Em seguida, fomos a Valverde, junto a N. Sra. da Tourega, ver a Anta Grande do Zambujeiro. A entrada não é muito bem sinalizada. Passa-se pelo que parece ser os fundos de um galpão e toma-se uma estrada de terra. Cerca de dois quilômetros depois se chega a ele.
Datado do início do 4º milênio ou meados do 3º milênio a.C., é o maior monumento funerário megalítico da Península Ibérica. E o mais alto do mundo, com cerca de 6m de altura. De fato é gigantesco para sua época. Pelo pequeno número de corpos, deduz-se que só gente muito importante era lá enterrado.
Ele está parcialmente desabado e partes estão escoradas por madeiras.
Rumamos a Escoural para ver uma caverna com pinturas rupestres, porém só é possível visitá-la com guia e só entram 14 pessoas por dia. Assim, se deve fazer inscrição no Centro de Informações Turísticas em Montemor o Novo. Fomos lá e marcamos para 28 de junho nossa visita.
Sábado, 25 de maio. Dia de longas jornadas ao volante e coisas muito interessantes acontecendo.
Segue para Evoramonte ...
Índice de Portugal
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.