ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Escócia - Fife

Dunfermline

Rumamos, então para Dunfermline (leia-se dânferlin), a primeva capital da Escócia. Ela se iniciou como um povoado picto, onde o rei Malcolm Canmore estabeleceu sua fortaleza preferida.

Em 1070 o rei se casou com Santa Margaret, que mandou erguer uma capela beneditina na vila. Seu filho, o rei David, mandou construir uma abadia beneditina sobre a capela da mãe.

Na abadia estão enterrados diversos príncipes e reis escoceses, tais como os príncipes Edward (1093, filho de Santa Margaret), Ethelrede (1107, idem), David e Alexander (1280, filhos de Alexandre III), Matilde (1356, filha de Robert the Bruce), Annabele (1403, mulher de Robert III) e Robert (1602, filho de James VI). E os reis Duncan II (1094), Malcolm III (1115, exumado de Tynemouth), Alexander I (1124), David I (1154), Malcolm IV (1165), Alexander III (1284) e Robert the Bruce (1329). E a rainha Santa Margaret (1093). Deles só a tumba do Bruce está identificada com uma placa de metal grande. Fica sob o púlpito da abadia.

A abadia tem torre quadrada e cada face ostenta no topo uma das palavras da frase ROBERT THE BRUCE KING.

Ela é cercada por gramado semeado de lápides tumulares. Ao lado dela ficam as ruínas do palácio do bispo.

A cidade não é grande, mas parece tal. O centro tem aquele ar pesado e prédios escuros, como um burgo medieval.

Pertinho da abadia fica a Abbot House, uma construção cor-de-rosa em cujo pórtico há uma frase em inglês antigo.

 

Sen vord is thrall and thocht is fre keip veill Thy tonge i coisell the

 

Nessa casa morava o abade e ela deve ter presenciado as intrigas entre Igreja e Estado. Hoje abriga um museu de história local.

Segue Edimburgo ...

Índice da Escócia



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.