ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Escócia - Dumfries and Galloway

Dumfries

Dumfries é uma cidade movimentada e cortada pelo rio Nith. Em seu centro da cidade e pertinho da minúscula represa do rio fica o Burns Museum. As águas escorrem da represa por um dique baixo, largo e de pequena declividade de modo que elas formam uma faixa branca no rio.

Robert Burns nasceu em Alloway no ano de 1759, filho de William Burness, combatente no Levante Jacobita, quando o "Bonnie" Príncipe Charlie e seus bravos "highlanders" chegaram até Derby, a pouco mais de 170 quilômetros de Londres.

A família se mudou para Ayr. Lá, Robert desenvolveu o gosto pela poesia e nela introduziu palavras dialetais usadas na conversação normal da gente do local, tais como sonsie (sonso), billie (companheiro), brawly (perfeitamente), blether (fala arrastada ou asneira), bonnie (adorável, elegante, belo), lug (orelha), bairn (criança), cantie (feliz). Além disso, usava palavras que reproduziam o sotaque escocês, tais como sodger (soldier, soldado), na (not, não), gang (go, ir), mair (more, mais), wrang (wrong, errado) ...

Burns conseguiu o emprego de coletor de imposto sobre a venda de produtos ("excise") e desse ofício vivia. Ele era uma pessoa cativante, mas quanto bebia exagerava no fascínio. Uma vez resolveu representar uma ópera e atuou tão convincentemente com a dona da casa numa cena de amor que acabou expulso da festa.

Com a chegada da fama mudou-se para Edimburgo em 1787. Lá publicou outros poemas. Entre eles a célebre canção "Auld Lang Syne" (que no Brasil recebeu o nome de Canção da Despedida: Adeus, amor, eu vou partir ...).

 

For auld lang syne, my dear
For auld lang syne
We'll tak' a cup o'kindness yet,
For auld lang syne

 

Em 1787 ele fez um giro pela Escócia e pela primeira vez na vida entrou na Inglaterra.

Escreveu o poema cômico Tom O'Shanter. A esposa Jean Armour encontrou-o às lágrimas, gargalhando enquanto lia seu próprio poema.

No período 1791-1796 ele escreveu outras obras de arte, como "Lament of Mary, Queen of Scots", "The Rights of Women", "An Ode to Liberty" ...

Ele morreu em Dumfries em 1796 e foi enterrado nos jardins da igreja de St. Michael.

Segue New Abbey ...

Índice da Escócia



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.