indicações.

Estivemos em Santiago do Cacém para ver a vila romana de Miróbriga. Informados que estava fechada, deixamos para voltar outro dia. E voltamos a Grândola e, por fim, conseguimos ver a barragem romana da Pega da Moura, numa estradinha que sai a 3 km da via N120. Está no meio do mato e a placa de entrada dessa estradinha só indica Turismo Rural.

Por ali também, na direção de Azinheiros dos Barros consta haver dois sítios megalíticos: Pata do Cavalo e Lousal. Não há qualquer indicação e nem as pessoas sabem explicar onde ficam, por falta de referências. Infelizmente perdemos quase meio dia e não os achamos. A estrada para Azinheiros foi a única estrada ruim que vimos em Portugal. De tão acabada, os moradores pediam em enormes cartazes a prisão das autoridades camaristas por isso.

Segue para Melides ...

Índice de Portugal



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.