ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Escócia - Dumfries and Galloway

New Abbey

Em New Abbey, no sul de Dumfries, fica a Sweetheart Abbey, uma abadia de pedra marrom-escura e manchada pelo clima úmido. Foi fundada em 1273 por Lady Devorgilla de Galloway em memória de seu finado marido John Balliol, na paróquia de Kinderloch.

Ela era da nobreza escocesa. Casou-se e viveram no castelo de Buittle, perto de Dalbeattie. Quando ele morreu, ela guardou seu coração embalsamado numa caixinha de marfim e o conservou consigo até o fim da vida. Devorgilla faleceu em 1289, aos 81 anos de idade, e foi enterrada junto com a caixinha no santuário do mosteiro. Hoje uma pedra marca aproximadamente o local desse túmulo.

O casal teve o filho também chamado John Balliol que em 1292 se tornou rei da Escócia, num governo curto e trágico, encerrado em 1296.

A abadia empobreceu com a luta entre ingleses e escoceses. Só voltou a florescer quando David II, filho de Robert The Bruce, retornou à Escócia e deu-a em 1352 a seu amigo Archibald Douglas, apelidado de Grimon Black Archibald em suas batalhas contra os ingleses.

No século XVI os frades se colocaram sob a proteção do Lord Maxwell, senhor feudal católico.

O último dos abades de Sweetheart foi Gilbert Brown, que se recusou firmemente a abraçar a nova religião inglesa. Um decreto de 1587 determinou a anexação da abadia à Igreja da Inglaterra, mas ele resistiu o quanto pode, até ser preso em 1603 no castelo de Blackness, no Firth of Forth. Foi libertado e se exilou na França, mas já estava de volta a Sweetheart em 1608. O rei James VI mandou prendê-lo, entretanto milícias populares impediram o cumprimento da ordem. Embora tenha sido detido pouco depois, foi novamente libertado por estar velho e alquebrado. Permitiram-no residir em Sweetheart. Mas uma batida em sua câmara encontou muitos livros, cálices, imagens e quadros "papistas" e ele foi novamente exilado na França. onde morreu em 1612.

Hoje só há ruínas do edifício, embora as paredes restantes ainda demonstrem claramente a beleza da antiga abadia.

Segue Glasgow ...

Índice da Escócia



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.