Chegamos a Viana do Castelo, uma cidade agradável ao longo do rio Lima, que ali se lança ao mar. As margens pode-se maravilhar com os cardumes de prateadas sardinhas.
Almoçamos junto ao rio e olhamos com uma certa pressa o centro histórico, dado o adiantado da hora, pois nosso hotel estava reservado em Monção.
Conhecemos a igreja de Santa Maria Maior, a Sé de Viana, do século XV. Vimos também o chafariz na praça da República, o antigo edifício do Concelho, o edifício da Misericórdia, com três andares colunados e algumas ruelas antigas.
Num molhe estava ancorado o navio-hospital Gil Eanes, construído em Viana em 1955 e usado como nave de apoio à frota bacalhoeira na Terra Nova (Canadá) e Groenlândia. Hoje é museu e Pousada da Juventude.
Há um santuário alto na montanha que cerca a cidade, a basílica de Santa Luzia, à qual se chega por uma sinuosa estrada e de onde se tem magnífica vista da foz do rio. Mas era tarde e inscrevemo-la para uma próxima viagem. Próxima a ela está a citânea de Santa Luzia, também conhecida como Cidade Velha, cuja visita foi também postergada.
Segue para Caminha ...
Índice de Portugal
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.