ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Portugal

Vila Viçosa

Depois, paramos em Vila Viçosa, terra natal de Martim Afonso de Souza, primeiro donatário da capitania de São Vicente. Nela há uma praça com seu nome, inaugurada pelo embaixador do Brasil em Portugal.

Fomos recebidos no centro de atendimento aos turistas por um jovem entusiasmado pela história local. Por quase meia hora discorreu sobre ela para nós. Foi ele quem nos alertou para o fato de Mem de Sá, donatário de diversas capitanias no Brasil, ter nascido lá.

Na Praça da República está a igreja de São João Batista, outrora colégio jesuíta, fundado em 1501 por ter o rei se admirado pela delegação de japoneses ingressos na ordem jesuíta, por influência dos jesuítas portugueses.

Intramuros está a igreja matriz de N. Sra. da Conceição, erguida por Nonu Álvares Pereira, primeiro donatário da vila. Ela tem importância histórica, pois o rei D. João IV, nascido em Vila Viçosa na família dos duques de Bragança, ao derrotar os castelhanos e assumir a coroa portuguesa, foi a esta igreja oferecer sua coroa àquela Senhora, tornado-a padroeira do país em 1646, iniciando o culto mariano na terra.

Fora do castelo fica o Palácio Ducal, um longo edifício com fachada de 110 metros de comprimento, diante de uma praça enorme, adornada com uma imagem eqüestre de D.João IV. Defronte está o convento dos Agostinhos, de 1267 (fechado para reforma), transformado em 1501 em panteão dos duques de Bragança, que depois se tornou a dinastia real a que pertenceram os imperadores do Brasil.

A um dos lados do Palácio Ducal está o Real Convento das Chagas de Cristo, erguido a mando de D. Jaime para acolher suas filhas solteiras e moças da nobreza locai, muitas da quais filhas bastardas dos membros da elite. Ela passou a ser o Panteão das Duquesas.

Almoçamos no castelo, onde ocorria o Festival Medieval. Comi feijões com alabaça e a Mithiko esparregada de febras (bifes de lombo de porco cortado em quadradinhos com esparrego, uma espécie de espinafre selvagem).

Durante o almoço, numa longa mesa coletiva, uma senhora estranhou o sotaque da Mithiko, talvez achando que ela fosse do Japão: "porque você fala com sotaque brasileiro?", questionou-a. Só sossegou quando soube que era brasileira. Aí informou seus companheiros de almoço e se apresentou como professora aposentada. Fomos integrados ao grupo, mas sem especial calor.

A região é a capital do mármore em Portugal e aqui e acolá vê-se marmorarias estocando altas pilhas dessa pedra.

Segue para Elvas, Campo Maior, Arronches, Arraiolos e Pavia ...

Índice de Portugal



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.